No meio de fevereiro deste ano, imagens do novo fone de ouvido TWS da Sony, o WF-1000XM4, foram vazadas. Agora, o sucessor do true wireless WF-1000XM3 teve a confirmação de que irá utilizar Bluetooth 5.2 (saiba quais os principais benefícios desta versão Bluetooth aqui).

Confirmado pelo site thewalkmanblog, o Bluetooth Special Interest Group (SIG) e o FCC (Federal Communications Commission) cerificaram o Sony WF-1000XM4 com o código "YY2948" confirmando o suporte do fone de ouvido ao Bluetooth 5.2.

Certificação do Sony WF-1000XM4 no FCC. Fonte: thewalkmanblog
Certificação do Sony WF-1000XM4 no FCC. Fonte: thewalkmanblog

A parte ruim desse vazamento vem com a confirmação de que "não haverá suporte para aptX ou aptX HD". Entretanto, acredita-se que o LDAC (codec de alta qualidade desenvolvido pela Sony presente em vários smartphones Android) esteja presente no Sony WF-1000XM4.

Além de contar com ANC, o novo TWS da Sony provavelmente terá suporte também ao formato 360 Reality Audio, desenvolvido pela Sony, além de contar com o chip DSEE Extreme, presente no headphone WH-1000XM4.

Lançamento e disponibilidade

Infelizmente a Sony ainda não revelou nada oficialmente sobre seus novos fones de ouvido TWS. Ou seja, ainda não há estimativa para quando os fones serão lançados, mas considerando que eles já passaram pela certificação do FCC, que normalmente é a etapa final do desenvolvimento, em breve teremos mais detalhes sobre o fone de ouvido.

O site thewalkmanblog acredita que o Sony WF-1000XM4 poderá ser lançado na IFA 2021 ou nos dias 26/27 de setembro, quando termina a confidencialidade da certificação.

Embora a Sony tenha tirado toda a sua linha de produtos de áudio do Brasil, creio que ainda haverá pessoas e empresas que irão trazer os fones de ouvido da japonesa para o país. O que você achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!