Com muita expectativa, o Harmony OS deve ser finalmente disponibilizado para o público em junho deste ano. Mas enquanto isso não acontece, detalhes sobre sua funcionalidade continuam sendo divulgados na rede.

Desta vez, um vídeo de aproximadamente quatro minutos publicado no Weibo revelou em detalhes o potencial do sistema operacional desenvolvido pela Huawei rodando em um modelo do Mate 40 Pro. O sistema em si ainda não está numa fase estável com a compilação oficial, e por conta disso ainda não está totalmente otimizado. Confira;

Vídeo incorporado do YouTube

O que há de novo?

Durante o vídeo, o apresentador revela que há uma agilidade muito grande em abrir aplicativos, muito maior quando comparado com o Android do Google. No entanto, isso se aplica momentaneamente aos aplicativos nativos da Huawei. Isso significa que os programas e jogos desenvolvidos por terceiros ainda não têm esse tipo de otimização.

A mudança mais interessante para o público é um novo centro de controle que pode ser acessado arrastando o dedo no canto superior direito. No lado contrário, é possível abrir um mecanismo de busca dentro do telefone, enquanto um gesto básico para baixo em qualquer lugar da tela abre o painel de notificações.

No quesito visual, podemos afirmar que a Huawei fez um belo trabalho e já desenvolveu um design intuitivo que aparenta ser bem funcional na prática. O maior mistério por enquanto, é se o Harmony OS é um sistema totalmente novo, construído e desenvolvido do zero, ou se foi totalmente copiado e remodelado em cima do kernel do Android, assim como rumores já apontam.