Recentemente foi revelado as especificações dos novos processadores Rocket Lake da Intel. A informação veio do site wccftech, que através de suas fotos, conseguiu todas as informações acerca dos Core i9 e Core i7. A nova arquitetura da Intel representa a primeira geração em 6 anos de lançamentos a trazer melhorias significativas e contará com suporte ao PCIe 4.0.

De acordo com as informações reveladas, o processador flagship da Intel, o Core i9 11900K será capaz de aumentar seu clock para impressionantes 5,3Ghz em single-core e 4,8Ghz em todos os núcleos. Com o aumento do IPC que estamos vendo, poderá haver uma grande competição com a linha Zen 3 da AMD. Confira abaixo as especificações completas dos processadores Core i7 e Core i9:

Tabela com as especificações completas dos processadores Core i7 e Core i9. Fonte: wccftech
Tabela com as especificações completas dos processadores Core i7 e Core i9. Fonte: wccftech

Como você pode ver acima, a Intel irá lançar 10 processadores das famílias Core i7 e Core i9. Seus TDPs variam desde míseros 25W até 125W. Desta forma é possível optar por algo que tenha eficiência energética ou desempenho a todo custo.

Enquanto no Core i9 11900K há um núcleo capaz de chegar a 5,3Ghz e, ao mesmo tempo, tem a capacidade de fazer com que todos os núcleos trabalhem a 4,8Ghz, o Core i7 é capaz de trabalhar a 4,6Ghz em todos os núcleos e 5Ghz em um único núcleo. Além disso, haverá um aumento de 18% no IPC, comparado a última geração, e PCIe 4.0.

Expectativas

O Rocket Lake pode ter se transformado na oferta mais promissora da Intel em quase 6 anos. Com o bom controle da litografia de 14nm, a Intel pode conseguir obter sucesso na venda de seus processadores.

O que achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!