A Qualcomm já colaborou significativamente para a evolução da qualidade de áudio dos fones de ouvido sem fio Bluetooth através do desenvolvimento dos codecs de áudio Bluetooth aptX. Entretanto, a empresa quer ir além e anunciou hoje, durante o evento virtual da IFA 2020, o Adaptive Active Noise Cancellation (Cancelamento de Ruído Ativo Adaptável), uma tecnologia que realiza ajustes em tempo real de forma automática no nível do bloqueio de sons do ambiente e mais.

O Adaptive Active Noise Cancellation (AANC) desenvolvido pela Qualcomm é capaz de se adaptar a qualquer forma de encaixe dos fones de ouvido nos ouvidos do usuário, além de se adaptar ao som de acordo com o que está sendo reproduzido (música ou áudio de uma ligação do celular). Resumidamente, a empresa pretende oferecer às fabricantes uma solução flexível de ANC para os seus fones do tipo True Wireless (TWS).

O relatório anual de chipsets feito pela empresa, que se baseia em uma pesquisa de 5000 clientes nos EUA, Reino Unido, China, Alemanha e Japão, mostra que a demanda por cancelamento de ruído ativo nos fones de ouvido sem fio Bluetooth está aumentando a cada ano que passa. De acordo com a pesquisa, o ANC figura agora entre as características mais exigidas pelos consumidores de fones TWS (qualidade de som, duração de bateria, preço e experiência do usuário).

Onde é possível obter o Adaptive Active Noise Cancellation (AANC)

Atualmente, o AANC está disponível somente no chip de áudio Bluetooth Qualcomm QCC514x. Além da nova funcionalidade, o novo hardware ainda promete suporte a assistentes de voz, qualidade de áudio "premium", bateria "estendida" e mais.

Segundo a Qualcomm, para que o ANC funcione adequadamente, é necessário que haja um bom selo (encaixe dos fones de ouvido in-ear), para que não ocorra o "vazamento" do som, altere a acústica e perca o isolamento natural (isolamento passivo). Pensando nisso, a tecnologia de ANC adaptável surgiu e promete se ajustar a qualquer tipo de encaixe nos ouvidos. Durante o lançamento dos Airpods Pro, a Apple apresentou uma proposta parecida, chamada de "equalização adaptativa", onde o fone ajustaria o nível de ANC realizando medições 200 vezes por segundo, porém era necessário um teste prévio antes de utilizar os fones TWS da "maçã", algo que não é exigido pela tecnologia da Qualcomm.

Disponibilidade

Infelizmente ainda não há nenhum modelo de fone True Wireless (TWS) que possui a nova tecnologia de cancelamento de ruído adaptativo, mas é provável que em breve comecem a surgir novos modelos com a novidade.