A série 1000 da Nvidia já tem mais de 2 anos de mercado, mas mesmo com todo esse tempo disponível para compra ela ainda surpreende em questão de performance. O salto de desempenho se comparado a série anterior foi muito grande e por isso ainda é uma das opções mais compradas pelos gamers mundo a fora.

A GTX 1080 Ti é o que tínhamos de topo de linha entre março de 2017 até setembro de 2018, quando foi substituída pela RTX 2080 Ti. Mesmo já sendo da geração passada, a placa ainda é considerada um monstro dentro da comunidade gamer e ainda - em tese - é para rodar todos e quaisquer jogos sem nenhuma dificuldade.

Nvidia GTX 1080 Ti Founders Edition
Nvidia GTX 1080 Ti Founders Edition

Então, vamos ao nosso Roda Liso com a GTX 1080 Ti Founders Edition, a nossa primeira topo de linha, pelo menos já foi, a aparecer aqui no quadro com placas de vídeo.

Não se esqueça de passar no OficinaDaNetTV para ver ao vivo como ela se comportou nos testes de jogos.

Aviso!!!

Desde o nosso último Roda Liso, houveram algumas mudanças nos nossos métodos de avaliação:

Para receber o Não Roda a partir de agora, a placa de vídeo não pode ter mais do que 29 FPS de média.

Para receber o Roda, a placa de vídeo tem que fazer entre 30 e 59 FPS de média, nada mais nem nada menos que isso.

Para receber o Roda Liso, ela tem que fazer 60 FPS ou mais, ficando mais em linha tanto com o que vocês pediram quanto a padrões da indústria.

E estreando em nosso quadro, teremos agora o Roda Super Liso, que para receber é necessário fazer 100 FPS ou mais. Esse selo foi implementado por causa de placas como a própria 1080 Ti existem, e a diferença de desempenho dela para uma GTX 1050, por exemplo, é tão grande que categorizar em somente 3 níveis fica complicado.

Então, a partir de agora, esses são os requisitos para receber um dos quatro selos: Não Roda, Roda, Roda Liso ou Roda Super Liso.

De volta ao nosso texto regular

A nossa plataforma de testes não sofreu nenhuma alteração e foi fornecida pela TeraByteShop que tem excelentes preços de Hardware, deem uma olhada por lá! Aqui estão suas especificações:

Os testes também foram todos conduzidos em Full HD com as mesmas configurações in-game do primeiro teste. Houveram alguns updates em alguns jogos como o CSGO e Forza Horizon 4.

Também houveram algumas mudanças na lista de jogos testados, iremos substituir alguns jogos que deixaram de oferecer suporte a testes e adicionamos outros mais recentes.

A lista de jogos e benchmarks é a seguinte:

  • Apex Legends
  • Assassin's Creed Origins
  • Counter Strike: Global Offensive
  • Rainbow Six: Siege
  • Far Cry New Dawn
  • For Honor
  • Anthem
  • Grand Theft Auto V
  • Battlefield V
  • Forza Horizon 4
  • The Division
  • 3DMark Time Spy
  • Heaven Benchmark
  • Blender BMW
Nvidia GTX 1080 Ti Founders Edition
Nvidia GTX 1080 Ti Founders Edition
Apex Legends
Apex Legends

Ultra (Texturas Insane)

Apex Legends não é muito exigente em questão de performance e nem gráficos, afinal seus visuais não impressionam ninguém. Com isso em mente, um Roda Liso da GTX 1080 Ti era o que esperávamos e sem dúvidas foi o que obtivemos, a média de 145 FPS só provou o quão forte essa placa realmente é e já estreou o quadro com o novo selo: Roda Super Liso.

AC:O
AC:O

Configurações máximas

Assassin's Creed Origins é um jogo que muitos consideram mal otimizado, ao menos ele é visualmente bonito. Em sua ferramenta de Benchmark, a nossa média ficou em 80 FPS nos 3 testes e assim ganhando um Roda Liso.

CS:GO
CS:GO

Configurações máximas

CS:GO é um jogo competitivo e é sem dúvidas o mais leve de nossa bateria, os 355.91 FPS de média só reforçam sua leveza e foco em competitividade e não em visuais, assim como garantem o segundo Roda Super Liso para a GTX 1080 Ti.

Rainbow Six Siege
Rainbow Six Siege

Ultra

Rainbow Six Siege chega pela primeira vez no nosso Roda Liso, ele também é um jogo competitivo, porém com visuais muito melhores do que o CS:GO, por exemplo. Claro que estes visuais fazem com que sua performance não seja a melhor possível, mas ainda sim é leve o suficiente para quase qualquer computador. Com a 1080 Ti, obtivemos 215.83 FPS, uma média que sem dúvidas garante o selo de Roda Super Liso.

Far Cry New Dawn
Far Cry New Dawn

Ultra

Aparecendo também pela primeira vez nos nossos testes, Far Cry New Dawn é exatamente o oposto do Rainbow Six Siege, ele tem visuais lindos e é muito mais pesado, desviando bastante da ideia competitiva. Em sua ferramenta de benchmark em conjunto com a 1080 Ti, a nossa média ficou com 86.33 FPS, ainda sim garantindo o selo de Roda Liso com bastante folga.

For Honor
For Honor

Extreme

Com sua boa otimização e ferramenta de Benchmark muito consistente, era de se esperar que a 1080 Ti tivesse um ótimo rendimento, e põe ótimo nisso. 158.74 FPS? Ignorância define essa placa, mais um Roda Super Liso pra ela.


Anthem
Anthem

Configurações máximas

Anthem foi o que me surpreendeu nos testes com a média de 111.7 FPS, houveram vários patches desde o último teste, e pelo jeito eles realmente fizeram toda a diferença e assim temos outro Roda Super Liso.

GTA V
GTA V

Very High, Grass normal, MSAA x4

GTA V como sempre deixando nossos resultados lá embaixo, neste jogo a 1080 Ti conseguiu a média de 97.19 FPS, sendo o segundo jogo com o resultado mais baixo aqui no nosso quadro, mas ainda sim garantindo um selo de Roda Liso para a placa.

Battlefield V
Battlefield V

Configurações máximas

Ainda não cansei de dizer o quão bonito esse jogo é, ainda mais quando temos um painel com mais de 60Hz e UltraWide. Aí pegamos este monitor, e combinamos com a GTX 1080 Ti para nos dar 119.56 FPS e a vida fica zerada. Quantos Roda Super Liso ela já ganhou eu me perdi, mas aqui vai mais um.

Forza Horizon 4
Forza Horizon 4

Configurações máximas, MSAA x2

109.6 FPS não era a média que eu esperava ver no Forza Horizon 4, para ser honesto. Achei que a placa ia render mais que isso, mas ainda sim é uma marca excelente e dá para jogar com tudo no Ultra/Extreme sem precisar se preocupar com nada. A 1080 Ti Roda Super Liso FH4.

The Division
The Division

Ultra

Não esperava ver 126.56 FPS no The Division, mas foi este o nosso resultado após rodar o Benchmark do jogo algumas vezes. Roda Super Liso também!

Heaven Benchmark
Heaven Benchmark

Ultra, Tesselation Normal, AA x8

Com 161.5 FPS, a 1080 Ti obliterou o nosso primeiro Benchmark, tendo quase 100% a mais de performance que a nossa antiga campeã, a GTX 1660 Ti Asus ROG Strix. Obviamente, a 1080 Ti Roda Super Liso o Heaven Benchmark.

3DMark Time Spy
3DMark Time Spy

1080p, Filtro Anisotrópico

Estreando nosso novo Benchmark, o Time Spy da 3DMark é um dos - se não o mais - exigentes benchmarks que temos disponível no mercado. Os resultados do Time Spy são em pontuação gráfica e não em FPS, então não temos nenhum selo aqui também. A 1080 Ti conseguiu 14.421 pontos, uma ótima marca e que você poderá começar a comparar conforme os próximos Roda Liso forem saindo.

Blender BMW
Blender BMW

Configurações padrão

O nosso render no Blender teve seu menor tempo já registrado aqui no site com está placa de vídeo alcançando a marca de 00:54;30, antes disso o nosso melhor "combatente" era o i9 9900K com um pouco mais de 55 segundos.

Menção Honrosa - PUBG

Como sempre, jogamos uma partida no PUBG e fizemos a média desta partida, o mapa foi Miramar e nossa média foi de 131 FPS com tudo no Ultra e em Full HD, uma experiência de jogo excelente.

Lembrando que não há selo neste jogo por falta de ferramentas para Benchmark e invalidação dos outros testes a cada atualização que o jogo recebe.

Veredito

A GTX 1080 Ti era extremamente poderosa quando foi lançada com performance muito acima dos padrões da época, essa performance era tão forte que até hoje - 2 anos depois - ela continua sendo ridiculamente forte e rodando todos e quaisquer títulos que você queira jogar.

Jogo/app FPS SELO
Apex Legends 145 FPS Roda Super Liso
Assassin's Creed Origins 80 FPS Roda Liso
Counter Strike: Global Offensive 355.91 FPS Roda Super Liso
Rainbow Six Siege 215.83 FPS Roda Super Liso
Far Cry New Dawn 86.33 FPS Roda Liso
For Honor 158.74 FPS Roda Super Liso
Anthem 111.7 FPS Roda Super Liso
Grand Theft Auto V 97.19 FPS Roda Liso
Battlefield V 119.56 FPS Roda Super Liso
Forza Horizon 4 109.6 FPS Roda Super Liso
The Division 126.56 FPS Roda Super Liso
Heaven Benchmark 161.5 FPS Roda Super Liso
Time Spy 14.421 pontos
Blender BMW 00:54;30

O ponto negativo dela nem é mais seu preço, já que muitos exemplares anunciados estão abaixo dos 3000 R$, a real dificuldade é achar uma para comprar que seja de boa procedência, afinal, nenhuma loja tem uma 1080 Ti 0km mais para venda.

Ela Roda Super Liso!

Roda Super Liso
Roda Super Liso
  • Cores / Cuda: 3584
  • Processo de fabricação: 16 nm
  • Clock Base: 1582 Mhz
  • Memória: 11GB GDDR5X
  • Clock de Memória Efetivo: 11000 Mhz
  • TDP (Watts): 250W

Nvidia GTX 1080Ti Founders Edition - Veja aqui a ficha técnica completa

Caso você encontre um exemplar com boa procedência, com um preço decente e você tenha fonte e computador o suficiente pra tirar proveito completo da placa, vá sem medo, afinal não é qualquer placa que consegue a marca de Roda Liso em todos os jogos aqui da nossa bateria de testes.

Nvidia GTX 1080 Ti Founders Edition
Nvidia GTX 1080 Ti Founders Edition

Gostou deste Roda Liso? Tem indicações para a próxima placa de vídeo que querem ver testada? Tem ideias de outros jogos? Deixe seu comentário abaixo, que iremos ler e ver se conseguimos testar o que vocês pedirem.