Os Sony LinkBuds S foram anunciados oficialmente pela Sony. Após diversos rumores sobre uma nova variante dos fones de ouvido TWS LinkBuds, a fabricante japonesa de equipamentos de áudio anunciou um novo modelo que possui um design parecido com os WF-1000XM4, os LinkBuds S. Desta vez, a empresa decidiu ir em um formato mais convencional para in-ears True Wireless, o que faz mais sentido considerando que ele possui cancelamento de ruído ativo (ANC ou Active Noise Cancelling).

No caso dos LinkBuds originais, algo difícil de compreender foi o funcionamento do cancelamento de ruído ativo, já que eles possuem um design totalmente aberto, como se fossem fones de ouvido do tipo earbud. Com o lançamento do LinkBuds S, acredita-se que o desempenho do ANC dos novos fones de ouvido seja superior comparado ao seu irmão menor. Entretanto, pela propaganda, a proposta dele parece ser um pouco diferente.

Volta ao design tradicional

Como foi dito acima, os LinkBuds S utilizam um design muito semelhante ao do WF-1000XM4, mas ao mesmo tempo tenta carregar a ideia principal dos LinkBuds originais, a de manter a comunicação com o "mundo", permitindo que o usuário ouça melhor o que está ao seu redor. Entretanto, o novo formato claramente mostra que o objetivo aqui foi melhorar tanto o isolamento passivo quanto o isolamento ativo, pois em ambos os casos é necessário que haja um selamento melhor do canal auditivo para ter menos interferências do ruído ambiente na música.

Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sony LinkBuds S. Fonte: Sony
Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sony LinkBuds S. Fonte: Sony

Os LinkBuds originais são um pouco mais leves (4,1g) que os LinkBuds S (4,8g), mas a diferença é de menos de 1g. Isso é estranho, já que no caso da versão original parece haver muito menos material por conta do buraco no centro do alto-falante.

Sony LinkBuds originais. Fonte: Sony
Sony LinkBuds originais. Fonte: Sony

Bateria e certificação IPX4

Assim como nos LinkBuds originais, os LinkBuds S possuem certificação IPX4, que atestam a resistência a respingos de água e suor. Entretanto, em termos de bateria, o LinkBuds S tem meia hora a mais de reprodução contínua comparado ao LinkBuds original, entregando 6h de música. A case dos novos fones TWS da Sony também tem uma duração de bateria maior, disponibilizando mais 14h de reprodução contínua para o in-ear True Wireless.

Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sony LinkBuds S. Fonte: Sony
Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sony LinkBuds S. Fonte: Sony

Conectividade

Em ambos os modelos, encontramos suporte ao Bluetooth 5.2. Entretanto, os LinkBuds S têm um codec de áudio Bluetooth que não está presente nos LinkBuds originais, o LDAC, considerado um dos mais avançados do mercado por entregar um alto fluxo de dados chegando a 990 kbps. Não se sabe o porquê este codec não foi utilizado nos LinkBuds originais já que ele foi desenvolvido pela própria Sony.

Fones de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sony LinkBuds S sendo utilizados em comercial da Sony. Fonte: Sony
Fones de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sony LinkBuds S sendo utilizados em comercial da Sony. Fonte: Sony

Através do acessório para TVs Sony WLA-NS7, vendido separadamente, é possível usufruir das tecnologias Dolby Atmos e 360 Spatial Sound. Trata-se de um transmissor Bluetooth proprietário desenvolvido pela Sony que permite a transmissão do áudio com as tecnologias de áudio espacial citadas.

Lançamento e disponibilidade

O fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sony LinkBuds S será lançado no dia 20 de maio de 2022 nas cores preta e branca por US$ 199,99 nos EUA. Infelizmente, ainda não se sabe ainda qual o valor e quando eles estarão disponíveis através da Multilaser, representante de vendas da Sony no Brasil.