Falando na Bernstein's Operational Decisions Conference deste ano, o CEO da Seagate, Dave Mosley, revelou que o fabricante do disco rígido usará a tecnologia de Gravação Magnética Assistida por Calor (HAMR) para aumentar consideravelmente a capacidade de armazenamento de seus discos rígidos.

Conforme relatado pela Block & Files, Mosley disse que a empresa passará de sua primeira tecnologia HAMR de 20TB para um disco rígido de 24TB no próximo ano, pulando completamente uma etapa intermediária de 2TB.

Ao aquecer temporariamente o material do disco durante o processo de gravação, a tecnologia HAMR aumenta significativamente a quantidade de dados que podem ser armazenados em um disco rígido magnético, o que permite que mais dados sejam gravados na mesma área.

No entanto, os drives HAMR são mais caros para se produzir do que os drives que utilizam a tecnologia de gravação magnética perpendicular (PMR) devido ao fato de que cada cabeça também deve ter um diodo de aquecimento a laser.

Tecnologias diferentes, HAMR e MAMR

Para amortizar o custo inicial de seu investimento em tecnologia HAMR, a Seagate planeja usá-lo em uma série de unidades de sua gama de unidades de disco. Na conferência, Mosley explicou que a tecnologia HAMR também pode ser usada para unidades de 12TB e 16TB de capacidade inferior, além de seu próximo disco rígido de 24TB. Isso permitirá que a empresa retire pratos e cabeças, oferecendo a mesma capacidade, o que ajudará a cortar custos.

No entanto, o maior rival da Seagate, Western Digital, acredita que o uso de gravação magnética assistida por micro-ondas (MAMR) em suas unidades é a melhor maneira de aumentar os níveis de capacidade da unidade de disco para 20TB ou mais. Um dos benefícios de usar MAMR em vez de HAMR é o fato de que as cabeças de leitura/gravação da unidade não requerem a adição de um elemento de aquecimento a laser.

Mosley defendeu a tecnologia HAMR sobre MAMR em seu discurso na conferência, dizendo: "Nós conhecemos o MAMR muito bem. É uma tecnologia viável, mas é, novamente, uma pequena virada na 'chave'. O que acreditamos é que o HAMR, em grande parte por causa da tecnologia de mídia, a capacidade de armazenar em tamanhos de grãos muito menores com melhor sinal de ruído, com muito mais permanência, acreditamos que o HAMR é o caminho certo."

Só o tempo dirá qual tecnologia ganhará o mercado a longo prazo, mas a Seagate colocou seu pé firmemente no campo do HAMR e veremos como isso funcionará com o lançamento de seu disco rígido de 24TB no próximo ano.