A Huawei, que além de ser fabricante de smartphones também é uma das principais companhias de rede do mundo, disse que as operadoras brasileiras já estão em busca da modernização da rede 4G, porém, existem algumas limitações que não permitem a evolução da rede 5G antes do segundo semestre de 2019.

A empresa diz que os primeiros testes devem ocorrer na segunda metade do próximo ano após a virtualização das redes e da modernização dos núcleos, para poder assim levar tudo para a nuvem, que oferece uma latência muito menor do que já é usada atualmente.

Testes com rede 5G podem iniciar em 2019, indica Huawei.
Testes com rede 5G podem iniciar em 2019, indica Huawei.

De acordo com Rubens Mendonça, especialista em tecnologia wireless da Huawei no Brasil, diz que existe um problema com o futuro da rede 5G no país, ou seja, enquanto o mundo irá usar a banda no padrão 3,5 GHz, este espectro já é utilizado por aqui, o que dificulta os testes do 5G.

"Não estamos falando de testes massivos ou em grandes cidades. O início deve ser por municípios de médio porte, onde não há tanta interferência na frequência 3,5 GHz, com expansão de testes e implantações na medida em que a frequência estiver limpa para receber o 5G", diz Mendonça.

Nos Estados Unidos, a expectativa da chegada da rede 5G é ainda para este ano. Para completar, em 2019 devem surgir os primeiros smartphones com total suporte para a rede 5G.