Operadoras da Suécia foram proibidas nesta última terça-feira de utilizarem equipamentos da Huawei e ZTE. O anúncio alerta às operadoras para eliminarem essas empresas antes do leilão de espectro que acontecerá no próximo mês.

Agora a Huawei se manifestou com uma resposta oficial à proibição. O porta-voz da empresa revela em um comunicado que a Huawei está "em choque". O fabricante chinês afirma que a decisão do governo sueco é "injusta e inaceitável" e "completamente baseada em suposições infundadas".

A Huawei opera em países da região há 20 anos e tem mais de 30 anos de história operacional em mais de 170 países no mundo. "A Huawei nunca representou a menor ameaça à cibersegurança da Suécia, e nunca o fará. A exclusão da Huawei não tornará a rede 5G da Suécia mais segura. Pelo contrário, a competição e a inovação serão severamente prejudicadas. "

Além disso, o porta-voz da Huawei disse que a empresa irá "avaliar cuidadosamente" o impacto da Administração Sueca de Telecomunicações da decisão acima, e espera que o governo sueco "em um espírito de mercado justo e aberto" reavalie esta decisão.

A Suécia é o país de origem de um dos principais concorrentes (Ericsson) na rede 5G global. O país europeu anunciou a proibição da Huawei e ZTE de sua construção 5G. De acordo com a agência reguladora sueca, a proibição será oficial antes do leilão de espectro programado para o próximo mês.

Sob pressão dos Estados Unidos, os governos europeus têm avaliado o papel das empresas chinesas na construção de redes de próxima geração. Em julho deste ano, o Reino Unido baniu o fabricante chinês de sua rede 5G. Ela espera eliminar completamente a empresa de seu sistema até 2027.

Em outros relatórios, a Coreia do Sul disse que não banirá uma empresa específica. De acordo com relatos da mídia, um diplomata sul-coreano revelou que no quinto diálogo econômico estratégico Coréia do Sul-EUA realizado em 14 de outubro, o lado dos EUA reiterou o plano de "rede limpa" proposto pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em nome da segurança nacional riscos, para pressionar a Coreia do Sul a parar de usar o equipamento 5G da Huawei e de outras empresas chinesas de tecnologia.

No entanto, o governante sul-coreano respondeu dizendo que a escolha dos equipamentos e tecnologia utilizados pelas operadoras de telecomunicações é da própria empresa e que o governo sul-coreano não vai interferir nas decisões das empresas privadas.