Fundada em 1979 em Paris, França, a Focal começou sua história desenvolvendo caixas de som e por muito tempo foi assim. Porém, pouco mais de 3 décadas depois, mais especificamente em 2012, a empresa começou a se aventurar no mundo dos fones e lançou o Spirit One. Entretanto, o primeiro fone desenvolvido pela companhia não fez tanto sucesso, até que quatro anos depois, em 2016, ela lançou o fone que faria ela realmente entrar no mercado de headphones, o Focal Utopia.

Embora o Focal Utopia (headphone aberto ou open-back) tenha sido, e ainda é, um dos melhores fones já produzidos pela francesa, seu preço elevado era proibitivo para a grande maioria dos consumidores. Então, dois anos depois de seu lançamento, em 2018, a empresa lançou o Elegia (headphone fechado ou closed-back) por US$899. Agora, em 2021, a companhia decidiu lançar o sucessor do Elegia, o Focal Celestee, que também é um fone de ouvido fechado, porém com outras cores e com, provavelmente, uma qualidade de som aprimorada.

Headphone Focal Celestee. Fonte: Focal
Headphone Focal Celestee. Fonte: Focal

Como é de costume, o Celestee apresenta um acabamento primoroso, assim como seus irmãos, e chega com ear pads ("almofadas"), headband e ear cups ("conchas") de couro semianilina (semi-aniline leather). Além disso, é um headphone fácil de empurrar provavelmente devido a sua impedância de 35 Ohms e sensibilidade de 105dB SPL/1 mW (@ 1 kHz), não necessitando de uma amplificação forte.

O novo headphone closed-back da Focal possui um driver dinâmico de 40mm feito com uma liga de Alumínio/Magnésio e promete excelente extensão nos graves, além de um bom equilíbrio tonal. Seus drivers de domo em formato de "M" em conjunto com um tratamento acústico interno foram desenvolvidos para evitar ressonâncias indesejáveis e proporcionar médios e agudos precisos.

Características do headphone Focal Celestee. Fonte: Focal
Características do headphone Focal Celestee. Fonte: Focal

Lançamento e preço

O headphone fechado (closed-back) Focal Celestee estará disponível para venda no final de fevereiro por US$990. Para mais informações, acesse o site oficial aqui.