O Instagram anunciou na manhã de hoje (15) a chegada de um novo recurso na plataforma, talvez um dos mais aguardados e questionáveis da rede social. De acordo com a empresa, alguns usuários estão recebendo em seus respectivos perfis o recurso de ativar a visualização do número de curtidas em suas postagens.

Essa função já estava presente na rede social de forma nativa, mas foi retirada em 2019 com o objetivo de incentivar os usuários a não ficar preocupados demais com a popularidade de suas postagens. Embora fosse possível visualizar quem curtiu a sua foto, o número total de likes ficava oculto. Agora, o recurso retorna a plataforma, porém com uma diferença.

Desde a retirada da função, muitos usuários questionaram a atitude da rede social e não entenderam que essa era realmente uma preocupação relevante. Para atender a demanda solicitada por esses usuários em específico, a função ficará disponível de forma personalizada, isto é, cada usuário poderá decidir por si mesmos se suas postagens exibirão o número de curtidas ou não.

Leia também:

Instagram voltará a exibir número de likes

Aparentemente, a função poderá ser configurada tanto para seu próprio perfil como daqueles ao qual você segue e visualiza. O Instagram informa que começou a considerar essa mudança depois que vários usuários enviaram um feedback para a empresa. Mas devido a pandemia, os seus esforços ficaram concentrados em outras coisas, deixando esse teste em segundo plano.

Ao que se sabe até agora, o recurso estará disponível, por enquanto, apenas para alguns usuários do mundo todo. Caso o teste apresente resultados positivos, mais usuários serão contemplados em seguida. Além disso, o Facebook parece querer adotar essa funcionalidade em sua plataforma, mas até agora, nenhuma informação foi revelada.