Os fones de ouvido TWS voltados para a prática de esportes estão cada vez mais populares no mercado. A característica principal para identificá-los é a presença de ear fins (ou ear hooks), uma espécie de gancho de silicone que se prende a house (corpo) dos fones e acompanham os sulcos do ouvido para fixar melhor a estrutura do fone no ouvido. O Reflect Aero é o mais novo in-ear True Wireless da JBL que conta com este acessório e pudemos analisá-lo para avaliar se ele realmente é bom.

Review do JBL Reflect Aero

Análise do fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS JBL Reflect Aero. Fonte: Vitor Valeri
Análise do fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS JBL Reflect Aero. Fonte: Vitor Valeri

Construção, conforto e encaixe

Um dos maiores destaques do JBL Reflect Aero é o seu corpo compacto. Ao encaixar o fone no ouvido, notei que o TWS ficou muito discreto na orelha. Porém, para ele não cair, é necessário colocar o in-ear Bluetooth de uma forma diferente da convencional.

Quando inseri pela primeira vez o Reflect Aero em meus ouvidos, tive dificuldade para fazer com que o lado esquerdo permanecesse encaixado no canal auditivo. A solução foi utilizar as ear fins (ou ear hooks), que citamos no início, para "travar" o fone nos sulcos da orelha. Para isso, bastou empurrar ear tip ("ponteira", "borrachinha") dentro do canal auditivo e em seguida girar o fone para frente, fazendo com que os "ganchos" encaixassem no sulco da orelha.

Encaixe do JBL Reflect Aero no ouvido. Fonte: Vitor Valeri
Encaixe do JBL Reflect Aero no ouvido. Fonte: Vitor Valeri

Senti que o encaixe na case não é tão firme e o fone de ouvido sai do lugar onde ficam os contatos com muita facilidade. Isso é ruim, pois caso o TWS fique mal posicionado, ele não irá recarregar a bateria. Já a fixação no ouvido é excelente e o Relfect Aero não se move quando está devidamente encaixado na orelha.

Em termos de conforto, notei que por alguns poucos minutos não há como notar problema algum com a maneira como o in-ear Bluetooth fica encaixado no ouvido. Entretanto, quando eu fiquei por pouco menos de uma hora utilizando o Reflect Aero, notei que a região do ouvido onde as ear fins ficavam posicionadas acabou ficando dolorida. Isso talvez possa mudar com o uso mais prolongado do fone, pois há a chance da peça (ear fins) dar uma "amaciada", ficar menos rígida.

Isolamento passivo (natural) e ativo (ANC)

O Reflect Aero da JBL ofereceu um isolamento passivo muito bom, pois o fone se encaixou de forma muito justa ao ouvido. Devido a esta capacidade, nem sempre senti a necessidade de ligar o cancelamento de ruido ativo (ANC) que o TWS possui. Além disso, ao ativar o Active Noise Cancelling, percebi que houve um bom desempenho na atenuação de ruídos constantes no ambiente, o que já era de se esperar, pois a tecnologia depende muito do nível de isolamento dos sons internos e externos (quanto menos o som "vazar", melhor).

Duração de bateria e carregamento

A bateria do Reflect Aero está na média de duração dos fones de ouvido TWS mais atuais. Com 8h de reprodução contínua ao desligar o ANC (Active Noise Cancelling) e 7h ao ativar o cancelamento de ruído ativo, o in-ear True Wireless permite que se escute música praticamente durante toda a média de horas de uma jornada de trabalho, por exemplo. Para recarregar a bateria da case leva duas horas.

Case de carregamento do JBL Reflect Aero. Fonte: Vitor Valeri
Case de carregamento do JBL Reflect Aero. Fonte: Vitor Valeri

Conectividade

Com Bluetooth 5.2, o Reflect Aero conta com os benefícios mais recentes trazidos para a tecnologia de transmissão sem fio como, por exemplo, o suporte a multiponto nativo, entre outros recursos que você pode conferir em nosso artigo. Infelizmente o TWS possui suporte somente ao codec de áudio Bluetooth SBC e AAC.

Qualidade de som

Em um primeiro contato com o Reflect Aero da JBL, as músicas que reproduzi passaram a impressão de que o fone de ouvido estava sendo capaz de entregar um áudio com muita resolução e ao mesmo tempo equilibrado, sem aqueles graves em excesso que geralmente encontramos em fones TWS. Entretanto, com um tempo maior de uso, percebi que a sonoridade deste fone na verdade não é neutra ou natural, como eu havia pensado antes.

A primeira coisa que notei foram os graves, que pensei serem controlados, mas na verdade eles não tinham força e corpo somente. Não consegui encontrar uma boa extensão e muito menos textura nas frequências mais baixas. Isso fez com que vozes e alguns instrumentos que dependem de um certo corpo nos graves, soassem magros, sem presença, tirando o envolvimento que a música costuma entregar em outros fones de ouvido.

Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS JBL Reflect Aero. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS JBL Reflect Aero. Fonte: Vitor Valeri

Logo em seguida, com um certo tempo ouvido, notei que o som estava cansando meus ouvidos, mesmo com os estilos musicais que sempre escuto, que incluem jazz, MPB, instrumentais e trilhas sonoras de filmes e séries. Infelizmente os agudos por vezes eram agressivos, embora em termos de extensão eles fossem bons. Isso é triste, pois senti um bom nível de detalhamento, uma boa separação de instrumentos e um palco sonoro honesto.

Um dos pontos que costumam me conquistar na sonoridade de um fone são os médios, mas o JBL Reflect Aero não se destacou neste quesito. Os médios ficam recuados na grande maioria das músicas se comparado aos graves e agudos, por mais que as baixas frequências sejam magras e não tenham tanta interferência nos médios, tirando a questão do corpo nas vozes, como mencionei.

O JBL Reflect é bom?

Infelizmente não consigo recomendar o JBL Reflect Aero tendo como base a experiencia que tive com este in-ear Bluetooth TWS. Não consegui encaixar com facilidade o fone em meu ouvido e demorei um certo tempo para descobrir a melhor forma de obter um bom selo, encaixe. Além disso, por ter sentido meus ouvidos doloridos em menos de uma hora, me passou a impressão de não ser um True Wireless tão confortável. Por fim, seu som, que deveria não ser agressivo, pois o praticante de esportes irá utilizá-lo por horas, não conseguiu atingir o objetivo. Considerando que o Reflect Aero custa R$ 959 no site oficial da JBL, prefiro recomendar o Sennheiser Sport True Wireless, que avaliei aqui no site.