O navegador Chrome pode muitas vezes ser vilão do consumo de memória do seu computador, mesmo com a opção de economia de memória habilitada. Essa opção libera a memória usada por guias não ativas, mas ao reabrir uma guia ou site previamente visitado, é necessário recarregar toda a estrutura da página ou sistema novamente na memória, o que pode tornar a tarefa ainda mais lenta.

É importante observar que o consumo de memória nem sempre é prejudicial. Na maioria dos casos, é preferível usar a memória disponível em vez de deixá-la ociosa, pois a leitura de dados na memória é mais rápida do que em SSDs tradicionais. Portanto, quanto mais informações estiverem armazenadas na memória, melhor.

O problema

Chrome ama memória
Chrome ama memória

No entanto, há exceções a essa regra. Para ilustrar, vou compartilhar uma breve história: Eu tinha um notebook ASUS Zenbook 14, um dos primeiros lançados no Brasil, com hardware de desempenho moderado, adequado para tarefas diárias como escrita e edição de imagens. O problema surgiu quando atualizei para o Windows 11 e continuei mantendo várias guias abertas no Chrome. Isso se tornou um problema em um notebook com apenas 8GB de RAM, com a memória soldada na placa-mãe, o que impossibilitava um upgrade.

Solução?

Avell notebook novo
Avell notebook novo

Decidi, então, adquirir um novo notebook, o AVELL A70 LIV, com 16GB de RAM distribuídos em dois slots. Após algumas semanas de uso do novo notebook, ficou evidente que ter mais memória RAM para o Windows e o Chrome utilizar acelerou consideravelmente meu trabalho. No entanto, os 16GB logo ficaram com apenas 4GB disponíveis, já que o Chrome e o Windows aproveitam a memória adicional. Qual seria a solução definitiva? Mais memória!😂

Slots de expansão no Avell
Slots de expansão no Avell

O A70 LIV possui dois slots de memória, ambos com opção de expansão. Minha ideia era aumentar para 32GB e utilizá-lo também para edição de vídeos para o Instagram. Conversei com a ADATA, que fornecia memória para a AVELL nesse modelo, e solicitei o envio de dois pentes de 16GB para que o Chrome pudesse tirar proveito de toda a capacidade.

ADATA pentes de 16GB de memória RAM
ADATA pentes de 16GB de memória RAM

Agora, com 32GB de RAM e uma utilização média de 15 a 18GB, posso até mesmo executar um aplicativo que gera relatórios de sites e consome cerca de 8GB de RAM, sem a necessidade de fechar outros programas.

Memória em uso depois do upgrade
Memória em uso depois do upgrade

As memórias adicionadas são DDR4 de 3200MHz, que é o limite suportado pela plataforma desse notebook. Com isso, o problema de falta de memória foi resolvido, e até mesmo jogos como PUBG, conhecido por sua falta de otimização, carregam mais rapidamente.

Quanto custou a brincadeira?

Existe alguma forma melhor de fazer esse upgrade sem gastar dinheiro? Eu tentei, mas nada me convence que vamos conseguir deixar o computador mais rápido do que atualizar os componentes. Até você consegue por um tempo tornar ele menos lento, mas aos poucos tudo volta ao normal.

O upgrade de memória vai variar entre R$ 450 - 1000, dependendo onde você comprar e qual memória escolher, o notebook que eu adquiri já era algo que vinha estudando, então, não vou contabilizar aqui, mas cuidado ao comprar um notebook com memórias soldadas, elas impossibilitam de fazer esse upgrade futuramente.

O preço de um pente de 16GB está variando, vou deixar abaixo indicações:

Comprando pelos links, você gera comissões para o Oficina da Net.