As alterações nas guias do Instagram não são as únicas coisas que os usuários da rede sociais de fotos e vídeos terão. O app começou a disponibilizar nos EUA, Reino Unido, Canadá, Irlanda e dois outros países de língua inglesa, uma funcionalidade que irá permitir que a pessoa busque por publicações através de palavras-chave ao invés de procurar por hashtags ou perfis.

A busca por palavras-chave do Instagram irá considerar, através de seu algoritmo, diversos fatores como, por exemplo, a legenda que acompanha a foto ou vídeo, a imagem que está sendo exibida e o compartilhamento de postagens. Os desenvolvedores do aplicativo afirmam que a plataforma está utilizando machine learning para gerar "o conteúdo de mais alta qualidade relevante para o usuário".

Nem todas as palavras-chave são aceitas

Um ponto interessante da nova funcionalidade é que a busca não permitirá a busca de termos como "QAnon" e "vacinas". Segundo o Instagram:

"A pesquisa é limitada a tópicos de interesse geral e palavras-chave que estão dentro das diretrizes da comunidade do Instagram."

Claramente a ferramenta ainda pode ser aprimorada para abarcar uma maior variedade de conteúdos ao buscar por alguma palavra-chave. É provável que o Instagram melhore o recurso com o tempo e permita que seus usuários encontrem conteúdos mais facilmente na plataforma.

Lançamento e disponibilidade

Por enquanto a nova funcionalidade só está disponível para os EUA, Reino Unido, Canadá, Irlanda e dois outros países de língua inglesa. Não há ainda previsão para a chegada da função de busca por palavras-chave no Brasil, porém acredita-se que não irá demorar muito.