O Instagram está trazendo códigos QR para o aplicativo. Os usuários agora podem gerar códigos QR que podem ser lidos em qualquer aplicativo de câmera de terceiros compatível.

O recurso foi lançado inicialmente no Japão no ano passado. A ideia é que as empresas possam imprimir seus QRCodes e fazer com que os clientes o digitalizem para abrir sua conta do Instagram facilmente. A partir daí, as pessoas podem ver o horário de funcionamento da loja, comprar itens ou apenas seguir a conta.

Para gerar o seu QRCode, acesse o menu de configurações do seu perfil e toque em QRCode. Simples assim! Caso o recurso ainda não apareça para você, provavelmente você terá acesso ao recurso já na próxima atualização.

Você então poderá salvar ou compartilhar a imagem. O Instagram implementou anteriormente um sistema semelhante chamado "Tag de nome", que eram códigos internos semelhantes ao QRCode que só podiam ser lidos pela câmera do Instagram. Agora o Instagram está descontinuando totalmente esse recurso.

Vários outros aplicativos empregam seu próprio sistema semelhante aos QRCodes, incluindo Twitter, Facebook, Snapchat e Spotify. Contudo apenas o Twitter suportava códigos QR reais.

Mas com a pandemia e o acesso maior a plataforma, não é surpreendente ver o Instagram implementar o sistema de QRCodes reais, assim como o Twitter, para facilitar o acesso às contas dos usuários da rede social.

Atualmente restaurantes por exemplo, começaram disponibilizar QRCodes em vez de seus cardápios físicos e outras empresas solicitam que as pessoas digitalizem seus QRCodes para acessarem seus sites e até mesmo na TV agora, o uso do QRCode virou uma febre.

Embora as "Tags de nome" possam ter funcionado para esse propósito, os QRCodes facilitam a leitura das pessoas e as tornam menos dependentes de tirar a câmera do Instagram para acessar as informações.