A grande maioria dos fones de ouvido do tipo in-ear costuma ter uma boa fixação no ouvido, mas dependendo da situação, ela pode falhar. É o caso dos fones de ouvido Bluetooth totalmente sem fio, mais conhecidos como True Wireless ou TWS (True Wireless Stereo), onde por vezes, são utilizados para a prática de esportes, que exige um encaixe bem firme ao canal auditivo. Um dos modelos de fones TWS que mais tem recebido reclamações devido ao encaixe são os Airpods Pro, que não custam muito esforço para caírem do ouvido.

O problema de queda dos AirPods Pro foi tão grande que empresas chegaram a lançar acessórios para segurá-los, os "AirPods Holder". Muitos usuários chegaram a perder um lado de seus Airpods ou danificá-los, mas não há a necessidade de comprar estes tipos de produtos se você souber como funciona o encaixe de um fone intra-auricular (in-ear) no canal auditivo e o que fazer para obter o encaixe ideal. O primeiro passo, é entender a interação entre as ear tips e o seu ouvido.

Porque as ear tips (ponteiras, borrachinhas) feitas pela Apple podem não ser as ideais para você

Eartips de silicone. Fonte: Vitor Valeri
Ear tips de silicone. Fonte: Vitor Valeri

Tanto a Apple quanto outros fabricantes tentam utilizar a melhor ear tip (ponteira, borrachinha) para os seus fones, porém, este esforço não irá adiantar se não houver um bom encaixe, uma boa vedação, no seu ouvido. Caso não haja um bom fit, selamento, do canal auditivo da pessoa, o som irá "vazar" e teremos uma perda significativa das frequências graves, fazendo com que só os médios e agudos se sobressaiam. Daí a ideia dos fones in-ear custom, que não possuem ear tips, pois são feitos a partir do molde do canal auditivo do usuário ou a ideia de se experimentar diferentes tamanhos de ear tips ou ainda utilizar ear tips de outros fabricantes.

O objetivo de se utilizar a ear tip de outro fabricante, é tentar encontrar o projeto ideal de material e formato para o seu ouvido. Como cada pessoa possui um formato de canal auditivo diferente, haverá diferentes resultados no encaixe, onde certas ear tips serviram para uns, mas para outros será inútil. Para entender a fundo os fatores que influenciam no desempenho das ear tips, acesse o artigo "Saiba como as eartips e pads influenciam no som do fone".

Experimente tamanhos diferentes de ear tips (ponteiras, borrachinhas)

Eartips Sony hybrid
Ear tips Sony hybrid.

É importante experimentar diferentes tamanhos de ear tips para que você consiga um bom encaixe, evitando quedas, e para se obter um bom isolamento tanto passivo, proporcionado pela estrutura do fone, quanto ativo, gerado através do ANC. O seu ouvido direito não tem o mesmo formato do esquerdo, consequentemente poderá haver a necessidade de se utilizar uma ear tip maior de um lado e menor de outro (não há problema nenhum em fazer isto, "segure" o seu TOC caso tenha).

O ANC é severamente afetado quando os AirPods estão mal encaixados. Isso ocorre porque o microfone responsável por captar o som interno (música ou algum áudio que o usuário esteja ouvindo), irá captar o som externo ("barulho"), confundindo assim o chip responsável por processar o áudio e dar prosseguimento ao cancelamento do ruido externo. Desta forma, o cancelamento de ruido irá falhar, pois mesmo que o microfone externo capte o som ambiente para ser processado, não será possível separá-lo do som gerado pela música, consequentemente gerando um péssimo desempenho no cancelamento de ruido. Para saber mais a fundo sobre o cancelamento de ruido ativo (ANC), acesse o artigo "Como funciona o cancelamento de ruído passivo e ativo (ANC)?".

Saiba escolher a ear tip (ponteiras, borrachinhas) certa

Existem hoje no mercado empresas especializadas na fabricação de ear tips. Seus desenvolvedores analisam quais materiais escolher e em que formato farão as ear tips para que os usuários tenham um encaixe firme no ouvido e ao mesmo tempo não tenha uma alteração negativa na sonoridade do fone in-ear. Mesmo com a Apple criando uma ponteira proprietária, estas companhias criaram uma versão especificamente para os AirPods Pro.

Abaixo há indicações de ear tips feitas em silicone, espuma e até a junção de silicone e espuma. O ponto positivo das ponteiras de silicone é o fato de que podem ser facilmente laváveis, proporcionando uma maior higiene e durabilidade. Já as ear tips de espuma proporcionam um isolamento do ruido externo muito grande, porém não são duráveis pois com o tempo elas vão sujando e não há maneira de limpá-las, ou seja, são produtos descartáveis (por este motivo se vende pacotes em grandes quantidades). Teoricamente o melhor dos dois mundos seria a junção do silicone e da espuma, mas a rigidez destas podem não servir para todos os tipos de ouvidos.

Posicione corretamente os fones de ouvido

Fone in-ear Audio Technica ATH-CK350M. Fonte: Vitor Valeri
Fone in-ear Audio Technica ATH-CK350M. Fonte: Vitor Valeri

Não basta simplesmente enfiar o fone de ouvido no seu canal auditivo, pois dependendo do formato do seu ouvido, ele irá acabar expulsando os AirPods Pro da sua orelha. Para saber o procedimento correto para posicionar os fones da Apple no ouvido, siga as instruções e dicas do tutorial "Como posicionar da melhor forma fones in-ear (intra-auriculares ou IEMs) no seu ouvido".

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: