Você já deve ter ouvido a frase "Há males que vêm para bem", e a Huawei sabe muito bem do que isso significa. Como bem sabemos, durante o ano de 2020, a empresa sofreu com duras sanções impostas pelo governo dos EUA, e que proibiriam a utilização de componentes, recursos e sistemas que tinham origem da terra de Donald Trump, até então presidente do país.

Com isso, o maior problema encontrado foi a utilização do Android, sistema operacional padrão e utilizado por todas as grandes fabricantes do ramo. Pensando em contornar a situação, a Huawei não mediu esforços para criar então o seu próprio sistema operacional, o HarmonyOS. Os desenvolvedores de aplicativos receberam uma versão beta desse sistema a fim de elaborarem as ferramentas necessárias para utilização.

Aparentemente, descobriu-se que o sistema operacional da Huawei é uma cópia digna do Android, e sua utilização é tão simples e completa quanto o sistema do Google. Com todo esse feedback de sucesso, a Huawei tem agora uma nova carta na manga: ela quer oferecer o seu SO para outras fabricantes de smartphones.

Outras fabricantes poderão utilizar o HarmonyOS

Yu ChengDong, diretor da Huawei, falou sobre essa possibilidade. Ele disse que a intenção da empresa é ajudar os fabricantes, principalmente as suas conterrâneas chinesas, a usar o sistema operacional HarmonyOS e assim aprimorar ainda mais os serviços da plataforma que se mostram tão bons quanto os do Android.
Segundo ele, essa é uma alternativa para as empresas que não conseguirem obter a licença para usar o Google Mobile Service (GMS) e o Google Play Store em seus smartphones.

A Huawei tem aprimorado seu sistema cada vez mais, e a versão beta do HarmonyOS 2.0 já está em teste nas mãos dos desenvolvedores de aplicativos.

Principais características do HarmonyOS 2.0

  • Novos controles de interface do celular para desenvolvedores aplicarem seus aplicativos
  • Unificação da experiência de interação de interface do usuário de vários dispositivos
  • Suporte para telefones celulares e migração rápida. Também suporta conexão rápida e circulação.
  • Fornece experiência de desenvolvimento e compilação de ferramentas de plataforma do Windows e Mac.
  • Fornece mais de 40 códigos de amostra para desenvolvedores móveis. Isso é conveniente para os desenvolvedores entenderem e adaptarem rapidamente às interfaces e métodos de desenvolvimento do HarmonyOS.
  • Interfaces de capacidade distribuída, como percepção multimodal que suporta vários cenários de uso.
  • Também oferece uma estrutura e recursos de método de entrada padrão
  • Fornece recursos padronizados de interface do sistema telefônico
  • Tem estrutura de desenvolvimento livre de barreiras
  • Fornece recursos padronizados de gerenciamento de dados distribuídos.