Como ganhar seguidores no Instagram: 50 estratégias infalíveis

Se está interessado em expandir o número de seguidores para se tornar um influenciador no Instagram e montar uma carreira nas redes sociais, confira abaixo 50 estratégias infalíveis que farão você ganhar seguidores no Instagram!

Por | @oficinadanet Instagram

Em franco crescimento, o Instagram tem se tornado a principal rede social de 2017, contando com mais engajamento - curtidas e comentários em posts - do que o próprio Facebook. Vale considerar que isso não é uma conquista pequena, especialmente levando em consideração que a base de usuários do Facebook - 2 bilhões em junho desse ano - ainda é muito mais larga que a do Instagram, que atualmente conta com 800 milhões de usuários.

Tudo indica que a subida do Instagram continuará ampla durante 2018, com diversas funções sendo testadas e implantadas. Se está interessado em expandir o número de seguidores para se tornar um influenciador no Instagram e montar uma carreira nas redes sociais, confira abaixo 50 estratégias infalíveis que farão você ganhar seguidores no Instagram!

Como ganhar seguidores no Instagram: 50 estratégias infalíveis

 

1. Saiba o que vai publicar antes de criar o perfil

Considerando que quer ganhar seguidores no Instagram para se tornar um influenciador digital, é essencial que tenha desenhado uma estratégia de posts para o seu perfil. Claro que eventuais fotos e vídeos sobre sua vida pessoal - como momentos com seu animal de estimação, pratos diferentes e fotos de viagem - não são proibidas, mas elas não podem ser a maioria dos seus posts. Por isso, defina quais temas serão abordados em suas publicações antes mesmo de baixar o aplicativo.

2. Não apague seu perfil antigo caso não tenha cumprido o primeiro item

Se já é um usuário da rede social e pretende se profissionalizar, não é necessário que recrie seu perfil do zero. Apagar o perfil fará com que perca os seguidores que já tem, aumentando o trabalho que terá para reconquistar essa base. É possível criar e seguir uma estratégia de posts mesmo que não o tenha feito no passado.

3. Crie uma Fan Page no Facebook

Você não leu errado, nossa primeira dica para ganhar seguidores no Instagram começa no Facebook, através da criação de uma Fan Page. Mesmo que o Facebook não seja seu foco e não tenha a intenção de postar por lá, ainda assim se faz necessário ter uma, algo que explicaremos no item seguinte.

4. Mantenha seu perfil público

Um conselho especialmente útil para quem já possui uma conta no Instagram. Por conta de privacidade, alguns usuários mantém seu perfil na rede social restrito aos seguidores. Porém, essa opção não pode ser considerada para quem deseja ganhar mais seguidores no Instagram, já que seus posts não poderão ser encontrados na busca da plataforma caso seu perfil seja restrito. Caso seu perfil seja privado, reverta-o para público acessando as configurações do perfil e deixando desativada a opção Conta privada.

Instagram: mantenha seu perfil públicoInstagram: mantenha seu perfil público

5. Converta seu perfil para o de negócios

Enquanto seu perfil for pessoal, algumas informações sobre a movimentação do seu perfil ficarão ocultas, como o engajamento total em seus posts e o crescimento do número de seguidores em seu perfil, dados essenciais para saber se sua estratégia de conteúdo está dando certo. Felizmente, converter seu perfil é uma tarefa simples e não exige nenhum tipo de comprovação ou documento, bastando apenas seguir os passos mostrados nesse tutorial e ter uma Fan Page no Facebook, como falamos no item anterior.

Instagram: converta seu perfil para negócioInstagram: converta seu perfil para negócio

6. Conecte seu perfil ao Facebook

Criar uma conta no Instagram sem integrá-la ao Facebook é perder tempo. Você deve fazer essa integração, pois seus amigos no Facebook que tiverem contas no Instagram serão notificados de sua chegada na rede social, dando um impulso inicial ao seu número de seguidores. Isso sem contar que também pode fazer o caminho inverso, convidando contatos para se juntar ao Instagram e te seguir.

7. Preencha todas as informações de seu perfil

Quanto mais completo forem os dados de seu perfil, maiores são as chances de seus posts serem encontrados na busca do Instagram. Diferente do Facebook, o Instagram não solicita muitas informações de seus usuários, solicitando apenas que redija uma pequena biografia, defina seu nome de usuário e informações como número de celular, email, sexo, link para seu site e profissão.

Instagram: preencha todas as informações de seu perfilInstagram: preencha todas as informações de seu perfil

8. Interação é a palavra-chave

A regra máxima do Instagram é interação. Não há como ganhar seguidores no Instagram sem interagir, algo mais importante até mesmo que as postagens na rede social. Existem diversas formas de melhorar sua interação com outros perfis no Instagram, que falaremos mais adiante na lista.

Instagram: interaja com o públicoInstagram: interaja com o público

9. Busque hashtags relevantes à sua área

A barra de busca do Instagram é sua grande aliada para o momento que começar a interagir no Instagram. É através dela que começará a procurar posts e perfis que postam conteúdos semelhantes aos seus. A principal ferramenta de organização do Instagram são as hashtags, que ajudam a definir o tema das publicações de seus autores.

Por isso, pesquise as hashtags mais utilizadas de sua área para encontrá-las. Se o seu perfil é sobre tecnologia e computadores Mac, por exemplo, hashtags como #tecnologia #mac e #apple são algumas das mais recomendadas. Para saber quais foram as hashtags mais usadas em 2017, clique no link para começar a ter uma noção sobre o que procurar no Instagram.

10. Pesquise seus concorrentes

Principalmente se estiver começando no Instagram, é essencial ver o que seus possíveis concorrentes estão fazendo. Número de seguidores que possuem, quais formatos e temas usam em seus posts, quais assuntos e hashtags abordam, entre outros. Essas informações são úteis no momento de desenhar sua estratégia e definir qual será seu diferencial em relação a eles.

11. Não tenha medo de distribuir curtidas

Como falamos em itens anteriores desse artigo, interação é a chave para ganhar seguidores no Instagram. Por isso, não tenha medo de curtir publicações relacionadas à sua área, inclusive - e especialmente! - a de concorrentes.

12. Comente sempre que possível

Embora importantes, as curtidas são a ação de menor valor no Instagram. Sempre que possível, também comente nas publicações, mas evite cair em comentários genéricos que não receberão nenhuma atenção. Ao comentar, seu perfil aparecerá naquela publicação, possibilitando que seguidores do autor de um post também passem a te seguir.

Instagram: comente sempre que possívelInstagram: comente sempre que possível

13. Siga para ganhar seguidores no Instagram

Já notou que você recebe uma notificação toda vez que um usuário passa a te seguir no Instagram? A recíproca também é verdadeira! Por isso, não seja tímido e siga todo perfil relacionado aos assuntos que aborda. Sempre há uma chance daquele perfil o seguir de volta, aumentando sua base de seguidores.

14. Siga os usuários recomendados

Enquanto navega pelos feeds, certamente já se deparou com uma barra com perfis sugeridos para você. Siga-os! Eles foram determinados através de suas amizades no Facebook, seguidores de usuários que o seguem e também pelo material semelhante que publicam em seus perfis. Lembrando que, a cada vez que segue alguém, essa pessoa é notificada e tem a chance de o seguir de volta.

15. Habilite as notificações

Em alguns momentos é necessário que deixe as notificações de seu aparelho silenciadas para se focar em uma tarefa. Porém, se trabalha com o Instagram e quer ganhar seguidores, o ideal é que mantenha-as ativas. Dessa maneira, sempre saberá quando um seguidor comentou em algum post para respondê-lo prontamente e, ainda mais importante, seja notificado quando ganhar um novo seguidor.

16. Responda comentários de seus seguidores

Não recomendamos habilitar as notificações apenas para ficar feliz com seu novo seguidor ou comentário no perfil. Tente sempre responder aos comentários de seus seguidores, principalmente se forem perguntas sobre o assunto em questão ou algum produto que esteja a vender ou apenas para dar um like no comentário. Lembre-se: quanto mais engajamento, mais melhores são suas chances de aparecer nos feeds de outros seguidores.

17. Use aplicativos de interações automáticas no Instagram

Existe uma série de apps que possibilitam buscar hashtags, perfis e localizações de maneira automática, necessitando apenas que faça simples configurações. Eles economizam uma grande quantidade de tempo, facilitando sua vida e permitindo que foque em outros aspectos, como responder mensagens diretas ou confeccionar novos posts. Conheça os 4 melhores nos itens abaixo.

18. Melhores apps de interação automática no Instagram: Gerenciagram

Uma das melhores ferramentas de interações automáticas no Instagram. O Gerenciagram permite configurar buscas automáticas por hashtags, seguidores de perfis em específico e pela geolocalização dos posts. Após a configuração e ativação do software - que funciona através do navegador -, ele curtirá posts e seguirá seus autores automaticamente, aumentando suas chances de ganhar seguidores no Instagram.

Dica: O Gerenciagram dá 5 dias de testes GRATUITOS de sua plataforma ao se cadastrar. Clique no link para se cadastrar!

19. Melhores apps de interação automática no Instagram: Bume

Assim como o Gerenciagram, o Bume é uma ferramenta competente nas interações automáticas na rede social. Também permitindo configurar hashtags, perfis e localizações, o Bume conta com o adicional de possibilitar o envio de mensagens diretas automáticas aos novos seguidores, de acordo com modelos criados por você.

Dica: O Bume também confere 5 dias GRÁTIS para teste de seu software. Acesse o link para fazer o registro!

20. Melhores apps de interação automática no Instagram: Perforgram

Um dos poucos aplicativos para ganhar seguidores no Instagram que também possibilita a seus usuários registrar modelos de comentários automáticos. Esses comentários são feitos nos posts encontrados pelo Perforgram e são feitos em sistema de rodízio. Ou seja, você pode registrar cinco modelos e os comentários dados serão feitos a partir de um modelo por vez até que os cinco sejam usados, repetindo-os sequencialmente.

Dica: O Perforgram garante resultados positivos em seu perfil em até 15 dias a partir do cadastrou o dá seu dinheiro de volta. Conheça os planos disponíveis acessando o link!

21. Melhores apps de interação automática no Instagram: InstaEasy

Fechando a lista de melhores apps de interação automática no Instagram, temos o InstaEasy. Uma das ferramentas mais amigáveis para novos usuários, a equipe por trás da plataforma conta com uma boa biblioteca de videoaulas ensinando passo a passo como fazer a configuração das interações de maneira a obter os melhores resultados. Assim como os outros apps mencionados, o InstaEasy permite buscar hashtags, perfis e localizações para curtir e seguir automaticamente.

Dica: Assim como o Perforgram, o InstaEasy garante resultados em seu uso, devolvendo o dinheiro caso não os obtenha em até 30 dias da criação do cadastro. Clique no link para saber mais sobre o InstaEasy!

22. Não compre seguidores!

Talvez possa confundir os aplicativos mencionados acima com programas para comprar seguidores, mas esse não é o caso. Todos eles apenas automatizam suas interações, cabendo aos donos dos perfis seguidos e curtidos decidir se irão ou não segui-lo de volta.

Instagram: Não compre seguidoresInstagram: Não compre seguidores

Já softwares que permitem comprar seguidores não é algo autorizado pelo Instagram, além de todos serem fakes que não interagir com seu conteúdo e muito menos comprar seus produtos. Confira esse texto com 8 razões para não comprar seguidores falsos no Instagram e entenda o motivo pelo qual deve fugir dessa prática.

23. Crie um cronograma de posts

Para facilitar sua vida na hora de decidir que tipo de posts fazer, tente criar um cronograma diário e semanal. Algo como publicar uma foto por dia, um vídeo três vezes por semana e uma live semanal no mesmo horário pode ser um pontapé inicial. Porém, atente-se ao item seguinte na hora de criar seu cronograma

24. Escolha o melhor horário para postar

A princípio, não será possível definir o melhor horário, exigindo que faça testes. Por isso, procure publicar seus posts em diferentes horários, conferindo os relatórios de engajamento para entender quais horários seus seguidores normalmente estão online e interagindo.

Após isso, basta deixar anotado quais são os horários de pico e se programe para postar nesses horários. Usar aplicativos como o Gerenciagram, Seguir.me e o Bume mencionados anteriormente é uma boa alternativa para fazer seus testes e programar seus posts.

25. Não esqueça das Instagram Stories

A barra de Stories fica localizada no topo do app do Instagram. Isso não foi feito à toa, já que o Instagram aposta bastante na ferramenta. Vale notar também que as Instagram Stories já superaram o nível de engajamento das histórias do Snapchat, o primeiro app a contar com a função. Por isso, não deixe as Stories de lado no planejamento de seu conteúdo. Também é possível que sua história seja encontrada através da ferramenta de busca do aplicativo, dependendo das hashtags e a localização marcada. Confira esse guia completo para usar as Instagram Stories em seu perfil de negócios.

Instagram: não esqueça dos storiesInstagram: não esqueça dos stories

26. Compartilhe suas Stories no Facebook

Há alguns meses atrás, o Facebook e Instagram possibilitaram publicar suas Stories em ambas as redes sociais. Dessa maneira, você expande a visualização do seu conteúdo, ao mesmo tempo que faz com que seus seguidores no Facebook vejam que também está no Instagram. Após criar sua história, mantenha a opção Sua história do Facebook marcada, como pode ver no print abaixo.

Instagram: suas stories no FacebookInstagram: suas stories no Facebook

27. Faça uma competição em seu Instagram

Após criar uma base de seguidores, melhore um pouco as coisas ao criar uma competição no Instagram. A melhor forma é usar uma hashtag e solicitar aos seus seguidores que postem fotos com a hashtag, convidando outros usuários a seguir seu perfil e participar da competição.

28. Faça perguntas no final de seus posts

Crie seus posts de maneira que eles gerem engajamento. Em todos seus posts, procure sempre encerrá-los com algum tipo de pergunta, já que isso aumentará suas chances de receber comentários e, dessa maneira, tenha mais possibilidade de seu post entrar nos destaques do Instagram e seja mais facilmente encontrado por potenciais seguidores.

29. Faça uma pergunta controversa

Um pouco de polêmica não faz mal a ninguém, principalmente quando ela é bem dosada. Fazer perguntas controversas ajuda a criar burburinho, encorajando seguidores a comentarem com suas opiniões e debaterem sobre a questão em sua seção de comentários. Obviamente, isso deverá ser feito de forma dosada e pouco espalhafatosa, pois corre o risco de ser mal julgado por seus seguidores ou até mesmo que perca seguidores por expressar uma opinião extremamente contrária a deles.

Instagram: faça uma pergunta controversaInstagram: faça uma pergunta controversa

30. Adicione hashtags aos seus posts

Como falamos no início do post, as hashtags são as principais formas de encontrar conteúdo no Instagram. O inverso também vale e usar hashtags em seus posts possibilita que seja encontrado na rede social. Por isso, não deixe de criar conteúdo sem encerrá-lo com hashtags relevantes ao post e ao principal tema abordado pelo seu perfil.

31. Adicione hashtags aos comentários dos seus posts

O Instagram estabelece um limite para o uso de hashtags nas publicações, mas ele não vale para os comentários. Usar hashtags nos comentários também permite que seu post seja encontrado, além de não poluir a legenda de sua publicação.

32. Adicione localização aos seus posts

Da mesma maneira que pode procurar por posts em locais específicos - seja pela barra de busca do Instagram ou pelos apps de interações automáticas -, outros também poderão achá-lo ao adicionar localização aos seus posts. Por isso, sempre que possível, marque o local onde estiver, já que pode ser encontrado nas buscas locais na rede social.

33. Peça para deixarem um comentário

Nem sempre um post pode ser encerrado com uma pergunta aos seguidores. Nesses casos, não se acanhe em pedir para que seus seguidores digam sua opinião na área de comentários de uma postagem ou que façam outro tipo de ação, como marcar um amigo ou acessar o link de sua biografia.

Instagram: peça para deixarem comentáriosInstagram: peça para deixarem comentários

34. Utilize outras mídias para promover seu Instagram

Assinaturas de email, links em outras redes sociais, ou em posts de blog, qualquer lugar pode ser usado para incluir um link para seu perfil no Instagram e atrair novos seguidores. Por isso, procure deixar seu perfil disponível em todos seus outros canais online.

35. Peça aos seus clientes que o sigam no Instagram

Se o seu negócio for local, é imperativo que peça aos visitantes e clientes de sua loja que te siga no Instagram. Isso é possível de ser feito através do próprio atendimento ou como decoração em algum ponto de sua loja. Para encorajá-los a fazer isso imediatamente, pode oferecer um brinde ou desconto àqueles que o fizerem no balcão.

36. Peça aos seus seguidores tirarem publicarem uma foto usando seus produtos

Especialmente útil se atuar na área de ecommerce ou fornecer serviços, como restaurante, cafeteria ou lanchonetes, entre outros. Peça para seus seguidores ou clientes postarem fotos consumindo seus produtos, usando alguma hashtag específica que criou para a ocasião. Pode, inclusive, usar essa estratégia em conjunto com a do item anterior.

37. Marque seus clientes em uma postagem

Possui um cliente que está no Instagram? Peça para tirar uma foto dele com um produto seu e autorização para publicar em sua conta no Instagram. Você pode pedir seu nome de usuário e marcá-lo na postagem! Apesar de parecer algo pequeno, isso dá a ele a sensação de ser algum tipo de “popstar”, sendo bem provável que ele compartilhe seu post para sua rede de contatos.

38. Seja consistente em suas publicações

Como falamos no início da lista, não há problemas em eventualmente fugir um pouco do tema. Porém, é necessário que seja consistente em relação ao seu tema de escolha e, principalmente, à frequência dos posts. Nossa dica é que crie seus posts semanais de uma vez só, usando softwares como o Gerenciagram para agendar as publicações ao longo da semana. Isso faz com que não precise produzir conteúdo no desespero.

Instagram: seja consistente nas publicaçõesInstagram: seja consistente nas publicações

39. Mire em aparecer na aba de Exploração do Instagram

A aba de exploração é onde ficam os posts mais relevantes, de acordo com o comportamento do perfil que está a acessando. Isso significa que nele aparecerão os posts que o Instagram considera mais relevantes para ele, mesmo que seja de perfis que não seguem. Aparecer nessa aba aumenta consideravelmente suas chances de ganhar seguidores no Instagram.

40. Chame atenção dos seus seguidores nas três primeiras linhas

O Instagram permite criar legendas de até 2.200 caracteres, o que é considerado bastante para uma rede social. Porém, ele só exibe as três primeiras linhas de uma mensagem. Por isso, é essencial que nessa introdução capte a atenção de seu seguidor, encorajando-o a clicar no botão para continuar lendo seu conteúdo e recomendá-lo a outros seguidores.

41. Posicione a principal informação no começo da legenda

Como falamos no item anterior, apenas as três primeiras linhas de uma publicação são mostradas a um seguidor. Por isso, além de chamar sua atenção nesse pequeno espaço, tente posicionar a principal informação de seu post nesse espaço. Por exemplo, se estiver oferecendo um desconto em sua loja virtual, deixe isso claro ou correrá o risco do seguidor passar sua postagem sem notar que está realizando uma promoção.

Instagram: principal informação no começo da legendaInstagram: principal informação no começo da legenda

42. Teste diferentes tamanhos de legendas

Cada perfil no Instagram possui características diferentes. Alguns preferem posts com legendas longas, outras com informações mas sem muita delonga e também aqueles que não gostam de ler e já querem tudo nas três primeiras linhas. Não há uma fórmula precisa para isso, então teste posts de diferentes tamanhos até encontrar aqueles que possuem a melhor resposta de seu público.

43. Use emojis

É uma estratégia que parece pouco importante, mas utilizar emojis humaniza sua marca e faz seus seguidores entenderem que estão tratando com um ser humano por trás das fotos, vídeos e textos. Eles também servem como uma distração, atraindo o olhar de alguém que esteja navegando pelo feed.

44. Republique conteúdo postado em outras contas

A maioria dos seus posts deve ser original. Porém, não há problemas em republicar um conteúdo já publicado, principalmente se for de interesse do seu público. Vale lembrar que é necessário pedir autorização do autor do post antes que faça a publicação e, por cortesia, o marque nas postagens.

45. Faça posts com teasers de lançamentos futuros

Conseguiu um novo produto para sua loja virtual ou está a desenvolver o próximo aplicativo de seu estúdio? Então use teasers para fazer seus seguidores tomarem conhecimento de que está prestes a fazer um lançamento e comentarem com perguntas como a data de lançamento ou características. Vídeos demonstrando alguma função são um bom tipo de conteúdo a usar como teaser.

46. Faça transmissões ao vivo

Assim como os Stories, as transmissões ao vivo no Instagram ficam localizadas na barra superior do aplicativo, aumentando sua exposição. Além disso, toda vez que começa uma live no Instagram, seus seguidores recebem uma notificação, facilitando que visualizem e possam interagir com seu conteúdo. Vale lembrar que seu vídeo ao vivo também pode aparecer na aba de exploração da rede social. Clique no link para aprender a fazer uma transmissão ao vivo no Instagram!

Instagram: faça transmissões ao vivoInstagram: faça transmissões ao vivo

47. Busque outros influenciadores e seja marcado em seus posts

Após ter uma certa base de seguidores, procure por outros influenciadores em áreas parecidas - mas que não sejam concorrentes - e tentem combinar publicações em conjunto, se marcando na publicação. Também é possível convidá-los para um transmissão ao vivo no Instagram, no qual os dois podem responder questões dos seguidores de ambos. Veja o link para aprender a fazer uma live do Instagram com duas pessoas simultaneamente.

48. Importante: evoque emoções em suas postagens

Adianta pouco seguir cronogramas e a maioria das dicas publicadas aqui se seus posts não causam nenhuma emoção ao seus seguidores. Por isso, fique atento às suas respostas e tente ao máximo evocar algum tipo de comoção. Não necessita apenas fazer posts sérios para fazer isso, já que posts bem-humorados também cumprem esse objetivo.

Instagram: evoque emoçõesInstagram: evoque emoções

49. Considere usar anúncios no Instagram

Apesar de ser uma alternativa paga para ganhar seguidores no Instagram, você pode direcionar os anúncios para feeds de usuários que estão dentro do perfil de público que deseja ter como seguidor. Os anúncios do Instagram permitem alcançar usuários de acordo com localização, dados demográficos como gênero e idade, seguidores e até comportamentos e interesses, entre outros.

50. Fique de olho nos testes do Instagram!

O Instagram está sempre a testar novas funcionalidades na plataforma. Depois de muitos anos sem um botão de compartilhamento, um teste recente que o Instagram está testando um botão de Regram, que terá a mesma função do Compartilhar do Facebook, além de outras funcionalidades. Fique sempre atento às novidades, dicas e novos testes do Instagram através das publicações do AppTuts. Para se aprofundar ainda mais em aumentar sua presença na rede social, confira essa lista que eles publicaram com os 12 melhores aplicativos para ganhar seguidores no Instagram!

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