Uma trilha sonora pode mudar todo o conceito de um vídeo, adicionando mais emoção e deixando-o mais divertido. O Instagram também acredita nisso, pois acabou de anunciar um novo recurso para seus Stories, que nada mais é do que a possibilidade de adicionar músicas.

O recurso veio em formato de figurinha, que fica localizado no canto superior direito da tela da câmera, quando se abre a opção de fazer um Story. Lá, junto de adesivos como as enquete ou o slider, terá o item de música, que ao tocá-lo, vai abrir uma biblioteca com milhares de músicas licenciadas e prontas para serem usadas.

Novo adesivo tem recurso de adicionar música aos Stories. (Imagem: Divulgação/Instagram)
Novo adesivo tem recurso de adicionar música aos Stories. (Imagem: Divulgação/Instagram)

De acordo com o anúncio do Instagram, "você pode procurar por uma música específica, navegar pelo clima, gênero ou o que é popular, e tocar no botão play para ouvir uma prévia. Depois de selecionar sua música, você pode avançar e retroceder na faixa para escolher a parte exata que se ajusta à sua história."

Ainda é possível escutar uma prévia da música escolhida antes de fazer o vídeo, e também editá-la para que fique exatamente na parte que você quiser que ela reproduza. Depois, é só gravar o vídeo enquanto a música é reproduzida em segundo plano. Para quem assiste, irá aparecer um adesivo com o título da canção e o nome do artista, que podem ser desde Bruno Mars e Demi Lovato, até Guns and Roses. O Instagram também diz que novas músicas serão adicionadas diariamente.

A música pode ser editada e colocada na parte preferida. (Imagem: Divulgação/Instagram)
A música pode ser editada e colocada na parte preferida. (Imagem: Divulgação/Instagram)

Mais uma vez, o Instagram apresenta ferramentas para se manter cada vez mais agradável e melhor do que o Snapchat, principalmente pela questão dos direitos autorais das músicas, que não são permitidos no Snap. Esta atitude do Instagram tem gerado bons frutos para si, ao mesmo tempo em que ajudou a afundar o concorrente de vez, depois de ter copiado seu formato de histórias.

Junto do anúncio do adesivo, ainda foi comunicado que o Instagram Stories possui 400 milhões de usuários diários, superando os 300 milhões que conseguiu em novembro e também os 250 milhões um ano atrás. Isto é cerca de seis vezes mais rápido que o Snap, que conseguiu somente 13 milhões de usuários diários em seis meses no ano de 2017.

Por fim, como sempre, o adesivo de música chega primeiro para usuários do iOS, e em breve já estará disponível para quem tem Android, mesmo tendo sido lançado para os dois tipos de sistema operacional. Inicialmente ele foi lançado para alguns países selecionados, levando em conta os locais onde o app pode obter licença para as músicas.