Agradecemos a Intel por nos enviar o i5 9400F para testes e a Aorus por nos enviar a B360M Gaming 3 como plataforma de testes!

Eu sei o que vocês devem estar pensando:

"Por que vocês estão fazendo análise de um produto que já temos no mercado há tanto tempo?"

Mas calma, o i5 9400F é um novo produto no mercado, e ele se diferencia do i5 9400 (sem letra) por um motivo bem simples: não há placa de vídeo integrada! Segundo a Intel, a idéia dessa nova série de produtos, seria trazer produtos com melhor custo, mantendo a performance já conhecida da nona geração de processadores, além de disputar melhor no mercado de PCs Custo x Benefício.

Mas e há diferenças de performance? Vale a pena pagar a diferença de valor? São essas dúvidas que pretendemos responder neste review, acompanhe!

Intel Core i5 9400F
Intel Core i5 9400F

Especificações do Processador

Antes de tudo, vamos as especificações técnicas deste processador, isso serve para termos a base do que esperamos em questão de performance e também para saber o quanto a mais podemos puxar deste chip.

  • 6 núcleos / sem Hyper-Threading;
  • Frequência base: 2.9 Ghz;
  • Frequência turbo: 4.1 Ghz;
  • Gráficos Integrados: Não;
  • TDP: 65W;
  • Processo de fabricação: 14nm;
  • Suporte de memória: até 128GB;
  • Frequência máxima da memória: 2666Mhz.

Se você quiser saber ainda mais informações técnicas sobre este processador, visite o site da Intel clicando neste link.

Especificações do Computador

Claro que além do processador, precisamos também de uma série de outros componentes para fazer com que ele funcione. Vocês irão notar que elas não são as melhores disponíveis no mercado, mas este não é o objetivo como falamos acima. A idéia é ver como ele se comporta na situação mais comum: em um PC totalmente intermediário.

Claro que algumas dessas especificações - como a memória e o SSD - não vão alterar muito o desempenho geral do processador, mas gostamos de deixar claro a nossa metodologia de testes.

PC de testes
PC de testes

Performance

Primeiramente, vamos falar de temperaturas e clocks, e como chegamos a estes resultados. Todos os testes foram conduzidos dentro do gabinete Riotoro CR500, sem a utilização de fans adicionais, e a temperatura ambiente da sala estava em 22°C.

Durante os testes de performance em sua forma stock, o i5 9400F atingiu a temperatura máxima de 73°C após 1h de teste de stress, sendo utilizado em 100%. Ao mesmo tempo, ele manteve o clock de 3.9Ghz em todos os núcleos do processador. A Intel diz que ele chega a até 4.1 Ghz no Turbo Boost, mas isso se aplica a somente 1 núcleo, como pudemos notar durante os testes e dentro da BIOS da B360M Gaming 3.

Utilizamos o Cooler Box para os testes
Utilizamos o Cooler Box para os testes

Junto aos testes de temperatura, também observamos o consumo e ruído do processador com seu cooler stock. O pico de TDP (Watts) foi de apenas 64,01W, medido pelo HWMonitor, e o cooler stock foi mais do que o suficiente para resfriar a CPU, mantendo baixo nível de ruído, sendo muito raro de ouvir o cooler girando mais rápido.

Vamos então aos testes do i5 9400F, começando pelos benchmarks:

Time Spy (DX12)

Padrão

3DMark Time Spy (DX12)
Dados: Resultados
Pontuação CPU Stock 5480 Pontos

Temos então os nossos primeiros resultados de performance deste processador, que teve performance dentro do esperado.

Cinebench R20

Cinebench R20
Dados: Resultados
Pontuação CPU Stock 2365 Pontos

Nosso segundo benchmark veio com o Cinebench, um dos mais famosos testes de performance de processadores.

V-Ray Benchmark Standalone

V-Ray Standalone
Dados: Resultados
Pontuação CPU Stock 6696 Samples

No V-Ray tivemos 6696 Samples em 4 runs das 5, enquanto que em um caso tivemos 6697, mostrando que a CPU mantém a boa performance mesmo depois de vários testes.

CPU-Z

CPU-Z Benchmark
Dados: Resultados
Pontuação Single-Core Stock 480 Pontos
Pontuação Multi-Core Stock 2668 Pontos

O CPU-Z é normalmente usado para ver os componentes de um PC, mas poucos sabem que ele também conta com uma ferramenta de stress de CPU e de Benchmark.

Blender BMW/Classroom

8X8 - Path Tracing (BMW) - Branched Path Tracing (Classroom)

Blender Benchmark
Dados: Stock
BMW 02:24;86
Classroom 18:12;92

Neste benchmark, fizemos a renderização de duas cenas distintas. O i5 9400F sofreu bastante, principalmente na renderização da cena de sala de aula, que ultrapassou os 18 minutos para completar, disparado o maior tempo que já precisamos para concluir a cena.

Corona Benchmark

Corona Benchmark
Dados: Resultados
Tempo para renderizar 03m59s

Em nosso último teste, fizemos a renderização de cena com o Corona Benchmark. Ele é uma ferramenta simples mas muito útil e fácil de usar, então começaremos a incluir em nossos reviews daqui pra frente.

Agora vamos checar como foi a performance do processador em alguns jogos, somente para base de referência.

Counter Strike: Global Offensive

1080P - Máximo - MSAA X4

Counter Strike: Global Offensive
Dados: Resultados
FPS Médio 285.9
FPS Mínimo 34.4
FPS Máximo 466.2

CS:GO é um jogo que favoreceu processadores Intel, até a chegada dos Ryzen 3000, de sua competidora AMD. Felizmente, isso não faz com que a performance dos processadores Intel diminua, e o 9400F mostra isso. Tivemos 285.9 FPS de média, uma excelente marca considerando que este é um processador de entrada. Este é um jogo mais intensivo na CPU, então tivemos 65% de utilização da mesma durante a jogatina.

Rainbow Six: Siege

1080P - Ultra

Rainbow Six Siege
Dados: Resultados
FPS Médio 153
FPS Mínimo 113.5
FPS Máximo 200.8

Nosso segundo teste fica com o Rainbow Six Siege, que é outro jogo competitivo e que em par com a nossa RX 580 8GB, teve desempenho muito bom, e nosso processador não teve nenhuma dificuldade em acompanhar a placa intermediaria. O processador ficou em cerca de 60% de utilização.

Call Of Duty Modern Warfare

1080P - Máximo - SMAA x1

Call of Duty Modern Warfare
Dados: Resultados
FPS Médio 82.5
FPS Mínimo 64.5
FPS Máximo 139.7

Nosso terceiro e último jogo da lista fica com Call of Duty Modern Warfare, que é um dos últimos lançamentos do ano. Novamente, o i5 9400F não teve nenhuma dificuldade ao segurar a nossa placa de vídeo, e sem dúvidas nosso FPS não foi limitado. O uso de CPU ficou na média de 50%.

Veredito

Com a performance demonstrada aqui, e com o atual preço abaixo dos R$800, o i5 9400F se torna uma excelente opção para quem quiser montar um PC Gamer de entrada/intermediário, com boa performance em relação ao preço pago.

Não espere ter os melhores resultados, mas sim algo parecido com o i5 8400 e i5 9400, que são CPUs quase que idênticas. Felizmente, o 9400F não precisa de um cooler separado para ficar bem resfriado, o cooler e pasta térmica inclusos na caixa fazem um bom trabalho no resfriamento, e mesmo após situações bem surreais, ainda manteve boas temperaturas.

Intel Core i5 9400F
Intel Core i5 9400F

Eu indico o i5 9400F? Indico, afinal não há nada de errado no processador, e infelizmente não temos competição direta da AMD neste segmento, pelo menos não enquanto o Ryzen 5 3400 não for lançado - sim, eu sei que temos modelos da geração 2000, mas há outros caviats na arquitetura Zen+ que não estão presentes na Zen2.

Se houver algum aspecto que deixei de cobrir, vocês podem comentar que estarei incluindo aqui no review se for possível, afinal o produto ficará mais alguns dias conosco, e críticas construtivas são sempre bem-vindas.