Quando a gente vê aquela simples frase no começo de um filme, "baseado em fatos reais", sempre ficamos ainda mais interessados no longa. Se você é uma dessas pessoas, esta lista vai ser sua diversão em tardes de domingo chuvosas ou naquelas horas de investir em uma história boa para a sessão de cinema em casa! Afinal, diversos filmes podem prender a gente na frente da televisão, mas nada como uma história que realmente aconteceu - sem tirar o crédito, é claro, dos bons enredos criados do zero.

Enfim, acho que vocês já entenderam as dicas que vamos dar neste post. E se você acha que só há produções de drama nesta categoria, está bem enganado: na nossa lista, temos suspense, comédia e romances e muitos outros para agradar gregos e troianos! Garimpamos o catálogo da HBO Max para preparar esta lista, com algumas obras que se enquadram na categoria de obras inspiradas em fatos reais.

10 filmes baseados em fatos reais para assistir na HBO Max

Preparado? Então, vamos ao que interessa. E não esquece: prepara a pipoca e "bora" fazer uma sessão de cinema em casa.

1. O Homem que mudou o jogo

Baseado em fatos reais, O Homem que Mudou o Jogo é a história de Billy Beane, gerente do time de baseball Oakland Athletics. Com pouco dinheiro em caixa e a ajuda de Peter Brand, ele desenvolve um sofisticado programa de estatísticas para o clube, fazendo com que ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80.

» Assista O Homem que mudou o jogo

O Homem que mudou o jogo
O Homem que mudou o jogo

2. O Mordomo da Casa Branca

1926, Macon, Estados Unidos. O jovem Eugene Allen vê seu pai ser morto sem piedade por Thomas Westfall (Alex Pettyfer), após estuprar a mãe do garoto. Percebendo o desespero do jovem e a gravidade do ato do filho, Annabeth Westfall (Vanessa Redgrave) decide transformá-lo em um criado de casa, ensinando-lhe boas maneiras e como servir os convidados. Eugene (Forest Whitaker) cresce e passa a trabalhar em um hotel ao deixar a fazenda onde cresceu. Sua vida dá uma grande guinada quando tem a oportunidade de trabalhar na Casa Branca, servindo o presidente do país, políticos e convidados que vão ao local. Entretanto, as exigências do trabalho causam problemas com Gloria (Oprah Winfrey), a esposa de Eugene, e também com seu filho Louis (David Oyelowo), que não aceita a passividade do pai diante dos maus tratos recebidos pelos negros nos Estados Unidos.

» Assista O Mordomo da Casa Branca

O Mordomo da Casa Branca
O Mordomo da Casa Branca

3. King Richard: Criando Campeãs

Baseado em uma história real, o filme King Richard: Criando Campeãs mostra a jornada ao estrelato das tenistas Venus e Serena Williams. Determinado em fazer de suas filhas atletas medalhistas, Richard (Will Smith) as treina com determinação e foco inquebráveis.

» Assista King Richard: Criando Campeãs

King Richard: Criando Campeãs
King Richard: Criando Campeãs

4. Suprema

Acompanhe a história de Ruth Bader Ginsburg, uma juíza da Suprema Corte que foi nomeada para o Supremo Tribunal no ano de 1993 pelo presidente Bill Clinton e, assim, se tornando a segunda juíza mulher, depois de Sandra Day O'Connor.

» Assista Suprema

Suprema
Suprema

5. Bessie

Uma cinebiografia da "Imperatriz dos Blues", Bessie Smith. O caminho que a levou de uma infância simples no Tennessee ao estrelato como uma das principais divas da música norte-americana.

» Assista Bessie

Bessie
Bessie

6. Lion - Uma Jornada para Casa

O filme conta a história do indiano Saroo (Dev Patel) que, quando tinha apenas cinco anos, se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá. Após isso, ele enfreta grandes desafios para sobreviver sozinho até ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica.

» Assista Lion - Uma Jornada para Casa

Lion - Uma Jornada para Casa
Lion - Uma Jornada para Casa

7. Conspiração

No inverno de 1942, as tropas de Hitler estavam famintas e congelando nas nevascas da Rússia, onde seu melhor general morreu de enfarto, e os Estados Unidos tinham entrado na guerra. Enquanto Hitler contratava e demitia generais, 15 homens de confiança, liderados pelo general da SS Reinhard Heydrich, se encontraram para uma reunião secreta perto de Berlim. Em duas horas, eles mudaram o mundo para sempre, pois decidiram sobre a Solução Final, que tinha por objetivo eliminar os judeus da Europa.

» Assista Conspiração

Conspiração
Conspiração

8. Até o Fim

Bastidores do tumultuado primeiro ano de Lyndon Johnson como presidente, após o assassinato de John F. Kennedy. A Guerra do Vietnã, os interesses opostos para lançar seu projeto de lei dos direitos civis e sua preocupação na reeleição do próximo ano.

» Assista Até o Fim

Até o Fim
Até o Fim

9. O Discurso do Rei

Desde os 4 anos, George (Colin Firth) é gago. Este é um sério problema para um integrante da realiza britânica, que frequentemente precisa fazer discursos. George procurou diversos médicos, mas nenhum deles trouxe resultados eficazes. Quando sua esposa, Elizabeth (Helena Bonham Carter), o leva até Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta de fala de método pouco convencional, George está desesperançoso. Lionel se coloca de igual para igual com George e atua também como seu psicólogo, de forma a tornar-se seu amigo. Seus exercícios e métodos fazem com que George adquira autoconfiança para cumprir o maior de seus desafios: assumir a coroa, após a abdicação de seu irmão David (Guy Pearce).

» Assista O Discurso do Rei

O Discurso do Rei
O Discurso do Rei

10. 42: A História de Uma Lenda

Jackie Robinson (Chadwick Boseman) é um jogador de baseball que disputa a liga nacional dos negros até ser recrutado por Branch Rickey (Harrison Ford), o executivo de um time que disputa a maior competição do esporte nos Estados Unidos. Rickey quer que Robinson seja o primeiro negro a disputar a Major League na era moderna, o que faz com que ambos tenham que enfrentar o racismo existente não apenas da torcida e da diretoria, mas também dentro dos campos.

» Assista 42: A História de Uma Lenda

42: A História de Uma Lenda
42: A História de Uma Lenda