O Google anunciou a chegada do Fast Pair para smartwatches com Wear OS. Recentemente, com a atualização do ChromeOS 103, a empresa reforçou seu compromisso em trazer o recurso de conexão rápida com fones de ouvido Bluetooth para os Chromebooks (confira nossa matéria sobre o assunto aqui).

Durante a CES 2022, o Google anunciou que o recurso Fast Pair chegaria em breve para as TVs Android, Chromebooks e Wear OS. No changelog (resumo) das atualizações do sistema operacional para smartwatches diz que o Fast Pair está disponível para dispositivos com Wear OS.

Sobre o Fast Pair

O Fast Pair é um sistema desenvolvido pelo Google para a sincronização rápida e automática para fones de ouvido Bluetooth no Android e sistemas baseados em Android. Além de promover uma rápida conexão com o notebook, a tecnologia também vincula o in-ear ou headphone sem fio à conta Google do usuário, permitindo a sincronização rápida com qualquer dispositivo que tenha um sistema operacional do Google.

Sobre o Wear OS

O Wear OS é uma plataforma desenvolvida pelo Google para funcionar em relógios inteligentes, chamados de smartwatches. Trata-se de uma versão modificada do sistema operacional Android que é utilizada por diversos fabricantes como, por exemplo, Fossil, Mobvoi, Garmin, Samsung, entre outros.

A plataforma do Google para wearables foi pensada para sincronizar com smartphones, possibilitando assim a troca de informações e o ganho de funções através do processamento e aplicativos do celular. Um dos pontos centrais para a operação dos smartwatches que utilizam o Wear OS é o uso do Google Assistente, o assistente de voz virtual do Google feito para atender a comandos de voz do usuário através da captação de áudio de um microfone acoplado ao dispositivo.

Lançamento e disponibilidade

O Fast Pair foi disponibilizado no dia 24 de junho de 2022 através do lançamento da atualização do Wear OS via update do Google Play Services para a versão 22.24.