No dia 04 de fevereiro de 2020, a franquia The Sims completou 20 anos e renomada como o maior exemplo de um simulador de vida nos games. O primeiro jogo foi lançado oficialmente no ano 2000, tendo sido apresentado em 1999 na convenção E3 Expo com enorme sucesso.

Se trata de uma série de jogos desenvolvida pela Maxis e Eletronic Arts, sendo a primeira já conhecida anteriormente pelo relativo sucesso de outro simulador, Sim City, outra série de games popular, principalmente nos anos 90 e no início do século XXI. Mas The Sims acabou se tornando o maior sucesso da Maxis e sendo o resto da desenvolvedora hoje em dia. A franquia se tornou uma das séries de games que historicamente mais vendeu, com cerca de 200 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

A história da franquia The Sims, 20 anos de sucesso

É difícil pensar em quem desconhece o nome The Sims, principalmente jovens que cresceram já com internet e computadores. São 20 anos de existência e de lançamentos diversos, The Sims então atingiu múltiplas gerações, como a geração Y, os Millenias e a mais nova geração Z.

A gameplay de The Sims sempre teve a mesma base, um simulador de vida, onde você cria seu personagem e vive da maneira que escolher, estudando, trabalhando, se relacionando, criando famílias e pagando contas. Desde o primeiro The Sims já se fazia tudo isso, com um sistema de construção que também permitia que cada player construísse sua própria casa dos sonhos. Com o tempo, expansões foram sendo lançadas, adicionando objetos, mais empregos e novas funcionalidades, e esse padrão se manteve em todos The Sims até o atual, The Sims 4.

A idealização a partir de um desastre:

Mas a história por trás da franquia começou bem antes do lançamento do primeiro game. O designer de games Will Wright perdeu sua casa para um incêndio em 1991, forçando-o a recomeçar sua vida do zero. Essa experiência lhe deu a ideia de adaptar essa experiência em um modelo virtual, sem a parte do desastre, é claro. Wright se inspirou em criar uma espécie de "casa de boneca" virtual, ou seja, uma brincadeira de faz de conta da vida real dentro de um computador. Sua proposta foi levada até os diretores da Maxis que tiveram muita pouca fé na ideia até a Eletronic Arts comprar a empresa em 1997, quando a mesa diretora se renovou e passou a ver uma grande oportunidade de dar sequência à franquia Sims iniciada por Sim City e que já tinha um sucesso.

A partir daí a idealização de Wright se fundiu aos Sims e resultou no primeiro The Sims, que, segundo Wright, tinha como objetivo inicial ser uma sátira da sociedade consumista estadunidense. Isso pode ser observado, por exemplo, na hierarquia de necessidades. Todos os Sims precisam se socializar, se divertir, comer, dormir se limpar e usar o banheiro, representando a visão de Wright sobre a sociedade americana. Quando não se paga contas, um cobrador vem a sua casa tomar pertences. Quando se morre, a morte vem lhe buscar. The Sims foi criado como uma sátira da vida, com elementos reais trazidos de forma mais leve, divertida e até mesmo cômica.

Relações homossexuais dentro do game: Um engano muito bem sucedido:

Ainda no desenvolvimento do primeiro game em 1998, o programador Patrick J. Barrett III foi responsável pela programação do sistema de relacionamentos. Acontece que chegou em sua mão um relatório ultrapassado por um simples erro de comunicação, relatório esse que não requeria nenhuma restrição para relacionamentos entre o mesmo sexo. Assim, Berret criou um sistema sem discriminação de sexualidade, permitindo formar qualquer casal de Sims, independente do sexo, morar na mesma, demonstrar afeto e demais ações. No final das contas, não se tratou de um sistema pensado em múltiplas sexualidades, apenas em não restringir nada nesse setor. Essa informação vem de uma entrevista concedida ao The New Yorker por Berret, na qual ele também conta que o "erro" foi indiferente no final das contas, com a equipe decidindo não mexer no que já estava feito. Isso, por sua vez, acarretou em uma grande repercussão do game, tanto que no trailer apresentado na E3 Expo 1999 de The Sims, um beijo gay é mostrado e fez com que o game ganhasse muita visibilidade, até mesmo porque esse tipo de liberdade em um simulador de vida foi um tanto quanto revolucionário para o final do século XX. No final, o erro gerou mais publicidade orgânica e críticas positivas do que repressão de conservadores.

The Sims, o primeiro:

O primeiro The Sims ainda era bidimensional - Imagem: Divulgação
O primeiro The Sims ainda era bidimensional - Imagem: Divulgação

O primeiro game da franquia foi lançado em 4 de fevereiro de 2000. O jogo recebeu sete pacotes de expansão e duas edições deluxe que incluíam conteúdo exclusivo. Esses pacotes de expansão eram uma maneira de adicionar conteúdo, itens e funcionalidades para o game conforme o tempo passava. Com isso, The Sims se mantia atualizado e atrativo. Cada pacote de expansão era como um novo jogo, mantendo a base do original e mantendo o save data. Em apenas dois anos, em 2002, The Sims atingia a marca de mais de 6 milhões de cópias vendidas, conquistando o marco de game de PC mais vendido da história na época. Em 2005, o jogo tinha 16 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

The Sims 2

O segudo jogo trouxe a câmera tridimensional e modelos 3D completamente refeitos - Imagem: Divulgação
O segudo jogo trouxe a câmera tridimensional e modelos 3D completamente refeitos - Imagem: Divulgação

Enquanto a Maxis publicou o primeiro jogo, The Sims 2 foi publicado pela Eletronic Arts em setembro de 2004. A sequência trazia um jogo completamente tridimensional, enquanto o primeiro possuía câmera fixa. Como novidade, um sistema de envelhecimento de Sims foi adicionado com sete estágios de vida, da infância até a terceira idade e morte. Sims também passaram a possuir personalidade, com aspirações, gostos e medos que podiam ser escolhidos durante a criação de Sims. Esse sistema afetava as relações entre Sims e criavam algumas opções de interação personalizadas. Dias da semana também foram adicionados, com férias e diferenciação de finais de semana, onde não se trabalha ou estuda.

Oito expansões foram lançadas para esse jogo, junto de nove pacotes de itens. The Sims 2 também recebeu uma loja online, com mais de 400 itens disponíveis para ser incluídos no jogo, alguns de graça, outros como prêmios.

The Sims 3

O terceiro jogo teve gráficos melhorados e mapa aberto - Imagem: Divulgação
O terceiro jogo teve gráficos melhorados e mapa aberto - Imagem: Divulgação

A EA lançou o terceiro jogo principal da franquia em junho de 2009, mas essa sequência já havia sido anunciada em novembro de 2006. O grande diferencial de The Sims 3 foi a abertura do mapa, onde se podia andar e interagir livremente com todo o mapa da cidade em questão, sem ter que carregar uma tela de lote em lote. Novas funções de criação de Sims foram adicionadas também, assim como ferramentas de construção. Mais interatividade foi incrementada no game através de um sistema de oportunidades, no qual se podia escolher aceitar ou recusar oportunidades de trabalho, sociais ou simplesmente aleatórias que chegavam ao Sim.

The Sims 3 também conquistou seu recorde, vendendo 1.4 milhões de cópias apenas na primeira semana e se tornando o maior lançamento de jogo de PC da história na época. Recebeu onze expansões e nove pacotes de itens.

The Sims 4

The Sims 4 trouxe novas mecânicas, como a expansão
The Sims 4 trouxe novas mecânicas, como a expansão "Vida na Ilha" - Imagem: Divulgação

O mais recente jogo da franquia foi anunciado em maio de 2013 e lançado em setembro de 2014. Enquanto o anúncio do game veio pela EA, o desenvolvimento ocorreu pela Maxis. The Sims 4 foge um pouco do mesmo universo dos jogos anteriores, que compartilhavam de famílias NPCs e cidades. The Sims 4 trouxe um novo universo e cortou o mapa aberto, trazendo de volta, em partes, o sistema de carregamentos por lotes. Não se é mais livre para andar livremente por todo o mapa, carros também foram excluídos do game como itens. No final das contas, The Sims 4 otimizou os gráficos e todos os elementos de criação, construção e de interação.

Foram oito pacotes de expansão até o momento, outros oito "Game Packs" (um novo tipo de DLC que traz novas funcionalidades, itens, mas é muito menor do que um pacote de expansão), e quinze pacotes de itens. O jogo também contou com atualizações que adicionaram conteúdo variado de maneira gratuita.

Linha do tempo de lançamentos:

2000

  • The Sims

2002

  • The Sims Online

2004

  • The Sims 2

2007

  • The Sims Life Stories
  • The Sims Pet Stories

2008

  • The Sims Castaway Stories
  • The Sims Carnival.

2009

  • The Sims 3

2011

  • The Sims Medieval
  • The Sims Social
  • The Sims FreePlay

2014

  • The Sims 4

2015

  • The Sims 4: Get Together
  • The Sims 4: Get To Work

2016

  • The Sims 4: City Living

2017

  • The Sims 4: Cats & Dogs

2018

  • The Sims Mobile
  • The Sims 4: Seasons
  • The Sims 4: Get Famous

2019

  • The Sims 4: Island Living
  • The Sims 4: Discover University