Embora alguns digam que o Edifier WH-950NB seja uma alternativa barata ao Sony WH-1000XM4, eu discordo. Como você poderá conferir neste review, o headphone Bluetooth da Edifier possui algumas diferenças analisando todos os seus aspectos. Porém, não há como negar que ele é barato pelo que entrega. Confira a seguir a análise em detalhe do Edifier WH-950NB.

O Edifier WH-950NB é confortável? A construção é boa?

Review do headphone Bluetooth Edifier WH-950NB. Fonte: Vitor Valeri
Review do headphone Bluetooth Edifier WH-950NB. Fonte: Vitor Valeri

Um dos pontos mais fortes que considero neste headphone Bluetooth é o conforto. Ele me surpreendeu, pois mesmo sendo pesado, o seu peso é bem distribuído entre o arco (headband) e as ear pads ("almofadas"). Pude ficar com ele por horas sem sentir o desconforto que senti com o Sennheiser Momentum 4 Wireless, que publiquei o review recentemente.

Entretanto, devo mencionar que senti um isolamento passivo tão grande que em diversos momentos, quando não estava tocando nada, pude sentir a contração muscular ao movimentar a mandíbula. Somente ao relaxar a boca eu deixava de ouvir o som do meu corpo. Isso se deve a excelente vedação das ear pads para que o som não vase para fora.

Em termos de qualidade de construção, observei um grande esmero por parte da Edifier para transparecer que se trata de um produto "premium". Realmente o WH-950B é lindo e a sensação de toque nas ear cups (conchas) e no arco feito em metal passa a sensação de solidez.

Conforto e construção do headphone Bluetooth Edifier WH-950NB
Conforto e construção do headphone Bluetooth Edifier WH-950NB

Porém, mesmo com todos estes elogios a respeito da construção, devo dizer que há um certo receio sobre a durabilidade das ear pads, já que elas são feitas de pvc/pu que imita o couro. Geralmente esse tipo de tecido costuma descascar com o passar do tempo, por mais que se cuide para que isso não aconteça.

Como é o cancelamento de ruído ativo (ANC) do WH-950NB?

Após utilizar o WH-950NB por várias semanas, pude constatar que o cancelamento de ruído ativo (ANC) deste headphone Bluetooth da Edifier é mediano. Houve um momento em específico que tentei abafar o ruído advindo do aspirador de pó que estava em um cômodo ao lado de onde eu estava, mas o ANC foi ineficaz. Foi como se eu não estivesse com ele ativado.

O alcance e a estabilidade do Bluetooth são bons?

Outro ponto que me surpreendeu no WH-950NB da Edifier foi o quanto ele consegue manter a reprodução da música sem falhas mesmo eu estando a uma boa distância com várias barreiras. Houve momentos que eu estava a aproximadamente 10 metros de distância e com 4 paredes de barreira, mas o fone de ouvido continuou tocando.

Como são feitos os comandos do Edifier WH-950NB?

Os comandos do WH-950NB da edifier são feitos através de botões que controlam o volume, a reprodução das músicas, além dos modos ANC, ambiente e com tudo desligado.

Os comandos do headphone Bluetooth Edifier WH-950NB são feitos por botões físicos. Fonte: Vitor Valeri
Os comandos do headphone Bluetooth Edifier WH-950NB são feitos por botões físicos. Fonte: Vitor Valeri

A qualidade de som do WH-950NB é boa?

Ao colocar o WH-950NB nos ouvidos, senti um som abafado. Entretanto, após algum tempo utilizando o fone de ouvido, comecei a me acostumar com a sonoridade e não achei ruim no geral, embora não tenha me agradado tanto. Eu considero que este headphone tem uma resposta de frequência que tende para algo que não é equilibrado, mas ao mesmo tempo não é irritante, podendo por vezes se mostrar divertido.

Um ponto crítico, que afeta todo o restante da apresentação do WH-950NB, são os graves. Devido a uma atividade maior nos médio graves, há um volume excessivo na percepção das baixas frequências. Além disso, a atividade nessa região não é bem controlada e acaba afetando os médios e os agudos.

Como se não bastasse a questão da massa excessiva dos graves, praticamente não há peso na região dos sub-graves, deixando o som sem "chão". Você sente que há aquela falta de impacto e profundidade. Os graves no geram parecem lentos, gordos, sem definição e textura.

Se os médios fossem naturais, esse problema nos graves seria parcialmente compensado. Entretanto, infelizmente os médios do WH-950NB são recuados e as vozes parecem muito distantes e fechadas. Pensei em algum momento que o cantor estava cantando dentro de um banheiro com a porta fechada.

Para evitar que o som ficasse completamente a apagado, felizmente a Edifier deu um leve boost nos agudos, deixando-os levemente acima do normal. Isso fez com que houvesse um brilho legal, apesar de não ter extensão praticamente. Pelo menos os agudos não se apresentaram em momento algum estridentes, proporcionando uma audição calma, relaxante.

Em termos de palco sonoro, temos uma separação de instrumentos honesta, mas nada excepcional. Mas considerando o preço do headphone Bluetooth, é aceitável.

Conclusão

O Edifier WH-950NB pode ser um excelente custo-benefício para muitos, principalmente pelo conforto e qualidade de construção. Entretanto, tem alguns pontos que podem desagradar como o ANC que achei "fraco" e a sonoridade escura, apagada, com um volume excessivo nos graves e com médios recuados. Levando em conta o preço, não é uma escolha ruim, mas a sonoridade pode desagradar dependendo do seu gosto.