No início desta semana a desenvolvedora chinesa de smartphones, Vivo, apresentou seu novo fone de ouvido Bluetooth TWS , o Eartphone Neo, que irá acompanhar o smartphone X50. Este fone True Wireless possui um chip Qualcomm com suporte a tecnologia Bluetooth 5.2, que traz o Bluetooth LE Audio que possibilita melhorias em termos de desempenho de áudio, latência e formas de transmissão.

Com a nova tecnologia Bluetooth, o TWS Earphone Neo terá suporte ao codec de áudio LC3, que possui uma qualidade de som superior e veio para substituir o velho SBC. Além disso, o Bluetooth 5.2 permitirá a transmissão de áudio simultânea (multi-stream audio) e o compartilhamento de áudio (audio sharing). Entretanto, para usufruir de todos estes benefícios, será necessário possuir um smartphone que também tenha esta versão do Bluetooth (provavelmente o Vivo X50 terá).

Características do fone de ouvido Bluetooth TWS Vivo Earphone Neo. Fonte: Vivo
Características do fone de ouvido Bluetooth TWS Vivo Earphone Neo. Fonte: Vivo

O novo fone TWS da Vivo possui drivers dinâmicos (DD ou dynamic drivers) e é possível equalizá-lo através do app da desenvolvedora com 3 predefinições: uma que deixa os graves proeminentes, outra que destaca o vocal e outra que foca nos agudos.

Há também um sistema que se utiliza de dois microfones para cancelar o ruído durante as chamadas telefônicas. Há também a possibilidade de captar o som ambiente para que chegue mais facilmente aos ouvidos do usuário, caso ele esteja em um local com muito trânsito, por exemplo.

Para quem pretende se exercitar utilizando os fones TWS, saiba que é possível realizar esta atividade devido a sua certificação IP54, que diz que ele suporta chuva e suor.

Em termos de duração de bateria, o Earphone Neo possui 5,5 horas de reprodução continua utilizando o codec de áudio AAC. Entretanto, ao utilizar o codec aptX Adaptive, o tempo de utilização reduz para 4,2h. Somando a carga da case de carregamento com a bateria do fone de ouvido, é possível obter até 27 horas de reprodução continua.

Lançamento e disponibilidade

O fone Bluetooth TWS Vivo Earphone Neo já está disponível no mercado chinês por aproximadamente US$70. Confira o fone de ouvido no site oficial da Vivo.