A THX é uma empresa fundada em 1983 por George Lucas com o objetivo de garantir a qualidade das trilhas sonoras dos filmes do estúdio Lucasfilm. Ou seja, o THX não é uma tecnologia e sim uma certificação de qualidade, uma forma de garantir que o áudio soará o mais próximo possível das intenções do engenheiro de mixagem. Comprada em 2016 pela Razer, hoje foi lançado um DAC/amp USB portátil com sua certificação, THX, chamado THX Onyx, feito para ser utilizado em dispositivos mobile como smartphones, tablets e notebooks com o objetivo de oferecer uma qualidade de som maior aos fones de ouvido.

O THX Onyx é um "dongle" desenvolvido, de acordo com seus desenvolvedores, para "empurrar" fones com impedância entre 22 Ohms e 600 Ohms através de um conector P2 (3,5mm). O dispositivo possui conector USB-C e vem com adaptador USB-A para utilização no computador, mas é possível utilizado em dispositivos com iOS (iPhone) através de um adaptador para lightning (vendido separadamente).

DAC/amp USB THX Onyx. Fonte: Razer
DAC/amp USB THX Onyx. Fonte: Razer

O primeiro DAC/amp da categoria a utilizar um amplificador AAA-78

A THX desenvolveu um amplificador chamado AAA-78, que possui a topologia com maior potência dentro do design de áudio acromático da empresa e este foi implementado no THX Onyx. De acordo com a companhia, com o seu amplificador é possível obter a mesma potência de saída de um DAC/amp de mesa para desktop. Segundo a THX, a tecnologia é capaz de reduzir a distorção harmônica, intermodulação e crossover em até 40dB, obtendo assim um nível de ruído e distorção baixíssimos.

DAC utilizado e suporte ao MQA

O Onyx possui um DAC ESS ES9281PRO, além da capacidade de descompactar arquivos MQA para a qualidade nativa no serviço de streaming de músicas Tidal.

DAC/amp USB THX Onyx. Fonte: Razer
DAC/amp USB THX Onyx. Fonte: Razer

Lançamento e disponibilidade

O DAC/amp USB THX Onyx já está disponível nos EUA e na Europa por US$200 e €210, respectivamente.