A Conferência Global da Huawei de 2021 aconteceu hoje (12), e nesta ocasião, a empresa revelou seus planos para o mercado de veículos inteligentes. Xu Zhijun, um dos líderes da gigante chinesa, disse que a Huawei firmou parceria com três empresas que já atuam no mercado automobilístico a fim de criar três novas submarcas de veículos. Esse é um mercado que a maioria das fabricantes tecnológicas têm investido como uma expansão de seus respectivos portfólios.

Mas diferente da Apple, que pretende construir os seus próprios veículos utilizando as instalações de montadoras já conhecidas no mercado, a Huawei não pretende construir seus carros e sim ajudar as montadoras a otimizar e preparar os veículos para utilizarem o sistema de bordo da empresa que deve conceder inteligência artificial para conduções autônomas. Esses três modelos de marcas diferentes serão anunciados no dia 17 de abril, próximo sábado, em Xangai.

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Carros autônomos da Huawei

Um dos veículos é fruto da parceria entre Huawei e a BAIC New Energy, que juntas, construirão a marca ARCFOX Polar. O objetivo das empresas é que esse veículo fique disponível no mercado chinês a partir do quarto trimestre deste ano, isto é, entre outubro e dezembro.

Huawei vai anunciar o ARFOX Polar no próximo sábado, dia 17. (Imagem: Reprodução / Huawei)
Huawei vai anunciar o ARCFOX Polar no próximo sábado, dia 17. (Imagem: Reprodução / Huawei)

As outras duas empresas também são da China e conhecidas como Chongqing Changan e Guangzhou Automobile. Os nomes dos potenciais modelos dessas marcas ainda não foram revelados.

Por não ter participação na construção dos veículos de forma direta, o logotipo da Huawei será exibido apenas nos modelos que tiverem sido integrados com o sistema de condução autônoma. Esse sistema inclui os recursos lançados pela empresa em dezembro passado, como os seus sensores LIDAR de médio e longo alcance.

O LIDAR da Huawei é capaz de monitorar o que acontece ao seu redor, como pequenos obstáculos de longa distância, paradas de curta distância, lombadas próximas, túneis, cruzamentos e assim por diante. Além do LIDAR, o ARCFOX Polar contará com toda a parafernália do sistema HBT que consiste em radares de ondas de 6 milímetros, 12 câmeras, 13 radares ultrassônicos e um chip Huawei com um poder computacional de alta eficiência em automação.