As sanções impostas à Huawei pelo governo dos Estado Unidos, proíbe a fabricante chinesa de utilizar o sistema Android do Google em seus smartphones, e para contornar essa situação, a empresa foi obrigada a desenvolver o seu próprio sistema operacional. Desde 2012, a Huawei desenvolvia e aprimorava o HarmonyOS e agora mais que nunca precisará utilizá-lo em seus novos dispositivos.

Agora, o HarmonyOS 2.0 finalmente será lançado, e esse será o primeiro sistema operacional desenvolvido pela fabricante com uso exclusivo para smartphones.

O HarmonyOS para smartphones finalmente vem aí!

Durante a manhã de hoje (14), Wang Chenglu, presidente de software de negócios de consumo da Huawei, publicou em seu perfil na rede social Weibo de que a empresa realizará um evento em Pequim no dia 16 de dezembro destinado a desenvolvedores de aplicativos, e nessa ocasião, uma versão beta do HarmonyOS 2.0 será lançada.

Depois do anúncio de Chenglu nas redes sociais, o CEO da Huawei, Yu Chengdong, enviou um comunicado para os desenvolvedores de aplicativos incentivando-os a comparecerem neste evento. A empresa programou um evento que durará o dia todo, e na parte da tarde, os especialistas da Huawei farão uma palestra explicando as principais características e ferramentas de desenvolvimentos do HarmonyOS 2.0.

Programação do evento que ocorrerá o lançamento do HarmonyOS 2.0 em 16 de dezembro. (Imagem: Divulgação/Huawei, Weibo)
Programação do evento que ocorrerá o lançamento do HarmonyOS 2.0 em 16 de dezembro. (Imagem: Divulgação/Huawei, Weibo)

O anúncio da empresa veio acompanhado de uma programação de horários que ocorrerá durante o evento. Pela manhã, haverá uma palestra de introdução de aproximadamente 30 minutos que abrirá as portas para o evento de lançamento do sistema. Depois haverá uma espécie de entrevistas com desenvolvedores do sistema e parceiros que vão compartilhar casos interessantes durante a criação do sistema operacional.

Para concluir, na parte da tarde, os especialistas falarão sobre os detalhes do sistema e por fim ocorrerá uma interação entre os engenheiros da Huawei e os desenvolvedores ali presentes.