A Western Digital não irá mais fabricar SSDs e HDDS. A informação veio através da página de anúncios da companhia, onde foi dito que o Conselho de Administração aprovou separação dos negócios de HDDs e SSDs, criando duas empresas públicas independentes, que terão foco estratégico específico de mercado, permitindo que cada uma desenvolva tecnologias inovadoras para os próximos lançamentos.

SSDs e HDDs não serão mais fabricados pela Western Digital

Negócio de SSDs e HDDs da Western Digital é desmembrado. Fonte: Unsplash (Foto por Michael Kahn)
Negócio de SSDs e HDDs da Western Digital é desmembrado. Fonte: Unsplash (Foto por Michael Kahn)

Segundo a Western Digital, essa decisão de desmembrar os negócios de SSDs e HDDs foi tomada após uma avaliação completa de uma grande variedade de alternativas. O CEO da Western Digital, David Goeckeler, diz:

Durante nosso processo de revisão estratégica, avaliamos minuciosamente as transações estratégicas que poderiam agregar valor para a Western Digital. No entanto, dadas as restrições atuais, ficou mais claro para o Conselho nas últimas semanas que entregar uma separação independente é o próximo passo certo na evolução da Western Digital e coloca a empresa na melhor posição para desbloquear valor para os nossos acionistas.

Estamos agora emergindo de uma recessão cíclica histórica no armazenamento, onde todas as mudanças feitas nos últimos anos são evidentes no desempenho de cada negócio em relação aos pares. Seguindo em frente, à medida que avançamos no ano fiscal de 2024, vemos uma melhoria no ambiente de mercado em ambos os negócios e permaneceremos abertos a oportunidades estratégicas que desbloqueiem mais valor em nossos investimentos e ativos em HDD e Flash.

David complementa dizendo que o futuro das divisões de SSDs e HDDs é promissor.

Nossos negócios de HDD e Flash estão bem-posicionados para capitalizar a significativa dinâmica de mercado da indústria de armazenamento de dados e, como empresas separadas, cada uma terá o foco estratégico e os recursos para buscar oportunidades em seus respectivos mercados. É importante ressaltar que a separação dessas franquias irá desbloquear um valor significativo para os acionistas da Western Digital, permitindo-lhes participar da vantagem de dois líderes do setor com perfis de crescimento e investimento distintos.

Já estabelecemos bases importantes ao construir portfólios líderes de mercado e melhorar a eficiência operacional de cada negócio, incluindo a criação de unidades de negócios separadas de produtos Flash e HDD e a separação de capacidades operacionais ao longo dos últimos anos. Além disso, agora temos uma forte liderança operacional, financeira e de produtos para executar este plano com sucesso. Cada empresa está numa posição sólida para ter sucesso por si só, e as ações que anunciamos hoje permitirão que cada empresa impulsione o sucesso a longo prazo nos próximos anos.

SanDisk tem fusão com a Western Digital desfeita automaticamente após decisão

Segundo o site TheVerge, a Western Digital comprou a SanDisk em 2016 por US$ 19 bilhões. Entretanto, o The Wall Street Journal diz que a decisão de desmembramento dos negócios de SSDs e HDDs irá reverter essa fusão. A separação está prevista para acontecer no segundo semestre de 2024.