A Bluetooth SIG (Bluetooth Special Interest Group) anunciou que finalmente concluiu o conjunto de especificações do LE Audio. Com isso, de acordo com a organização responsável por supervisionar o desenvolvimento dos padrões Bluetooth, será possível lançar produtos Bluetooth que irão suportar a tecnologia.

Atualmente, há duas grandes divisões de transmissão de sinais no Bluetooth, o Classic (Clássico) e o LE (Low Energy). Com a chegada do LE Áudio, a forma como é processado e enviado os sinais de áudio via Bluetooth mudará. Com esta tecnologia, será possível transmitir dados de áudio através das ondas de baixa potência e largura de banda do Bluetooth LE.

LE Audio: Onde é possível encontrar e como funciona?

A nova tecnologia LE Audio estará presente em dispositivos que contam com Bluetooth 5.2. Ou seja, é provável que uma atualização do firmware possa ativar o recurso em aparelhos mobile (exemplo: celulares e tablets) e wearables como fones de ouvido TWS e smardbands.

Graças ao aprimoramento do Bluetooth LE, foi possível lançar um novo codec de áudio Bluetooth, o LC3 (Low Complexity Communication Codec). Este novo codec realiza uma compressão do áudio ao transmiti-lo, assim como o SBC, codec básico e universal do Bluetooth Classic. Porém, de acordo com os seus desenvolvedores, apesar da nova tecnologia reduzir o bitrate a níveis mais baixos que o SBC, ela mantém uma qualidade razoavelmente boa, garantindo que o áudio seja enviado sem falhas mesmo em condições de muita interferência de ondas de rádio.

O codec LC3 possui uma variação no bitrate que vai de 160kbps até 345 kbps, enquanto o SBC abrange a faixa de 240kbps até 345 kbps. Se analisarmos os números, teoricamente o SBC seria melhor para transmitir um áudio de qualidade superior, sendo o LC3 o codec mais compacto já criado para transmissão de áudio. Entretanto o novo codec apresenta uma qualidade de som muito superior ao SBC, segundo o Bluetooth SIG, mesmo quando está transmitindo um bitrate inferior, obtendo uma alta pontuação nos testes de percepção padronizados da indústria, que vai de 0 a 5 (confira a metodologia de avaliação aqui).

Avaliação do áudio dos codecs de audio Bluetooth SBC e LC3 em diferentes bitrates. Fonte: Bluetooth SIG
Avaliação do áudio dos codecs de audio Bluetooth SBC e LC3 em diferentes bitrates. Fonte: Bluetooth SIG

O CEO do Bluetooth SIG, Mark Powell, diz:

Hoje é um dia de orgulho para a comunidade de membros do Bluetooth SIG. Nossos membros superaram os muitos desafios colocados a eles nos últimos anos para concluir o maior projeto de desenvolvimento de especificações da história do Bluetooth SIG. O LE Audio amplia os limites do que é possível para o mercado de áudio sem fio, incluindo a introdução do áudio de transmissão Auracast, um novo recurso Bluetooth que promete oferecer experiências de áudio que mudam a vida dos consumidores, aproximando amigos e familiares e tornando os locais públicos mais acessível e agradável para todos. Mal posso esperar para ver a inovação que a LE Audio traz.

Para quem ainda não sabe, o Auracast surgiu a partir do aprimoramento do Bluetooth LE Audio e permite a conexão ilimitada de dispositivos com receptor Bluetooth. Ou seja, com ele é possível transmitir, a partir de um único aparelho, dados em massa a múltiplos dispositivos mobile de uma só vez através da conexão Bluetooth. Com isso, você poderá, por exemplo, obter uma experiência de áudio mais imersiva em eventos, locais públicos, aeroportos e mais através de fones de ouvido ou caixas de som Bluetooth com suporte à tecnologia Auracast.

Funcionamento do Bluetooth Auracast. Fonte: Bluetooth SIG
Funcionamento do Bluetooth Auracast. Fonte: Bluetooth SIG

Expectativa de vendas com a implementação do novo LE Audio

Com a implementação do LE Audio, analistas disseram no Bluetooth Market Update de 2022 que, até 2026, as remessas anuais de fones de ouvido Bluetooth irão subir para 619 milhões, representando 66% de todos os fones de ouvido Bluetooth.