Com o lançamento do Motospeed K96 que usa switches ópticos da LK que ajuda a eliminar vários antigos problemas encontrados em switches mecânicos convencionais, ficamos curiosos para ver o que a competição usaria e quais seriam as próximas marcas a aderir a este tipo de switch.

A Alfawise me deixou surpreso ao lançar o seu novo teclado, o Alfawise V3/K1, com switches mecânicos ópticos, o que nos deixa na dúvida é em relação a durabilidade destes switches já que a marca que produz eles não é especificada no site, aliás há um grande problema com o anúncio do site da Alfawise, o link que redireciona para a compra do teclado leva o usuário a um teclado que de parecido só tem o visual.

Alfawise V3/K1:

Note as bordas do teclado cromadas assim como a tecla de iluminação é em um local diferente
Note as bordas do teclado cromadas assim como a tecla de iluminação é em um local diferente

 Se você comparar a foto acima com as fotos deste review, você perceberá que há 3 diferenças visuais:

  1. No Alfawise K1 que usa switches ópticos, o chanfro da parte superior é cromado dando um pequeno destaque a placa superior do teclado.
  2. O logo da alfawise é impresso/colado em cima da placa superior ao invés de ter um pedaço colado.
  3. Algumas funções extras do teclado estão posicionadas diferentemente do teclado que é vendido e que recebemos para review.

Então é clara que há no MÍNIMO uma confusão de teclados e que possivelmente há má intenção por parte da Alfawise ou da GearBest.

Quero deixar CLARO que o teclado que recebemos e faremos review NÃO É O ALFAWISE K1 e que não sabemos qual o real modelo que é vendido pela loja.

A partir daqui seguirei o review do produto que recebi para mostrar o que realmente é vendido na loja e para alertar quem pensava em comprar o produto, não vou recomendá-lo até todas as informações verdadeiras sejam postas tanto no anúncio quanto no site.

Construção Externa e Design

Seu design é bem simples e cai em linha com o que já estamos acostumados a ver com outras marcas, teclas flutuantes com uma base que tem textura de metal, não, pera, ela É de metal. Obrigado Alfawise! Neste caso a marca realmente usou uma plate de metal ao invés de um plástico que imita o mesmo e ela dá um charme a mais para o teclado.

Placa de alumínio
Placa de alumínio

Outro aspecto interessante é a finura da case do teclado, fazendo com que ele seja bem compacto em cima de sua mesa ainda mais com o Layout TKL. Além disso, ele também é muito leve, a placa de metal exposta não adiciona muito peso ao teclado tornando-o uma boa opção para levar para a Lan caso você goste de fazer corujões com seus amigos.

Espessura é pequena
Espessura é pequena

A única logo da marca se encontra logo em cima das setas e somente ali, não há NENHUMA outra marcação no teclado, nem em sua parte traseira. Um aspecto ruim disso é que é basicamente impossível saber o nome do teclado sem que você conheça o mesmo, então deixo essa dica para a marca, coloque ao menos o nome do teclado em algum lugar para a identificação do mesmo, isso ajuda até nas procuras pelo produto.

Logo acima das setas
Logo acima das setas

Já no lado debaixo encontramos 5 pads emborrachadas que garantem a fixação do teclado na mesa, essas pads também estão presentes nos apoios do teclado e isso é muito bom, não sei como algumas marcas se esquecem disso nos dias de hoje. Como falei antes, não há marcações sobre o modelo do teclado por aqui, sem Serial Number ou qualquer tipo de identificação.

Parte Inferior do teclado
Parte Inferior do teclado

Olhando pelo lado de fora não há muito do que reclamar no teclado, keycaps alinhadas, design simples mas muito funcional, nada de exageros em marketing ou design agressivo forçando o nome "Gaming", a única coisa que eu posso dizer é que uma identificação externa do teclado cairia bem a ele, pode inclusive ser no adesivo em sua parte inferior.

Keycaps estão alinhadas
Keycaps estão alinhadas

O seu cabo tem cerca de 1.8m de comprimento e é enrolado em Nylon. Além disso, ele é grosso, mas felizmente não muito rígido, sendo fácil mudar ele de posição, outra coisa é que ele não é removível, mas eu também não esperava que fosse, considerando a faixa de preço em que o teclado se encontra.

Cabo do teclado
Cabo do teclado

Keycaps

As keycaps são.....feias, e põe feio nisso. A keycap da letra A mais parece um F1 do que a própria letra, o D parece que não foi feito corretamente, os números foram deixados como teclas secundárias (?????) e o 6 tem EXATAMENTE o mesmo design que o G, ou o contrário? Enfim, o que diabos aconteceu por aqui eu não sei dizer, mas por favor comecem a usar as keycaps da Havit, especialmente as encontradas no Havit KB-432L e larguem de mão dessas coisas horrendas.

A ou F1?
A ou F1?

Pelo menos elas são feitas em Double-shot, mesmo que seja um dos mais baratos que encontrei até hoje é melhor do que keycaps com recorte a Laser, outra coisa é que o encaixe da keycap é bem reforçado garantindo que ela não quebre facilmente com o uso prolongado como acontece nos teclados da Logitech.

Encaixe da keycap é reforçado
Encaixe da keycap é reforçado

Acho que o único elogio que posso dar para as keycaps é o seu reforço no encaixe, de resto elas são muito má projetadas e creio que o teclado mereça keycaps melhores. O plástico transluscente delas é tão grosso que não deixa luz passar direito e isso faz parecer que os LEDs do teclado são ruins, quando são as keycaps as culpadas, junte isso a fonte(s) horrível(is) e você tem um conjunto muito ruim onde sua única qualidade é a durabilidade.

G ou 6? 6 ou G?
G ou 6? 6 ou G?

Switches

Depois de receber vários teclados com switches Outemu, uma das primeiras coisas que olho ao começar a fazer um review de um teclado é se as keycaps estão bem estabilizadas dentro de seu encaixe e se caso eu tente deixá-las tortas elas voltem a sua posição original.

Felizmente, este é o caso dos switches da Jixian, as teclas ficam todas bem alinhadas e se caso você puxe alguma em sua lateral a mesma volta para a posição correta na hora.

Switch Jixian
Switch Jixian

O switch que recebemos para review é na cor azul e claramente tenta imitar o Cherry MX Blue com switches clicky e com o bump, porém há 2 grandes diferenças entre estes switches aqui e os da Cherry na hora de digitar.

  1 - A força de ativação destes switches é bem maior que os da Cherry, percebo isso facilmente enquanto digito e principalmente quando começo a digitar rápido.

  2 - Há variação perceptível de força de ativação entre switches quando você pressiona 2 teclas distintas ao mesmo tempo, porém durante a digitação tenho que admitir que é pouco perceptível.

No review do Redragon Dark Avenger eu reclamei que o switch blue da Outemu era extremamente barulhento e que chegava a incomodar não só a mim mas como alguns colegas também, neste switch aqui a história não é muito diferente, principalmente nas teclas que possuem estabilização como o Backspace, muitas vezes parece que estou batendo no teclado com as mãos de tanto barulho que os switches combinados as keycaps fazem. Caso você goste de muito barulho e não se importe de ser xingado no Discord por digitar durante uma call, você sem dúvidas irá gostar destes switches.

Sobre a durabilidade é difícil falar, a Jixian não é uma marca muito conhecida e não consigo achar nenhuma informação sobre a marca e nem sobre o switch, o que vejo é um switch inconsistente no feel mas que na verdade aparenta ser um pouco melhor que os Outemus que ando vendo em alguns teclados. É bom? Não, mas talvez ele quebre o galho.

Construção Interna

Para abrir o teclado é bem simples, basta remover as keycaps e os parafusos que estão localizados em sua parte superior, o processo não demora mais do que 10 minutos.

Ao abrir, tive uma pequena surpresa, eu esperava ver uma PCB meio suja com soldas ruinzinhas e que talvez teria problemas logo mas isso não foi o que encontrei.

A PCB está longe de limpa, isso não vou discordar, mas que as soldas estão boas o suficiente e que não há nenhum lugar onde falta solda é animador, principalmente nesta faixa de preço.

As marcações poderiam estar melhores, por exemplo, mostrando o respectivo caractere, mas não que isso afete o funcionamento ou durabilidade do teclado.

Os LEDs são do tipo SMD 3528 e sua controladora é da Sino Wealth modelo SH68F90U, não consegui achar essa controladora no site da empresa, creio que a mais parecida/equivalente seja a SH68P090H, deixei o link da página da empresa e da controladora aqui embaixo.

>> Sino Wealth

>> SH68P090H

O switches como já mencionado antes no review não tem nada de ópticos, são switches mecânicos comuns e que não mostram nenhuma qualidade além do fato de estarem bem alinhados.

Funcionalidades Extras

No tempo em que usei este teclado eu pude notar somente uma função realmente extra que é a "Gaming Mode", se apertar FN + DEL ele irá circular entre 4 modos diferentes de iluminação para realçar as teclas, são basicamente os modos FPS ou MOBA que vocês encontram dentro de softwares como o Razer Synapse e o Corsair iCUE.

Outras funções são as multimídia que são encontradas em quase todos os teclados hoje em dia, elas estão presentes junto as teclas de função.

FN + DEL muda o esquema de cores
FN + DEL muda o esquema de cores

Iluminação

Seus LEDs não são RGB, há 6 cores diferentes no teclado, 1 cor por linha e não é possível mudar a cor do mesmo, somente os efeitos. Este tipo de coisa é feito para economizar no custo de produção e eu entendo isso perfeitamente, o modelo de LED é SMD 3528.

LEDs SMD 3528
LEDs SMD 3528

A iluminação é extremamente fraca, é quase que uma coisa complementar só para dizer que tem no teclado. Lembra que antes elogiei as keycaps por terem suas funções secundárias iluminadas? Então, a iluminação aqui é tão fraca que somente os caracteres primários das keycaps são iluminados e até dá a impressão que os secundários não são, lembrem-se que isso é culpa das keycaps e não dos LEDs do teclado.

Keycap do Phantom Elite na direita enquanto que as outras são as originais do teclado
Keycap do Phantom Elite na direita enquanto que as outras são as originais do teclado

Há cerca de 10 efeitos no teclado, eu desisti de contar o número exato pois alguns se repetem caso você fique trocando de efeitos e isso me parece ser feito para dar a impressão de ter mais efeitos do que realmente tem. É possível personalizar alguns efeitos podendo reduzir e aumentar a velocidade assim como o brilho, mas só. Para fazer estas alterações basta pressionar a tecla FN junto as setas, caso você queira mudar o efeito em sí, pressione FN + Scroll Lock. Sim, eu sei que tem um símbolo de iluminação no Home, mas isso se dá por algum erro de impressão de keycap, creio eu.

A keycap acima do Enter nem parece que é iluminada
A keycap acima do Enter nem parece que é iluminada

Resumindo, a iluminação não é um ponto forte do teclado, mas considerando que ele custa somente R$ 120 até que faço um desconto, porém ainda friso que se você dá muito importância a isso, talvez reconsidere.

Intensidade fraca, a linha QWERTY quase não tem iluminação.
Intensidade fraca, a linha QWERTY quase não tem iluminação.

Software

Este teclado não possui Software, todas as suas funções são controladas diretamente no teclado por comandos usando a tecla FN junto as funções secundárias que vocês podem ver diretamente nas keycaps.

Veredito

Vamos começar as palavras finais lembrando que este teclado custa somente R$ 120 e que você pode encontrá-lo na GearBest e comprar por lá, ele vai demorar cerca de 30 dias para chegar, mas você não terá de pagar imposto sobre ele já que é bem abaixo dos 50USD.

Também lembro que não há nenhuma informação online concreta sobre este teclado e não vou dar uma nota final para o teclado até que todas as informações sejam esclarecidas tanto pela Alfawise quanto pela GearBest.

Sem procedência de componentes, sem testes, sem informações concretas eu não consigo dizer para comprar este teclado, eu só tive ele por algumas semanas e até então está tudo certo, porém eu faço reviews e avalio todos pensando em mais de 2 anos de uso e não posso lhes garantir que ele passará neste teste, talvez só daqui há 2 anos eu consiga.

Nota? Nula, só haverá nota no momento que houver informações concretas e uma boa explicação das 2 empresas.

Alfawise V3
Alfawise V3(?)