Como melhorar o som do microfone do headset para jogos

Está enfrentando dificuldade com o desempenho do microfone do seu headset? Saiba que existe uma solução para deixá-lo mais eficiente!

Por Headphones
Como melhorar o som do microfone do headset para jogos

Sabemos que diversos microfones de headsets no mercado possuem baixa qualidade. As vezes os fones de ouvido podem até possuir uma boa qualidade sonora, porem nem sempre o microfone acompanha o "mesmo nível". Saiba que é possível melhorar a captação do "mic" e o modo como ela é feita no seu headphone para jogos (vulgo "fone de ouvido gamer"). Para fazer isto, serão utilizados softwares, que felizmente são gratuitos.

Antes de iniciarmos o tutorial, é importante ter em mente que mesmo com a utilização dos programas, o microfone não irá se "transformar em outro". Ou seja, é possível melhorar algo, mas até um certo ponto. Mas é claro, toda melhoria sempre é bem-vinda, não é mesmo? Então, sem mais delongas, que comece o passo a passo de como melhorar o som do microfone do seu headset!

Realizando o download dos programas e instalando-os

Software Voicemeeter Banana. Fonte: vb-audio
Software Voicemeeter Banana. Fonte: vb-audio

1- Acessando o site para download. Para realizar as alterações que pretendemos no som do microfone do seu headset, iremos precisar de alguns programas. O interessante é que ambos são da mesma empresa e são gratuitos. É possível obtê-los acessando o site vb-audio.

2 - Realizando o download dos programas: O primeiro programa que iremos realizar o download chama-se Voicemeeter Banana.Feito isso, baixe também o software chamado VB-Cable.

3- Instalando os programas: Quando o download de ambos os programas for concluído, realize a instalação como administrador (clique com o botão direito do mouse e selecione a opção).

Configurando o Voicemeeter Banana

Configurando o Voicemeeter Banana. Fonte: 9to5toys
Configurando o Voicemeeter Banana. Fonte: 9to5toys

Definindo a entrada do hardware: Com a instalação do programa feita, abra o Voicemeeter Banana. Com o software aberto, defina o hardware input (localizado em cima no canto esquerdo), que no caso é o microfone que você está utilizando.

Definindo a saída do hardware: Selecione em cima no canto direito o botão "A1" onde está escrito "hardware out". Selecione em seguida "cable input" (VB-Audio Virtual Cable).

Dessa forma, se você estiver utilizando o Discord, após definir o input e o output no Voicemeeter Banana, será possível definir o dispositivo de voz e vídeo como Cable output (VB-Audio Virtual Cable). Assim, qualquer efeito que você configurar no Voicemeeter será repassado para os outros programas por meio desta conexão.

Ajustando a captação do som do microfone do headset no Voicemeeter Banana

Ajustando a captação do som do microfone do headset no Voicemeeter Banana. Fonte: 9to5toys
Ajustando a captação do som do microfone do headset no Voicemeeter Banana. Fonte: 9to5toys

Com os inputs (entradas) e os outputs (saídas) definidos, podemos começar a ajustar o som.

1- Monitorando o som que está sendo captado pelo microfone para realizar os ajustes: Defina o hardware output como speakers (alto-falantes, caixas de som) ou headset (headphone). Isso fará com que o som do seu microfone possa ser ouvido através dos seus dispositivos de áudio e assim você poderá ajustar o microfone da melhor forma. Após as alterações, basta retornar o para "cable", para o sinal ser enviado para os programas utilizados no seu computador normalmente.

2 - Ajustando o som através do Color Panel: Esta interface está localizada logo abaixo do Hardware input, onde está escrito "Intellipan". Note que há quatro quadrantes diferentes (divisões) e um quadrado colorido. Para alterar o som, basta arrastar o quadrado entre os quadrantes (na região de baixo no lado esquerdo parece ser a opção mais rápido para haver uma melhoria).

Se você clicar com o botão direito no Color Panel, aparecerá outros controles, mas que não necessariamente farão o som melhorar. Irá apenas adicionar alguns efeitos ou alterar o posicionamento da voz.

3 - Ajustando o som nas opções "compression" e "gate": O "gate" fará com que o ruído de fundo não interfira na sua voz, enquanto o "compression" irá "normalizar" sons altos, trazendo para um volume semelhante. Cuidado para não aumentar muito o "gate", pois pode acabar cortando o som da sua voz.

Equalizando o som do microfone do headset no Voicemeeter Banana

Equalizando o som do microfone do headset no Voicemeeter Banana. Fonte: 9to5toys
Equalizando o som do microfone do headset no Voicemeeter Banana. Fonte: 9to5toys

Se você não estiver satisfeito e quiser ainda dar um passo adiante, é possível equalizar o som do microfone do seu headset.

1- Abrindo o ambiente de equalização do som: localize a "Master Section" (canto direito embaixo) e veja que há diversos botões em cima de onde está escrito "A1", "A2", etc. Selecione com o botão direito do mouse o botão "EQ" do canal "A1". Feito isso, uma janela de equalização será aberta (com a curva de frequências para serem alteradas).

2 - Alterando o som do microfone no equalizador: gire os pontos nos mostradores de frequência para cortar ou reforçar determinada faixa de frequência. O ideal é deixar o som com menos graves e mais médios e agudos (tomando cuidado para não exagerar e deixar o som "ardido"), que é a região onde predomina mais a voz humana.

Alternativas

Se mesmo assim não está satisfeito, é recomendado então que compre um microfone a parte, no formato do HyperX Quadcast (review aqui) abaixo por exemplo. Há também outras boas marcas de microfones como Shure, Sennheiser e Audio Technica.

Microfone HyperX Quadcast a direita
Microfone HyperX Quadcast a direita

O que achou do tutorial? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Recomendação do editor:

Compartilhe com seus amigos: