Não faz muito tempo que o PCI-Express (ou PCIe) 5.0 foi finalizado e os desenvolvedores da tecnologia já estão revelando detalhes sobre a próxima geração da tecnologia. A nova conexão será capaz de entregar até 256GB em 16 pistas (duas vezes mais veloz que a versão 5) de acordo com o PCI Special Interest Group (PCI-SIG). Além disso, se comparar com o PCI Express 4.0, que terá peças no mês que vem com a tecnologia, a velocidade da versão 6.0 chega a ser quatro vezes maior.

A equipe do PCI-SIG pretende alcançar esse patamar de velocidade utilizando a tecnologia Pulse Amplitude Modulation que proporciona um transporte duas vezes maior do que os métodos atuais sem a necessidade de duplicar a largura de banda de transmissão e utilizar-se de frequências ridiculamente altas.

Segundo os desenvolvedores, o novo formato terá retrocompatibilidade com as versões anteriores para não inutilizar as peças que os usuários já possuem e as pessoas não serem obrigadas a desembolsar dinheiro de imediato.

Imagem ilustrativa da  nova geração PCIe
Imagem ilustrativa da nova geração PCIe

Contudo, não espere que irá ter a chance de utilizar a tecnologia tão cedo. De acordo com o PCI-SIG, a previsão para finalizar o projeto é até o ano de 2021 e após isso ainda exigirá um ou dois anos para que as peças de computadores utilizem tal tecnologia.

Entretanto, a espera valerá a pena pois o PCI-Express 6.0 poderá ser muito útil para aceleração de IA (inteligência artificial), SSDs, memórias não voláteis e outras atividades que dependem de uma grande transferência de dados. Isso irá colaborar para um maior desenvolvimento de pesquisas na área de tecnologia para diversas aplicações aumentando mais ainda a evolução e inovação.