A Jabra lançou hoje (31) dois novos fones de ouvido Bluetooth TWS, o Elite 10 e o Elite 8 Active. O Elite 10 é ideal para reuniões e música, enquanto o Elite 8 Active foi desenvolvido para exercícios e trabalho. De acordo com Adamya Sharma, do SoundGuys, o Jabra Elite 10 sucede o Elite 7 Pro e o Elite 85t, enquanto o Elite 8 Active substitui o Elite 7 Active.

Elite 10 e Elite 8 Active são os novos fones de ouvido in-ear Bluetooth TWS da Jabra. Fonte: Jabra
Elite 10 e Elite 8 Active são os novos fones de ouvido in-ear Bluetooth TWS da Jabra. Fonte: Jabra

Jabra Elite 8 Active

Como o Elite 8 active é voltado para esportes, ele possui certificação IPX8, que atesta sua resistência a poeira e água, podendo ser submerso até 1,5m de profundidade. Sua case tambem tem certa resistência a respingos e poeira, graças à certificação IPX4. É interessante notar que, segundo a Jabra, o fone foi testado em água salgada e não houve problemas de funcionamento.

Outro ponto positivo para os praticantes de atividades físicas é o corpo emborrachado do Elite 8 Active, que proporciona um encaixe seguro nas orelhas. É provável que isso também ajude na sensibilidade aos comandos dados por toque.

Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Jabra Elite 8 Active. Fonte: Jabra
Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Jabra Elite 8 Active. Fonte: Jabra

De acordo com a Jabra, o Elite 8 Active possui um sistema de cancelamento de ruídos que se adapta automaticamente ao ambiente onde o usuário está através da utilização de um conjunto de 6 microfones. A empresa garante que o barulho causado pelo vento ao andar de bicicleta ou correr ao ar livre será atenuado de forma eficiente, proporcionando um som mais nítido.

A bateria do Elite 8 Active impressiona, podendo chegar a até 14 horas de reprodução contínua com o cancelamento de ruido (ANC) desativado. Caso o usuário ligue o ANC, esse tempo cai para 8 horas. Ainda assim, é uma capacidade impressionante comparando à grande maioria dos fones in-ear TWS.

Jabra Elite 10

Caso você utilize por horas seguidas e gosta de ativar o ANC para obter silêncio, o Jabra Elite talvez pode ter uma capacidade de bateria limitante. De acordo com a empresa, ao ativar o cancelamento de ruido ativo, o fone só é capaz de entregar 6 horas de reprodução contínua de música. Ao desligar o sistema de atenuação ativa de ruídos, o tempo sobe para 8 horas.

Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Jabra Elite 10. Fonte: Jabra
Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Jabra Elite 10. Fonte: Jabra

O corpo do Elite 10 não possui a certificação IPX8 como o Elite 8 Active, pois ele não foi feito para a prática de exercícios, sendo resistente a respingos de água e alguma poeira. Entretanto, em compensação, como ele foi pensado para trazer o melhor conforto possível, seu corpo tem um design semi-aberto (estrutura não é totalmente selada), que proporciona um conforto melhor ao escutar música e ao ativar o cancelamento de ruído ativo.

O cancelamento de ruído ativo do Elite 10 é mais avançado que o do Elite 8 Active, pois o fone de ouvido foi desenvolvido para a utilização em lugares como aviões, ônibus, escritórios, cafeterias, entre outros ambientes com ruídos advindos de vozes e motores.

Vídeo incorporado do YouTube

Lançamento e disponibilidade

O Jabra Elite 8 Active já está disponível para compra no site oficial da Jabra dos EUA por US$ 199 nas cores Caramel (caramelo), Navy (azul escuro), Black(preto) e Dark Grey (cinza escuro). Já o Jabra Elite 10 será lançado em setembro de 2023 por US$ 249 nas cores Cream, Cocoa, Titanium black, Gloss Black, Matte Black. Ainda não se sabe quando eles serão vendidos no Brasil e quais serão os valores.