Qualcomm anuncia tecnologia de cancelamento de ruído adaptável automático

Hoje foi anunciado pela Qualcomm uma nova tecnologia para seus novos chips de áudio Bluetooth, o cancelamento de ruído adaptável (AANC). Entenda como irá funcionar!

Banner de anuncio da tecnologia de cancelamento de ruído adaptável automático.
Banner de anuncio da tecnologia de cancelamento de ruído adaptável automático.

A Qualcomm já colaborou significativamente para a evolução da qualidade de áudio dos fones de ouvido sem fio Bluetooth através do desenvolvimento dos codecs de áudio Bluetooth aptX. Entretanto, a empresa quer ir além e anunciou hoje, durante o evento virtual da IFA 2020, o Adaptive Active Noise Cancellation (Cancelamento de Ruído Ativo Adaptável), uma tecnologia que realiza ajustes em tempo real de forma automática no nível do bloqueio de sons do ambiente e mais.

O Adaptive Active Noise Cancellation (AANC) desenvolvido pela Qualcomm é capaz de se adaptar a qualquer forma de encaixe dos fones de ouvido nos ouvidos do usuário, além de se adaptar ao som de acordo com o que está sendo reproduzido (música ou áudio de uma ligação do celular). Resumidamente, a empresa pretende oferecer às fabricantes uma solução flexível de ANC para os seus fones do tipo True Wireless (TWS).

O relatório anual de chipsets feito pela empresa, que se baseia em uma pesquisa de 5000 clientes nos EUA, Reino Unido, China, Alemanha e Japão, mostra que a demanda por cancelamento de ruído ativo nos fones de ouvido sem fio Bluetooth está aumentando a cada ano que passa. De acordo com a pesquisa, o ANC figura agora entre as características mais exigidas pelos consumidores de fones TWS (qualidade de som, duração de bateria, preço e experiência do usuário).

Onde é possível obter o Adaptive Active Noise Cancellation (AANC)

Atualmente, o AANC está disponível somente no chip de áudio Bluetooth Qualcomm QCC514x. Além da nova funcionalidade, o novo hardware ainda promete suporte a assistentes de voz, qualidade de áudio "premium", bateria "estendida" e mais.

Segundo a Qualcomm, para que o ANC funcione adequadamente, é necessário que haja um bom selo (encaixe dos fones de ouvido in-ear), para que não ocorra o "vazamento" do som, altere a acústica e perca o isolamento natural (isolamento passivo). Pensando nisso, a tecnologia de ANC adaptável surgiu e promete se ajustar a qualquer tipo de encaixe nos ouvidos. Durante o lançamento dos Airpods Pro, a Apple apresentou uma proposta parecida, chamada de "equalização adaptativa", onde o fone ajustaria o nível de ANC realizando medições 200 vezes por segundo, porém era necessário um teste prévio antes de utilizar os fones TWS da "maçã", algo que não é exigido pela tecnologia da Qualcomm.

Disponibilidade

Infelizmente ainda não há nenhum modelo de fone True Wireless (TWS) que possui a nova tecnologia de cancelamento de ruído adaptativo, mas é provável que em breve comecem a surgir novos modelos com a novidade.

O melhor celular intermediário para importar?

Conteúdo relacionado

Os melhores fones sem fio TWS de 2021
Fones de Ouvido

Os melhores fones sem fio TWS de 2021

Atualmente há uma grande variedade de modelos de fones True Wireless. Para guiá-lo na escolha do melhor fone TWS, foi criada uma lista, dividida por categorias mais relevantes, de acordo com as atividades do usuário.

Tudo sobre fones de ouvido sem fio Bluetooth [básico sobre fones]
Hardware

Tudo sobre fones de ouvido sem fio Bluetooth [básico sobre fones]

Hoje falaremos sobre uma característica que muitos hoje em dia querem por oferecer uma praticidade melhor no uso do dia a dia, a tecnologia de fones de ouvido sem fio Bluetooth.

Philips T8505 e T5505 - Conheça os novos fones de ouvido TWS da marca
Fones de Ouvido

Philips T8505 e T5505 - Conheça os novos fones de ouvido TWS da marca

A Philips está anunciando diversas novidades durante o evento virtual IFA 2020, dentre elas estão os fones de ouvido. Conheça os novos fones de ouvido TWS Philips T8505 e T5505!