A tão esperada revisão do famoso DAC/amp portátil Mojo da britânica Chord Electronics foi lançada! Embora a carcaça tenha tido poucas mudanças, o Mojo 2 oferece um novo chip FPGA da Xilinx, conexão USB-C, mais passos de volume, uma eficiência energética melhor e o "UHD DSP", o 1º DSP sem perdas do mundo.

O Chord Mojo 2 se enquadra em uma das 3 melhores alternativas de sistemas portáteis de fones de ouvido. Trata-se de um DAC/amp compacto capaz de oferecer uma qualidade superior à de um DAP (Digital Audio Player) de mesmo valor. Sua estrutura é inteiramente feita em alumínio tem um volume semelhante à de um mouse de PC, facilitando o seu transporte.

Mojo 2 é finalmente lançado

O Mojo 2 utiliza um novo chip FPGA da Xilinx, o Artix-7, que, segundo a fabricante, possui "o mais alto desempenho por watt de fábrica". De acordo com a Chord Electronics, eles utilizam há mais de 20 anos, de forma exclusiva, circuitos programáveis para entregar o melhor desempenho possível para o DAC (digital to analog converter ou conversor digital para analógico).

Novo chip FPGA Xilinx Artix-7 do DAC/amp Chord Mojo 2. Fonte: Chord Electronics
Novo chip FPGA Xilinx Artix-7 do DAC/amp Chord Mojo 2. Fonte: Chord Electronics

Entrada USB-C

Com a adição de uma entrada USB-C, o Mojo 2 permite que o usuário conecte o DAC/amp há celulares Android, iPhones, notebooks e MacBooks, sem a necessidade de dongles ("adaptadores"). Entretanto, para manter a compatibilidade com o streamer portátil Poly, desenvolvido pela Chord Electronics, foi mantido a porta micro USB para carregamento.

Entrada USB-C do DAC/amp Chord Mojo 2. Fonte: Chord Electronics
Entrada USB-C do DAC/amp Chord Mojo 2. Fonte: Chord Electronics

Mais passos de volume

Sgundo o site WhatHifi, a faixa de controle de volume foi expandida de +18 para -108, possibilitando um ajuste mais fino. Com isso, fica mais confortável encontrar um nível de volume ideal para cada música.

UHD DSP: O 1º DSP sem perdas do mundo

De acordo com a Chord Electronics, ela está sendo a primeira empresa a lançar um DSP sem perdas no mundo. Chamado de "UHD DPS", segundo o WhatHifi, o sistema possui "um núcleo DSP personalizado de 104 bits rodando a 705/768 kHz".

UHD DSP do DAC/amp Chord Mojo 2. Fonte: Chord Electronics
UHD DSP do DAC/amp Chord Mojo 2. Fonte: Chord Electronics

Lançamento e disponibilidade

O DAC/amp portátil Chord Mojo 2 já está disponível por £ 449 (US$ 725/AU$ 899).