Recentemente a FiiO anunciou o seu mais novo receptor Bluetooth, o BTR5. Ele traz inúmeras melhorias com relação ao seu antecessor, o FiiO BTR3, como uma amplificação mais potente, uma saída balanceada, uma tela OLED e Bluetooth 5.0. Porém há muito mais do que estes quesitos citados, onde com isso promete-se uma qualidade de áudio sensivelmente superior.

Os receptores Bluetooth unem a qualidade de som a flexibilidade, e ainda, de quebra, vem com microfone para utilização em ligações, no carro, em jogos no PC ou no smartphone. Estes dispositivos recebem o sinal Bluetooth enviado do computador, celular ou som automotivo e envia para o fone de ouvido com fio, que se encontra conectado na saída single-ended (SE) de 3,5mm (P2) ou na saída balanceada de 2,5mm. Ou seja, dessa forma você terá a liberdade de utilizar qualquer fone com fio tanto ligado direto no seu sistema de fones de ouvido, quanto ligado via Bluetooth para ter maior liberdade de movimento.

O FiiO BTR5 em termos de conexão traz o Bluetooth 5.0 com os codecs de áudio AAC, SBC, aptX, aptX Low Lattency, aptX HD e LDAC. Isso proporcionará um som limpo, sem grandes interferências durante a conexão e transmissão de dados. O dispositivo sem fio portátil possui um chip Qualcomm CSR8675 que permite um funcionamento com baixo gasto energético e boa confiabilidade na transmissão via Bluetooth.

Antes do sinal Bluetooth ser processado, há agora um chip FPGA responsável por diminuir o jitter e melhorar a estabilidade do sinal, resolvendo o problema de diferentes faixas de clock que existem nas diferentes partes da arquitetura de áudio. Além disso, temos dois "crystal oscillators" independentes que auxiliaram o chip FPGA na obtenção de uma acuracia maior nos sinais de áudio nas diferentes taxas de amostragem.

Esquema de transmissão do sinal de áudio até chegar nas saídas para fones Single-Ended (SE) ou balanceada. Fonte: FiiO
Esquema de transmissão do sinal de áudio até chegar nas saídas para fones Single-Ended (SE) ou balanceada. Fonte: FiiO

Para converter o sinal digital do Bluetooth em analógico a FiiO implementou dessa vez 2 DACs (por conta da saída balanceada, necessita de uma dupla) ESS Sabre ES9218P, que promete uma dinâmica e precisão melhor para o som. Ao ligar o FiiO BTR5 ao PC, para utilizá-lo como DAC USB, a empresa implementou o USB assincrono, que ajudará na transmissão do sinal de áudio com qualidade, podendo reproduzir arquivos de até 348Khz/32bit.

A potência de saída do novo receptor Bluetooth da FiiO ganhou um incremento considerável, onde na saída single-ended (SE) de 3,5mm temos 80mW com 32 Ohms de impedância (FiiO BTR3 tem 25mW e Earstudio ES100 tem 35mW) e na saída balanceada de 2,5mm temos 220mW com 32 Ohms (FiiO BTR3 não tem e Earstudio ES100 tem 100mW). Claro que com a potência maior, a duração de bateria do dispositivo diminuiu um pouco, sendo capaz de 9h de reprodução continua para a saída SE e 7h para a saída balanceada (utilizando o codec de áudio Bluetooth AAC).

Receptor Bluetooth FiiO BTR5. Fonte: FiiO (Instagram)
Receptor Bluetooth FiiO BTR5. Fonte: FiiO (Instagram)

A bateria do BTR5 possui 550mAh e pode ser carregada em 1h e 30min através de seu conector USB tipo C. Seu corpo é feito em alumínio e vidro (na parte frontal e na traseira) e pesa 43,7g.

É possível controlar o FiiO BTR5 através do app da fabricante pelo smartphone, onde é possível ativar funções como o comando para ligar e desligar junto com o carro. Também é possível realizar equalizações no som (o codec LDAC não obedece ao equalizador) e verificar a porcentagem de carga no momento.

FiiO BTR5. Fonte: FiiO
FiiO BTR5. Fonte: FiiO

O controle de volume do receptor Bluetooth possui 32 passos quando utilizado com Bluetooth e 60 passos quando utilizado como DAC USB.

O FiiO BTR5 chegará em breve as lojas, por enquanto seu preço oficial é um mistério, mas acredita-se que deva girar em torno de US$100,00. Na Amazon o produto já se encontra cadastrado aguardando para ser colocado à venda.