Nos últimos dois anos, a Sennheiser claramente decidiu investir pesado nos fones de ouvido in-ear Bluetooth True Wireless, também conhecidos como fones TWS. No início de 2020, a fabricante alemã de produtos de áudio lançou a segunda geração de seu único TWS na época, o Sennheiser Momentum True Wireless 2 (confira o review aqui). No mesmo ano, em setembro, foi lançada então uma versão mais humilde (baixo custo), o CX 400BT. Agora, em 2021, a empresa revelou em junho o substituto do fone de ouvido que não fazia nem uma no que tinha estreado no mercado, o CX True Wireless (confira o review aqui). Surpreendentemente, a companhia anunciou o que é, basicamente, uma versão do CX True Wireless com um sistema de cancelamento de ruído ativo (ANC ou active noise cancelling) presente.

Do Sennheiser CX 400BT para o CX True Wireless, os principais aprimoramentos foram a presença da certificação IPX4, que atesta a resistência contra suor e água, e o Bluetooth 5.2, que traz diversas melhorias e novas funcionalidades para a tecnologia (saiba mais sobre aqui). Quando comparamos o CX True Wireless com o CX Plus True Wireless, vemos que foi o codec de áudio Bluetooth aptX "standard" foi trocado pelo aptX Adaptive (entenda quais as diferenças aqui). Outra diferença, como foi citado acima, é a presença do ANC, acarretando consequentemente a diminuição da autonomia da bateria (27h contra 24h, considerando a capacidade da célula de íons lítio do fone de ouvido e da case de carregamento).

Design volta a ser como na primeira geração da série CX

Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser CX Plus True Wireless. Fonte: Sennheiser
Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser CX Plus True Wireless. Fonte: Sennheiser

Outra mudança que se nota ao analisar as imagens de promoção do Sennheiser CX Plus True Wireless é o design semelhante ao do CX 400BT, com um fundo espelhado e a logo em destaque (com cor diferente do fundo). No CX True Wireless, lançado no meio deste ano, o corpo é inteiro de uma única cor e sua pintura é toda fosca.

Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser CX True Wireless. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser CX True Wireless. Fonte: Vitor Valeri

Certificação IPX4 e formato do fone de ouvido são mantidos

Caso a sua preocupação seja a presença da certificação IPX4 para a prática de exercícios, fique tranquilo, pois esta característica foi mantida no Sennheiser CX Plus True Wireless. Além disso, o formato, ao que parece, também foi preservado e mantém um excelente fit (encaixe), como é mencionado em nosso review do CX True Wireless.

Lançamento e disponibilidade

O fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser CX Plus True Wireless será lançado nos EUA no dia 28 de setembro de 2021 nas cores preta e branca por US$179. Há uma diferença de aproximadamente US$50 entre o novo lançamento da alemã e o Sennheiser CX True Wireless. Será que o ANC vale tanto a pena considerando que o isolamento passivo do CX True Wireless já é excelente, como é dito em nosso review do fone de ouvido? Fica a reflexão.

Case do fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser CX Plus True Wireless. Fonte: Sennheiser
Case do fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser CX Plus True Wireless. Fonte: Sennheiser

Infelizmente ainda não há uma data exata para o lançamento do TWS Sennheiser CX Plus True Wireless no Brasil. Fique atento para mais novidades no Oficina da Net! Confira abaixo um vídeo promocional do Sennheiser CX Plus True Wireless: