Provavelmente a grande maioria das pessoas já enfrentou problemas ao comprar um fone de ouvido com microfone, mais conhecido como headset, e se deparar com um som (volume) baixo e/ou com ruído de fundo. Saiba que na grande maioria das vezes o problema não está no fone de ouvido em si, mas onde você o está conectando e em que condições está sendo feito isto. Os maiores causadores destes "defeitos" que ocorrem nos fones de ouvido são o eletromagnetismo e potência de saída baixa.

Porque o som (volume) do fone de ouvido (headset) está baixo?

Na grande maioria das vezes, o grande problema que ocorre é que em nossos smartphones, notebooks e desktops (computadores de mesa), a qualidade da amplificação é o elo mais fraco do circuito responsável pelo áudio. Com isto, temos um som por vezes baixo, sem corpo, distorcido, entre outras consequências mais.

Geralmente, fone de ouvido do tipo in-ear (intra-auriculares) ou earbuds (leia aqui sobre alternativas para aqueles que não se adaptaram aos intra-auriculares), geralmente não tem problemas com volume baixo. Entretanto, quando partimos para fones de ouvido do tipo on-ear (supra-aural) ou over-ear (circunaural ou headphone), o som pode ficar baixo dependendo da fonte que utilizamos (dispositivos responsáveis pela reprodução da música, áudio de jogos, filmes, entre outros). O motivo de haver tal diferença se deve a impedância e a sensibilidade. Se o fone de ouvido tiver, por exemplo, uma sensibilidade abaixo de 100 Db @ 1mW e uma impedância de 120 Ohms ou mais, uma amplificação de melhor qualidade será muito bem-vinda e poderá trazer uma melhora significativa no som.

Atenção: Não confunda volume com palco sonoro (soundstage), que é a forma como é reproduzido o espaço da gravação original percebendo sua largura, altura e profundidade juntamente com o posicionamento dos instrumentos dentro dele. Um fone de ouvido do tipo over-ear naturalmente tem um soundstage maior comparado a um intra-auricular devido a sua arquitetura (para saber mais a fundo sobre as diferenças, acesse este artigo).

O que fazer quando o som (volume) do fone de ouvido (headset) está baixo?

Volume nada mais é do que o resultado que temos ao amplificar devidamente o sinal analógico após a informação digital ser convertida pelo DAC (digital to analog converter ou conversor digital para analógico). Um som bem amplificado geralmente irá proporcionar uma boa dinâmica (diferença entre faixas do som que estão mais proeminentes na música, a diferença entre as gradações de volume) ao áudio do fone de ouvido, melhorando o corpo (destaque do timbre de determinado instrumento, onde o som se faz mais presente, a frequência do espectro sonoro onde é mais fácil de identificá-lo) e extensão (até onde o fone de ouvido consegue reproduzir, de forma audível, determinada faixa de frequência antes de desaparecer) das frequências (graves, médios e agudos). Com um equipamento que possua uma boa qualidade de amplificação, isso será uma tarefa fácil.

DAC/amp FiiO K5 Pro. Fonte: Henrique Lira
DAC/amp FiiO K5 Pro. Fonte: Henrique Lira

Dispositivos com boa amplificação geralmente ficam fora da estrutura de um computador ou celular. A alternativa mais prática e barata para obtê-los é através dos DAC/amps, que nada é do que placas com um (ou mais) chip DAC trabalhando lado a lado com um circuito de amplificação. Para entender melhor sobre o que muda nos fones de ouvido com uma amplificação de qualidade, acesse este artigo.

Porque meu fone de ouvido (headset) está com ruído de fundo?

O ruído de fundo em fones de ouvido pode surgir por diversas causas, mas as mais comuns são as relacionadas ao campo eletromagnético e a falta de aterramento na tomada. Para tentar resolver isto, uma alternativa é utilizar um DAC/amp USB, pois nossos notebooks e desktops (computadores de mesa) geram um campo eletromagnético ao funcionarem, gerando assim interferências no som. Pelo fato de o DAC/amp ser um dispositivo externo, você pode movê-lo para longe deste campo.

Entretanto, mesmo utilizando um dispositivo externo para o processamento do áudio, você ainda pode ter problemas com ruídos de fundo. Um dos motivos para isto ocorrer pode ser a falta de uma tomada aterrada. O aterramento da casa também é importante para absorver a energia estática que acumula nas estruturas dos equipamentos. Além disso, o fio terra é importante para que os aparelhos eletrônicos tenham uma tensão de referência, no caso uma tensão nula (=0V), para dessa forma funcionar de maneira correta.

Imagem ilustrativa de interferência no áudio causada por ruídos advindos de eletromagnetismo.
Imagem ilustrativa de interferência no áudio causada por ruídos advindos de eletromagnetismo.

Se mesmo com aterramento o ruído persistir, outro aspecto a se observar é os cabos utilizados. Ao utilizar cabos sem blindagem (proteção contra ondas eletromagnéticas), os sinais que trafegam no ambiente podem interferir na transferência de sinal.

É interessante também que os equipamentos de áudio não fiquem próximos de equipamentos transmissores de sinal Wi-fi, pois isso também poderá causar interferências. Ou seja, deixe seu DAC/amp longe de roteadores Wi-fi, modems, acess points (AP), transmissores Bluetooth, entre outros dispositivos emissores de ondas.

Conclusão

Dependendo do modelo do fone de ouvido que você utilizar, um DAC/amp poderá ser de grande valia tanto para acabar com possíveis problemas de ruído de fundo quanto para evitar que o som fique muito baixo e com desempenho abaixo do aceitável.

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: