Recentemente o Instagram introduziu uma série de atualizações legais para a plataforma. Algumas destas atualizações mais notáveis ​​incluem a adição de adesivos GIF como uma opção para inserir nas fotos, a introdução de um botão mudo e, é claro, o recurso de pergunta sempre popular em forma de enquete. Mas aqui vamos mostrar como escrever em degrade no Instagram Stories.

O Instagram Stories foi lançado há alguns anos, com a opção de transmitir uma história ao vivo e poder saber quem visualizou. O recurso se tornou rapidamente um dos favoritos entre os usuários, com mais atualizações sendo adicionadas periodicamente

Uma opção clássica sempre foi legendar suas fotos, que evoluíram desde a sua introdução, para incluir diferentes fontes, cores e opções de formatação. Mas se você é experiente com o aplicativo, você pode usar o recurso de fonte do Instagram para melhorar seu texto e deixá-lo em degrade. 

Tire uma foto

Quando você abre o Instagram, acione a opção de câmera ao vivo, pressionando o ícone da câmera no canto superior esquerdo da tela. Então, como você faria normalmente, tire uma foto do que quiser.

V

Escreva seu texto

Em seguida, clique no pequeno botão "Aa" que você vê no canto superior direito. Isso lhe dará a opção de assentar o texto na foto que você acabou de tirar. 

À esquerda do botão "Aa" há um lápis, que permite desenhar na foto, e um adesivo sorridente, que permite adicionar um adesivo ou GIF à foto.

Você pode digitar qualquer legenda desejada e alterar o tamanho, cor e fonte. Certifique-se de não pressionar o "X" ou qualquer um dos botões que você vê na parte inferior da foto ainda. Estes exportarão prematuramente ou excluirão sua foto.

Explore todos os 5 estilos de fonte

Além do estilo de fonte padrão, o Instagram dá aos editores de Stories quatro novos estilos de fonte para escolher: Moderna, Neon, Máquina de escrever e Forte.

Explore todos os 5 estilos de fonte
Explore todos os 5 estilos de fonte

Moderna é uma fonte all-caps com um estilo (não surpreendentemente) moderno. É ousado, mas não arrogante. 

Neon é uma fonte cursiva e brilhante, semelhante a um sinal de néon. A fonte tem uma sensação mais feminina e pode atrair um público mais jovem. Também pode ser bom para um post despreocupado ou divertido.

Máquina de escrever é uma fonte tradicional e simples. É ideal para postagens de cunho peculiar, casual ou sobre simplicidade. Para esses casos, essa fonte seria uma ótima escolha.

Forte é o que diz: ousado e grande, e os itálicos dão uma vibração mais ousada. Esta fonte é ideal se você quiser fazer uma declaração ousada.

Alterar o tamanho da fonte e a justificação

A fonte Classic é padronizada para um tamanho de fonte definido. Você pode ajustar o tamanho da fonte usando a barra de alternância no lado esquerdo da tela ao digitar.

Para alterar a justificação do texto, toque na opção de alinhamento, no canto superior esquerdo, para alterar para texto alinhado à esquerda, ao centro ou à direita.

Você também pode tocar no A no ícone da caixa para adicionar uma caixa de texto colorida ao redor do texto. Toque no A novamente para tornar a caixa transparente.

As fontes Moderna e Neon são sempre justificadas e ajustadas em tamanho para caber em toda a largura da linha de texto. Para evitar ter uma linha de fonte pequena e outra de fonte grande , distribua o texto usando a tecla Enter.

A fonte Máquina de escrever tem um tamanho e o padrão que é justificado à esquerda. Você pode alterar a justificação para o centro ou à direita tocando no botão de alinhamento no canto superior esquerdo. Você também pode adicionar uma caixa de texto colorida ao texto tocando no ícone A com as estrelas, no canto superior esquerdo.

A fonte Forte, como as fontes Moderna e Neon, sempre será totalmente justificada. Você pode adicionar uma caixa de texto colorida selecionando o ícone A com as estrelas, no canto superior esquerdo.

Dica profissional: As frases de chamariz ou outras declarações que devem se destacar na sua história são melhor atendidas nas opções de fonte Clássica, Moderna ou Forte.

Embora cada uma dessas fontes tenha um estilo próprio, convém usar fontes diferentes para diferentes tipos de mensagens ou finalidades em suas histórias. 

Como sempre, teste cada fonte para ver qual ressoa mais com seu público ou gera mais envolvimento em suas histórias.

Realce seu texto

Em seguida, destaque o texto que você acabou de digitar. Ao tocar em uma letra (ou palavra), você terá a opção de selecionar parte ou toda a frase, juntamente com opções para recortar, copiar, pesquisar ou compartilhar o texto. Desconsidere-os e concentre sua atenção nas cores na parte inferior da tela.

Realce de texto
Realce de texto

Como escrever em degradê nos stories do Instagram?

Agora, atente para a dica fundamental: Mantenha o dedo sobre uma das cores até aparecer um gradiente. É esse gradiente que permitirá que você faça o texto em degradê. Em vez de se limitar às poucas cores básicas que o Instagram fornece para texto, o gradiente oferece muito mais liberdade de design.

Arraste um dedo ao longo do gradiente - enquanto arrasta o dedo ao longo do texto ao mesmo tempo

Por último, mas não menos importante, arraste o dedo ao longo do gradiente da direita para a esquerda, enquanto arrasta o outro dedo da direita para a esquerda ao longo do texto ao mesmo tempo. Isso vai ser complicado de dominar no começo, mas logo você pega o jeito! E vai valer a pena - o resultado serão lindas e coloridas letras embelezando seus stories do Instagram.

Esperamos que o Instagram torne o recurso mais fácil de usar, para que as pessoas possam selecioná-lo de forma automática, mas, enquanto isso, aproveite para fazer um arco-íris e iluminar o dia das pessoas.

Conclusão

Suas histórias no Instagram devem representar sua marca, voz, estilo e personalidade. Encontre os estilos de fonte que melhor atendem à sua personalidade, e você poderá criar uma experiência mais rica para seu público no Instagram.

O que você achou deste tutorial? Por favor, compartilhe seus pensamentos ou dicas nos comentários abaixo.