Devido a sanções impostas pelo governo norte-americano, a Huawei precisou desenvolver seu próprio sistema operacional, o HarmonyOS, que serviu como uma alternativa para a empresa que está proibida de utilizar o sistema Android do Google. Agora uma versão nova do sistema da Huawei já está em desenvolvimento para ser utilizada no tablets da gigante chinesa.

Em setembro deste ano, a Huawei revelou o HarmonyOS 2.0, uma versão do sistema operacional que será utilizado não somente para smartphones, mas smartwatches e outro sistema multimídias com o SO instalado também estão nos planos da empresa.

O Pad OS é justamente uma nova versão do HarmonyOS, e o primeiro tablet a receber esse novo sistema operacional pode ser lançado em breve, junto com o celular Huawei P50. Não sabemos quando exatamente teremos a apresentação desses dispositivos, mas fontes afirmam que isso deve acontecer no primeiro trimestre de 2021.


Primeiro tablet Huawei com Pad OS

Embora o dispositivo ainda não tenha um nome provisório e muito menos um oficial, foram divulgadas informações que afirmam que este tablet será equipado com um display OLED de 12,9 polegadas com uma taxa de atualização de 120Hz, molduras estreitas e uma carcaça fabricada em metal com um design ligeiramente fino.

Provavelmente, esse será um sucessor do Huawei MatePad Pro, e por sua vez, será alimentado pelo chipset Kirin 9000. Sobre o suposto tablet, apenas isso foi divulgado. Nenhuma informação conclui exatamente quando esse dispositivo será lançado, mas a fonte confirma que isso acontecerá junto com o P50.

Embora o ano de 2020 não tenha sido muito otimista para a gigante chinesa, muita expectativa tem se criado em torno da Huawei e seus novos lançamentos com o sistema HarmonyOS. O smartphone P50, por exemplo, é aguardado por muitos, e fontes ainda afirmam que a empresa trará um novo módulo de câmeras líquidas para esse smartphone.