Hoje a empresa norte americana NZXT, fabricante de hardware e perifericos, está lançando sua linha de áudio. Um passo natural, visto que suas concorrentes estão lançando cada vez mais modelos de headsets no mercado gamer. Porém, a empresa não irá lançar apenas um headset, mas um conjunto de acessórios para melhorar a experiencia de áudio e usabilidade do jogador. A companhia apresenta um headset com fio com duas versões, fechada (closed) e semi-aberta (semi-open), um DAC/amp voltado para gamers e um stand para fones de ouvido.

No headset NZXT AER encontramos uma house relativamente leve, com 291 gramas e a opção de remover cabos e microfone, uma característica interessante já que dá uma vida mais longa ao headphone pois dá a possibilidade de o usuário trocar o cabo caso venha a dar mal contato futuramente. Outro ponto que vale a pena citar é a possibilidade de utilizar o cabo e microfone em qualquer um dos lados, de acordo com o que o usuário achar melhor (sim, o cabo só sai por um dos lados). Não é mencionado pela fabricante se há a possibilidade de troca de pads, mas confirmaremos assim que possível esta informação.

Um ponto positivo nos cabos dos fones de ouvido é a menção de que são leves e possuem um comprimento de 1,8m, ideal para não atrapalhar durante a utilização, já que o jogador estará perto do computador ou do DAC/amp.

Headset NZXT AER fechado (closed). Fonte: NZXT
Headset NZXT AER fechado (closed). Fonte: NZXT

O novo headset da NZXT possui duas versões, uma fechada (closed), que proporciona um isolamento do ruído externo melhor e possui um incremento nos graves, e uma semi-aberta (semi-open), que apesar de não ter um isolamento tão "forte" quanto a versão fechada, possui um equilíbrio tonal melhor, dando uma percepção melhor dos médios e agudos, que não são encobertos pelos graves, proporcionando uma sensação de maior detalhamento. Além disso, há o fato de que fones abertos ou semi-abertos possuem um palco sonoro, e uma conseguem obter uma melhor de separação dos sons.

O NZXT AER está disponível nas cores branca, preta e roxa.

Headset NZXT AER semi-aberto (semi-open). Fonte: NZXT
Headset NZXT AER semi-aberto (semi-open). Fonte: NZXT

Indo para o DAC/amp MXER, chamado pela NZXT de "estação de controle de áudio", temos a opção de controlar o equilíbrio entre a presença da voz e do áudio do jogo, um controle de volume bem interessante, onde foi posicionado para ficar virado para cima e com um tamanho avantajado, para dar uma melhor "pegada" e precisão ao rodá-lo com as mãos. O DAC utilizado pelo aparelho é da Wolfson, porém não é citado qual o modelo utilizado. As capacidades da amplificação infelizmente não foram descritas pelo fabricante, mas tentaremos obter a informação.

DAC/amp NZXT MXER. Fonte: NZXT
DAC/amp NZXT MXER. Fonte: NZXT

Além das características citadas acima sobre o MXER, temos uma função interessante que é a de troca automática, que trabalha em conjunto com o stand do headset da NZXT, onde ao colocar o fone de ouvido apoiado sobre ele, o áudio passa de forma automática para as caixas de som, e ao retirar, o som volta para o headphone. A conexão entre o stand e o DAC/amp é possível através de uma conexão via cabo entre ambos.

Stand NZXT STND. Fonte: NZXT
Stand NZXT STND. Fonte: NZXT

O stand NZXT STND é feito de aço de alta qualidade, que provavelmente proporcionará uma boa durabilidade. E falando em durar, a NZXT dá para toda a sua linha de produtos de áudio 2 anos de garantia. O suporte para headphones esta disponível nas cores preta e branca.