Finalmente foi anunciado pela Philips uma previsão para o lançamento do tão esperado sucessor dos headphones Philips Fidelio X2, o Fidelio X3. De acordo com o site WhatHifi, o fone de ouvido deverá chegar nos EUA no mês de setembro, assim como o seu irmão menor, o Philips SHP9600, sucessor do SHP9500.

Sobre o Philips Fidelio X3

Headphone Philips Fidelio X3. Fonte: pocket-lint
Headphone Philips Fidelio X3. Fonte: pocket-lint

O Philips Fidelio X3 é um headphone aberto, assim como os seus antecessores, com driver dinâmico de 50mm com uma inclinação de 15° nas cups para acompanhar o ouvido e a cabeça de forma natural. O fone de ouvido possui cabos removíveis e em sua caixa teremos dois cabos, um cabo convencional P10 (6,3mm) e um cabo para dispositivos móveis com conector P2 (3,5mm).

Em termos de estrutura, o Fidelio X3 possui uma headband (armação) em metal escuro acetinado com a região superior envolta por um material sintético que imita o couro, pads com memory foam (espumas de memória) envoltas por couro escocês Muirhead. Além, disso, há a menção de um tecido acústico transparente, feito pela dinamarquesa Kvadrat, localizado nas grades das cups, embora não se saiba exatamente o seu efeito no som.

Observação: Se quiser saber mais sobre as peças que compõem a estrutura de um fone de ouvido, acesse aqui.

Sobre o Philips SHP9600

Headphones Philips SHP9600. Fonte: Carlos S. (Instagram: beersandheadphones)
Headphones Philips SHP9600. Fonte: Carlos S. (Instagram: beersandheadphones)

O Philips SHP9600 possui uma estrutura mais arredondada em comparação com o seu antecessor, o Philips SHP9500. Observamos também que o novo headphone da holandesa não possui mais o escrito L e R em suas grades, presente no modelo anterior. Os drivers permaneceram do mesmo tamanho e características (50 mm, resposta de frequência de 12 a 35.000 Hz, sensibilidade de 101 dB), embora estes dados não nos mostrem do que o headphone é capaz e se houve mudança na sonoridade.

Observação: Para saber mais sobre drivers dinâmicos e outros tipos de tecnologias existentes em fones de ouvido, acesse aqui.

Philips SHP9500 (esquerda) e SHP9600 (direita). Fonte: Carlos S. (Instagram: beersandheadphones)
Philips SHP9500 (esquerda) e SHP9600 (direita). Fonte: Carlos S. (Instagram: beersandheadphones)

A faixa de tecido na headband (arco) do Philips SHP9600 parece ser a mesma que encontramos no SHP9500, assim como as suas pads (almofadas), passando a impressão de que são fones de ouvido bem confortáveis.

Disponibilidade e lançamento

Como já foi dito acima, tanto o Philips Fidelio X3 quanto o Philips SHP9600 tem previsão de lançamento para o mês de setembro. O Philips Fidelio X3 chegará nos EUA por US$349, enquanto o Philips SHP9600 porUS$129. Ainda não se sabe quando os fones de ouvido estarão disponíveis no Brasil.