Ainda não se sabe muito sobre os fones de ouvido circunaurais da Apple, mas de acordo com uma patente publicada hoje (descoberta pelo site patentlyapple), passamos a saber um pouco mais sobre este headphone desenvolvido pela "maçã". Trata-se das funcionalidades de controle por gestos e detecção de rotação.

Segundo a descrição da patente, as duas funções citadas acima funcionariam em conjunto. Porém, deve-se sempre levar estas patentes registradas pela Apple com cautela, pois a empresa gosta de testar muitas ideias diferentes e acaba por sempre realizar o registro das mesmas, independente se realmente irá utilizá-las ou não.

Apesar do que foi dito acima, sobre nem sempre as patentes registradas serem utilizadas de fato nos produtos da maçã, no caso dos headphones, ocorreu uma consistência nas informações para uma direção mais definida. Há dois anos atrás, por exemplo, foi visto que talvez os novos fones de ouvido seriam dobráveis, no intuito de facilitar o armazenamento ocupando pouco espaço.

Funcionamento da possível tecnologia a ser implementada no novo headphone da Apple. Fonte: patentlyapple
Funcionamento da possível tecnologia a ser implementada no novo headphone da Apple. Fonte: patentlyapple

Levando em conta que cada pessoa pode utilizar os fones de ouvido com ângulos diferentes, incluindo a headband apoiada no pescoço, a utilização de gestos no novo headphone da Apple pode ser dificultada caso as pessoas utilizem o produto de diversas formas. Entretanto, a patente registrada hoje descreve uma possibilidade de solução para este problema. Confira abaixo como foi descrito a patente:

"Os sistemas e métodos descritos neste documento podem ser utilizados, por exemplo, para detectar um gesto (por exemplo, um furto) recebido como entrada do usuário em uma interface de toque dos fones de ouvido, como uma interface de toque integrada a um auricular. O gesto pode ser feito em uma direção específica, como em direção à Terra."

Caso essta patente da Apple vire realidade, será possivel, por exemplo, deslizar o dedo para baixo nas cups (conchas) para reduzir o volume ou avançar para a próxima faixa. Na descrição do documento, a empresa salienta que:

"Algumas modalidades da divulgação fornecem sistemas e métodos para detectar a rotação do fone de ouvido para processar adequadamente a utilização do usuário com os fones de ouvido [...] headband na parte de trás do pescoço ou em qualquer outro lugar. Assim, os sistemas e métodos descritos neste documento podem ser utilizados para determinar a rotação dos fones de ouvido, a fim de verificar adequadamente o gesto pretendido e realizar o resultado pretendido."

Os sensores descritos na patente podem incluir um hardware híbrido capacitivo e ótico, sendo capaz medir desta forma a distância entre o sensor e as diferentes partes da orelha. Após a detecção da posição em que se encontra os fones de ouvido, o posicionamento dos gestos será alterado.

O que achou da possibilidade de haver um sistema como este nos headphones da Apple? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!