Com o comércio de NFTs e criptomoedas, como Bitcoin, cada vez maior a Intel decidiu investir na tecnologia blockchain e lançou um chip voltado para mineração de moedas digitais e criação de tokens não fungíveis (NFTs). A informação veio através do site Reuters, onde é dito que a desenvolvedora de processadores norte-americana está concentrando-se na sustentabilidade e tem planos para "desenvolver tecnologias de computação mais eficientes em termos de energia e escala."

A Intel está lançando seu primeiro chip focado em criptomoedas e chama o processador de "blockchain accelerator" (acelerador de blockchain). A estreia do hardware foi bem recebida e duas empresas já encomendaram peças: Bitcoin GRIID Infrastructures e Block (fintech de Jack Dorsey).

Qual o objetivo da Intel com o lançamento do chip para criptomoedas?

De acordo com o vice-presidente sênior da Intel, Raja Koduri, a empresa espera que suas inovações de circuitos "forneçam um acelerador de blockchain que tenha mais de 1.000 vezes melhor desempenho por watt do que as GPUs convencionais para mineração baseada em SHA-256". O hashing SHA-256, para quem não sabe, é um algoritmo utilizado para gerar o Bitcoin e outras criptomoedas.

Imagem ilustrativa de chip Intel voltado para a mineração de criptomoedas. Fonte: intel
Imagem ilustrativa de chip Intel voltado para a mineração de criptomoedas. Fonte: intel

Mais informações em breve

De acordo com a Intel, mais informações sobre seus novos chips serão divulgadas durante a Conferência Internacional de Circuitos de Estado Sólido, programada para acontecer no dia 23 de fevereiro de 2022. O evento terá a seguinte temática "Bonanza Mine: An Ultra-Low-Voltage Energy-Efficient Bitcoin Mining ASIC". Os circuitos integrados específicos de aplicativos (ASIC) são utilizados para realizar uma tarefa em específico como, por exemplo, a mineração de criptomoedas.

O que achou deste novo processador da Intel voltado para a mineração de criptomoedas e criação de NFTs? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Fonte: TheVerge