O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros atualmente, e uma ótima ferramenta para quem é empresário ou micro empreendedor, pois é possível divulgar produtos, serviços e conquistar mais clientes. Mas, para isso, é necessário ter uma conta com muitos seguidores e interação. Existem alguns truques que ajudam a conquistar mais seguidores e clientes, mas um deles é muito eficiente. Nesse artigo vamos ensinar como fazer sorteio no Instagram com o Sorteiogran e entender a importância dessa estratégia para que a conta da sua empresa atinja muitas pessoas na rede social.

Para qualquer que seja o negócio que você tenha, já deve saber que a internet é sua aliada, tanto para trazer novos clientes quando para manter os que já tem. E como seus clientes estão nas redes sociais, nada melhor do que marcar sua presença lá. Seguidores no Instagram trazem prestígio e visibilidade para a sua marca.

Mas, a grande dificuldade está em trazer seguidores para o Instagram de uma marca. Além de postar conteúdos de qualidade, é fundamental utilizar-se de truques, como já falamos anteriormente aqui no Oficina da Net. Além dos truques, existem serviços que vem de encontro com essa ideia, como o Sorteiogram.

Sortear algumas unidades do produto ou serviço que você comercializa no Instagram é uma estratégia praticamente infalível para ganhar seguidores. Diversos estudos comprovam isso. Esse tipo de ação faz com que mais pessoas interajam com a sua publicação, comentem, curtam e compartilhe com seus amigos, viralizando seu conteúdo. 

Porque devo investir no Instagram?

Basicamente, porque se você não faz isso, seus concorrentes farão. E irão conquistar a simpatia do público que poderia ser ou é seu. Atualmente, a maioria das pessoas fazem pesquisas online antes de adquirir um produto. Quando sua marca está na internet, você se torna um alvo deste possível cliente. Além disso, a interação entre marca e cliente vai muito além do ato de compra. As pessoas querem saber mais sobre sua marca, e o Instagram é uma ferramenta extremamente útil neste sentido.

No último mês de Junho, o Instagram bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos. Confira abaixo algumas estatísticas surpreendentes sobre a rede social:

  • O Instagram cresceu 300% em usuários nos últimos 2 anos
  • 71% das empresas usam o Instagram
  • 98% das marcas de moda usam o Instagram
  • 72% dos usuários compraram um produto que conheceram no Instagram
  • 80% dos usuários interagem com pelo menos uma marca
  • Mais de 1 milhão de usuários visitaram um site a partir do Instagram
  • A receita de publicidade móvel do Instagram deve chegar a 7 bilhões de dólares
  • Os Stories bateram 400 milhões de usuários ativos por dia
  • Sete em cada dez hashtags no Instagram são de marca
  • São 4,2 bilhões de likes no Instagram por dia
  • Mais de 60% dos usuários acessam o Instagram diariamente
  • 38% dos usuários fazem login no Instagram várias vezes ao dia
  • Em média, são postadas 95 milhões de fotos por dia
  • Até hoje, mais de 40 bilhões de fotos foram compartilhadas no Instagram
  • O número médio de curtidas por postagem no Instagram é de 1.261
  • O Instagram tem 58 vezes mais engajamento por seguidor do que o Facebook
  • O Instagram está crescendo 5 vezes mais rápido do que outras redes sociais
  • Todo mês há 16,6 milhões de buscas no Google por "Instagram"
  • 25,2% dos usuários tem entre 25-34 anos
  • 90% dos usuários do Instagram têm menos de 35 anos de idade

Estas estatísticas devem ter sido o suficiente para convencer você que investir no Instagram é um ótimo negócio para a sua marca, não é mesmo? Vamos então ao próximo passo, que é entender como funciona a estratégia de sorteio.

Porque fazer promoções e sorteios?

Especialmente para quem tem um pequeno negócio, ou está começando agora no Instagram, a estratégia de sorteio pode ser crucial para seu sucesso. Com essa estratégia simples, que vai lhe custar relativamente barato (você pode sortear o que você vende), é possível conseguir muitos seguidores, e uma interação incrível em seu post. Basta impor aos interessados algumas regras simples, como seguir seu perfil, curtir e compartilhar o post, e concorrer ao seu produto sem custos. Para o cliente, isso é altamente motivacional, e para você, uma forma super em conta de alavancar a sua rede social.

Com o sorteio, você consegue atingir um público muito maior do que seus seguidores. Além disso, poderá alcançar muitas pessoas da região aonde você oferece seus serviços. Assim, a chances destes concorrentes se tornarem seus clientes é muito alta.

Outro detalhe importante é que você vai fazer com que as pessoas que participam do concurso simpatizem com a sua marca, mesmo que elas não sejam vencedoras da promoção.

Este marketing vai custar barato para você, mas vai trazer muitos seguidores e, inclusive clientes, que possam não ser contemplados pela premiação, mas que se interessem em adquirir o produto ou serviço.

Sorteie seu principal produto

O produto que você vai sortear é muito importante. A melhor opção é um produto que agrade bastante seus clientes, ou algo que você ache que tem potencial e que queira investir em propaganda. 

O mais importante é ser algo que você comercialize, pois pessoas que não ganharam podem se interessar em comprar, e algo que desperte o interesse dos seguidores. Por isso sugerimos usar produtos que estão entre os mais vendidos da sua marca.

O produto ou serviço a ser sorteado deve ser algo muito atraente, um prêmio que valerá ao seu cliente o trabalho de seguir as regras que você estabeleceu. Para ter certeza de qual produto sortear, converse com as pessoas à sua volta e veja se elas teriam o interesse de participar de um sorteio assim.

Como fazer sorteio no Instagram com o Sorteiogram?

Após ter o produto em mente, confira os passos abaixo e faça agora mesmo o seu sorteio no Instagram.

Crie as regras do sorteio

Crie regras que vão fazer as pessoas propagandear sua marca e seu Instagram, mas sem burocratizar demais. Normalmente, é solicitado que a pessoa siga o seu Instagram, curta o post e marque três amigos nos comentários. Isso garante que voc"e ganhar[a seguidores, seu post terá interação e as pessoas levem a mensagem adiante.

Imagem ou vídeo e texto

Tenha cuidado para não copiar imagens e vídeos e textos de outras marcas (opte sempre por usar material autoral) e não exagere nas hashtags (é recomendável o uso de cerca de 5 hashtags no post.

Crie uma imagem bonita e um texto atraente, que dialogue com seu público. Para isso, você pode utilizar uma imagem de um banco de imagens gratuitos, como o depositphotos ou o istockphoto, e depois edite em um programa específico ou no Trakto.

Divulgue seu sorteio

Poste a imagem ou vídeo com o texto e as regras do sorteio e depois, divulgue isso, espalhe o link dele em todas as redes sociais, peça para amigos e funcionários fazerem o mesmo.

Como sortear o vencedor

É nesse momento que entra o Sorteiogram entra em cena. Após chegar a data final estabelecida para o sorteio, utilize o Sorteiogram para escolher um vencedor.

Com o Sorteiogram, você apenas insere o link da sua postagem, seu usuário e e-mail na data do sorteio. Ele faz a escolha sozinho, de forma completamente aleatória, e você poderá provar depois que usou esse serviço para escolher o vencedor.

Abaixo, confira o vídeo tutorial ensinando a usar o Sorteiogram

 

Anuncie o resultado

Após o Sorteiogram escolher o vencedor, está na hora de anunciar. Faça um novo post, agradecendo a todos os participantes e anunciando quem é o vencedor escolhido pelo Sorteiogram. Entre em contato com o vencedor por mensagem privada.