O PCIe 6.0 ganhou, em janeiro de 2022, suas especificações finais do PCI-SIG (PCI Special Interest Group). Trata-se da versão mais recente do padrão PCI Express (PCIe ou Peripheral Component Interconnect Express).

Na versão mais recente do padrão PCIe é possível conectar placas de vídeo (GPUs), placas de rede e SSDs ao computador. Além disso, como toda atualização do PCI Express, temos um aumento na velocidade de transferência dos dados.

PCIe: O que é?

A sigla PCIe significa Peripheral Component Interconnect Express. Atualmente essa é a principal maneira de conectar componentes à placa-mãe como, por exemplo, placas de vídeo, placas de som e placas de rede. Além disso, ainda temos a utilização de SSDs NVMe M.2 que utilizam o padrão PCIe através de um slot específico para eles.

Os slots PCIe nas placas mãe possuem velocidades de transferência de dados diferentes de acordo com o número de pistas. Os conectores PCI Express podem vir em quatro tipos principais: x16, x8, x4 e x1. É possível, na maior parte dos casos, diferenciá-los de acordo com o tamanho, pois os slots x16 costumam ser maiores.

Tipos de slots PCIe. Fonte: EVGA
Tipos de slots PCIe. Fonte: EVGA

O número ligado ao "x" representa a quantidade de pistas de transferência que um slot PCIe possui. Para aproveitar todo o potencial de, por exemplo, uma placa de vídeo, o ideal é que você adquira uma placa-mãe que tenha um tipo de slot compatível com a placa de vídeo e com o padrão PCI Express.

PCIe 6.0: O que há de novo?

Os slots PCIe 6.0 x16 possuem uma capacidade de largura de banda bidirecional de 256 GB/s, enquanto os PCIe 5.0 conseguem entregar apenas a metade deste valor (128 GB/s). Quando dizemos "bidirecional", quer dizer que o padrão é capaz de enviar e receber esse valor total dados, por exemplo, no momento em que a GPU (placa de vídeo) se comunica com a CPU (processador). Ou seja, o PCIe 6.0 consegue enviar 128 GB/s e receber 128 GB/s ao mesmo tempo, totalizando 256 GB/s.

Imagem ilustrativa de slots PCIe em uma placa-mãe. Fonte: slashgear (Matt Milano)
Imagem ilustrativa de slots PCIe em uma placa-mãe. Fonte: slashgear (Matt Milano)

Ao compararmos com o padrão PCIe 3.0, a diferença na capacidade de transferência se torna extrema. Aqui temos somente 32 GB/s de transmissão de dados em um slot 16x. O PCIe 6.0 tem 8 vezes mais largura de banda comparado ao PCIe 3.0. Entretanto, mesmo os jogos mais atuais, não chegariam a bater o limite desse poder.

A melhoria mais notável que é possível perceber com o avanço dos padrões PCIe está sendo nas velocidades dos SSDs NVMe. O PCIe 4.0 já consegue entregar uma média de velocidade de leitura e gravação de 7 GB/s. No final do ano passado, já tivemos o anúncio de SSDs com PCIe 5.0 que prometem entregar velocidades de até 14 GB/s.

Quando o PCIe 6.0 chegará ao mercado?

Anunciado no dia 11 de janeiro de 2022, o padrão PCIe 6.0 deverá chegar ao mercado daqui a 12 ou 18 meses, ou seja, no primeiro semestre de 2023. Para termos uma ideia, a AMD lançou seus primeiros processadores com suporte ao PCIe 4.0 em 2019 e a Intel demorou até o início de 2021 para fazê-lo. Quando vamos para as placas de vídeo, vemos que o padrão de GPUs PCIe 4.0 começou a ser utilizado na mesma época da estreia das CPUs da AMD, enquanto a NVIDIA só lançou suas primeiras placas com o padrão em 2020.

O padrão PCIe 5.0 só chegou aos processadores da Intel no final de 2021, com as CPUs para desktop "Alder Lake". Já nas placas de vídeo, o padrão nem chegou a dar as caras em algum hardware gráfico.

O que achou do novo padrão PCIe 6.0? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!