Os fonoaudiólogos sempre nos dizem, quando fazemos o exame de audiometria, que avalia o estado da nossa audição, para evitar aumentar o volume do som ao escutar fones de ouvido ou caixas de som, além de tomar cuidado com locais que tenham fontes de ruído com altos níveis de decibéis. Mas como mensurar isso? Como ter noção de quando os sons estão realmente altos, além do seguro para a nossa saúde auditiva? Ao entender o que é decibel, iremos compreender parte disso.

É complicado avaliar algo que não sentimos ou vemos e é por isso que existem tantas formas de medir os sons. Através de diversos tipos de medições, é possível avaliar e descrever certas características das ondas sonoras. As formas mais básicas de medição são o alcance de frequência (frequency range), a resposta de frequência (frequency response) e o alcance dinâmico (dynamic range). Precisamos entender elas para saber onde que o decibel entra nessa história.

Alcance de frequência (frequency range)

O alcance de frequência ou frequency range, em inglês, geralmente é utilizado para dizer o quanto do espectro de som um fone de ouvido, caixa de som, microfone, respondem. Esta informação nos diz em quantos hertz (Hz) ou kilohertz (kHz) o diafragma começa e parar de responder, ou seja, os dois extremos, indo dos subgraves até os agudos. Evidentemente isso não nos diz sobre a qualidade de um produto, pois não há como saber a resposta que o equipamento será capaz de produzir durante a passagem pelos graves, médio graves, médios, médio agudos.

Resposta de frequência (frequency response)

A resposta de frequência ou frequency range, em inglês, é utilizada para saber como é a resposta aos sons de um fone de ouvido, caixa de som, microfone, a cada faixa de frequência do espectro do som. Desta forma, é possível saber a capacidade do produto de áudio para reproduzir subgraves, graves, médio graves, médios, médio agudos e agudos. Entretanto, isto ainda não é o suficiente para saber o comportamento de fato do equipamento de áudio, pois não há como saber, por exemplo, qual a velocidade de resposta do diafragma e seu decay (para saber mais sobre o assunto, leia este artigo).

Frequency responde (resposta de frequência ) do headphone Sennheiser HD800. Fonte: Superbestaudiofriends
Frequency responde (resposta de frequência ) do headphone Sennheiser HD800. Fonte: Superbestaudiofriends

Alcance dinâmico (dynamic range)

Quando medimos o alcance dinâmico (dynamic range ou DR), utilizamos a unidade de medida decibel(dB). O DR, também chamado de intervalo dinâmico, é a diferença entre os maiores e menores níveis de decibéis em uma música. Essa mesma distância entre níveis de decibel diz também a profundidade de bits, onde, por exemplo, 96db equivale a 16 bits e 144db equivale a 24 bits.

Alcance dinâmico (dynamic range). Fonte: urm.academy
Alcance dinâmico (dynamic range). Fonte: urm.academy

O que é o decibel?

Os decibéis são uma unidade de medida utilizada para determinar o alcance dinâmico do som (dynamic range) e aumentam exponencialmente ao invés de forma linear, ou seja, se você tem um aumento de 10 dB no volume, aquele som é 10 vezes mais alto, enquanto um aumento de 20 dB é 100 vezes mais alto.

O alcance dinâmico (DR) e os decibéis

Os decibéis aumentam exponencialmente ao invés de forma linear, ou seja, se você tem um aumento de 10 dB no volume, aquele som é 10 vezes mais alto, enquanto um aumento de 20 dB é 100 vezes mais alto. O nosso ouvido possui uma sensibilidade que varia entre 0 dB (silêncio) até aproximadamente 120 dB (som extremamente alto, que chega a causar dor). Além disto, a nossa capacidade de perceber mudanças no volume é de 1 dB, ou seja, o alcance dinâmico (dynamic range ou DR) do ouvido humano é de 20 bits, que equivale a 120 dB. Entretanto, é um fato que você não pode ouvir um som nessa altura por muito tempo, pois isso causaria danos irreversíveis como você pode ver abaixo.

Tabela retirada do anexo N.º1 da NR15. Fonte: trabalho.gov.br
Tabela retirada do anexo N.º1 da NR15. Fonte: trabalho.gov.br

O mascaramento das frequências e o volume alto

Além do fato de termos de lidar com o nível excessivo de decibel, à medida que se aumenta o volume, ocorre o mascaramento das frequências mais altas (agudos) em nosso ouvido. Ou seja, quanto mais alto o som estiver, menor será a sua capacidade de audição.

Quanto maior o volume, mais o som é mascarado e assim perdemos a percepção dos sons mais baixos. Fonte: hyperphysics
Quanto maior o volume, mais o som é mascarado e assim perdemos a percepção dos sons mais baixos. Fonte: hyperphysics

Quando colocamos um volume que gera 80dB, há uma perda dos sons abaixo de 40dB na música. Quando o som está excessivamente alto, há uma presença maior de graves do que agudos, isso acontece porque os níveis altos de decibel fazem com que as altas frequências (agudos) sejam mascaradas, mas não as baixas (graves).

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: