A Samsung anunciou ontem, quarta-feira (4) seu mais recente processador móvel, o Exynos 980, que combina a melhor conectividade da categoria com modem 5G e desempenho de processamento inteligente no mesmo chip, segundo nota oficial divulgada à imprensa.

"Com a introdução do nosso modem 5G no ano passado, a Samsung está promovendo a revolução 5G e abriu caminho para o próximo passo da mobilidade", disse Ben Hur, vice-presidente de marketing de sistemas LSI da Samsung Electronics. "Com o Exynos 980 com 5G integrado, a Samsung está tentando tornar o 5G mais acessível a uma ampla variedade de usuários e continua ser pioneira em inovação no mercado 5G móvel".

O Exynos 980 é o primeiro processador móvel de inteligência artificial da Samsung, um modem 5G integrado. O chip integra também o 5G como forma de reduzir o consumo de energia e otimizar o espaço de hardware de um dispositivo, já que anula a necessidade de se existir outro modem 5G separado. Mas o modem integrado é poderoso, e suporta redes de 2G a 5G, fornecendo uma velocidade rápida de downlink em gigabit em 4G LTE e até 2,55 gigabits por segundo (Gbps) em 5G sub-6-gigahertz (GHz) ). O modem também suporta conectividade dupla E-UTRA-NR (EN-DC), que combina conectividade 2CC LTE e 5G para maximizar a velocidade de downlink móvel em até 3,55Gbps. Além disso, o processador suporta um novo padrão Wi-Fi 6, que significa maior estabilidade de conexão para jogos online ou streaming, por exemplo.

chip

Com dois dos mais recentes núcleos de CPU Cortex-A77 de alto desempenho e quatro núcleos Cortex-A55 eficientes, o processador oferece potência para jogos realistas e experiências imersivas. O processador também vem com o GPU Mali-G76 de primeira linha. A unidade de processamento neural (NPU, sigla em inglês) apresenta desempenho elevado até 2,7 vezes maior, em relação ao seu antecessor, e foi incorporada ao Exynos 980 para fornecer novos níveis de inteligência no dispositivo. Com a NPU prontamente disponível no chip, as tarefas de AI são processadas diretamente no dispositivo, e não descarregadas para um servidor, proporcionando melhor privacidade e segurança dos dados. A NPU acrescenta aprimoramentos aos aplicativos como autenticação segura do usuário, filtragem de conteúdo, realidade mista, câmera inteligente e muito mais.

Por fim, o processador também oferece suporte a câmeras com resolução de até 108MP, com até cinco sensores individuais, podendo processar 3 deles ao mesmo tempo. Com câmeras habilitadas para inteligência artificial, o novo chip pode detectar e entender cenas ou objetos com a NPU. Além de suporte para vídeo 4k a 120 FPS. O Exynos 980 deve começar a ter produção em massa até o final deste ano.