A Huawei lançou recentemente o HarmonyOS 2.0 beta para alguns de seus smartphones. A empresa está focada no desenvolvimento desse novo sistema operacional por conta das restrições que a proíbem de utilizar o sistema Android do Google, e com o HarmonyOS, a empresa espera dar uma resposta à altura. Até o final de 2021, a Huawei pretende liberar o HarmonyOS para 100% dos seus dispositivos.

Mas o que há de tão inovador nesse novo sistema da gigante chinesa? Na coletiva de imprensa, a Huawei exibiu um smartphone rodando o HarmonyOS, e nessa ocasião conseguimos observar os detalhes dos recursos do sistema operacional, que de uma forma geral, não é muito diferente do EMUI baseado no Android. Tecnicamente é o mesmo sistema com upgrades na operação de cada função, mas principalmente na interface do usuário.

A Huawei afirma que esse novo sistema dará ao usuário uma nova experiência de uso, e podendo ser forte concorrente com o sistema do Google. Alguns especialistas e desenvolvedores de aplicativos observaram que o sistema da Huawei é basicamente idêntico ao Android, completo no quesito de funções e recheado de recursos funcionais.

Wang Chenglu, presidente do CEO da Huawei, disse que a companhia fez alterações significativas no sistema Android, para conseguir alcançar um sistema tão bom quanto, mas não com o objetivo de substituir o sistema do Google, mas sim superá-lo.

"Nos últimos cinco anos ou mais, a equipe de software da Huawei basicamente substituiu as partes mais centrais do sistema Android. Do driver de baixo nível à camada de abstração de hardware, à estrutura de programação, e assim por diante. Mudamos tudo o que pode ser mudado para competir com o sistema do Google".

Principais características do HarmonyOS

  • Novos controles de interface do celular, adicionando controles de interface do usuário de 50+ para desenvolvedores desenvolverem aplicativos HarmonyOS móveis. Ele também unifica a experiência de interação de interface do usuário de vários dispositivos.
  • A estrutura de aplicativos HarmonyOS suporta telefones celulares e migração rápida. Também suporta conexão rápida e circulação. Há um carregamento sem instalação de aplicativos HarmonyOS em vários dispositivos.
  • Fornece experiência de desenvolvimento e compilação de ferramentas de plataforma do Windows e Mac. Isso também é conveniente para os desenvolvedores desenvolverem rapidamente aplicativos HarmonyOS.
  • Fornece mais de 40 códigos de amostra para desenvolvedores móveis. Isso é conveniente para os desenvolvedores entenderem e adaptarem rapidamente às interfaces e métodos de desenvolvimento do HarmonyOS.
  • Interfaces de capacidade distribuída, como percepção multimodal suportam vários cenários de uso.
  • Também oferece uma estrutura e recursos de método de entrada padrão
  • Fornece recursos padronizados de interface do sistema telefônico.
  • Também usa uma estrutura de desenvolvimento livre de barreiras.
  • Fornece recursos padronizados de gerenciamento de dados distribuídos. Os desenvolvedores também podem chamar interfaces DB distribuídas padronizadas para realizar a sincronização de dados em tempo real entre dispositivos.
  • Melhores recursos do sistema de conta. Ele também inclui dispositivos sem conta no sistema HarmonyOS.