O Departamento de Comércio dos Estados Unidos resolveu estender a licença temporária da Huawei, permitindo assim que empresas norte-americanas negociem com a gigante chinesa. Essa licença tem validade de seis meses, e se inicia após o vencimento da atual, que termina hoje (18).

O governo americano disse que o objetivo principal dessa extensão é permitir que as operadoras que atuam nas regiões rurais possam continuar comprando peças de reposição da Huawei, fazendo com que a infraestrutura de rede esteja sempre atualizada, dado que a companhia é conhecida mundialmente por oferecer equipamentos de ponta voltados para esse setor.

Atualizações devem voltar em breve

No momento, ainda não sabemos se a nova licença permite que os smartphones da Huawei continuem recebendo atualizações do Google, mas levando em consideração que o primeiro documento incluía essa permissão, é bastante provável que a extensão liberada recentemente tenha "colocado no pacote" às atualizações, algo muito bem vindo (e necessário) para os aparelhos da marca chinesa.

Sendo assim, com base na licença, os updates do Android devem continuar até maio de 2020. Ainda assim, vale lembrar que os modelos elegíveis para essas atualizações são aqueles que receberam a certificação do Google antes da proibição imposta pelos Estados Unidos. Portanto, a recém-lançada linha Mate 30 infelizmente ficará de fora.

Mesmo em meio a esse cenário cheio de problemas, relatórios apontam que a Huawei continua crescendo em diversos setores, não é à toa que liberou US$ 286 milhões em bônus para seus funcionários por ajudarem nessa "briga".

Via